Como abrir uma loja de roupas e vender muito mais

11 minutos de leitura
Pessoa tirando foto de roupa com o celular
Navegue pelo conteúdo

Quer saber como abrir uma loja de roupas para fazer uma grana extra ou até mesmo investir em um novo negócio? Essa é uma escolha muito promissora.

O ramo do vestuário sempre ofereceu muitas possibilidades de lucro, seja como única fonte de renda ou como renda extra. Com a expansão a passos largos do e-commerce, o cenário se torna ainda mais favorável.

Para quem é MEI (microempreendedor individual) ou planeja ser, ganhar dinheiro vendendo roupas pode ser a oportunidade perfeita.

Pensando nisso, elaboramos um texto explicando tudo o que você precisa saber para ter sucesso no ramo da moda e vestuário.

Ao longo desse artigo, você vai descobrir como ter um CNPJ para loja de roupas, como criar conteúdo para suas redes sociais, inspiração de pequenos negócios, dicas de como tirar fotos e muito mais!

Vem com a gente! 💙

Por que aprender como abrir uma loja de roupas?

Abrir uma loja de roupas é um negócio bastante promissor para quem deseja começar a empreender.

Considere que esse é um verdadeiro mar de oportunidades, já que você pode focar nos mais variados nichos: masculino, feminino, infantil, fitness, esportivo, moda íntima, moda praia e por aí vai.

A estimativa para 2022 era de uma expansão de 1,1% no segmento em relação a 2021, com faturamento de R$ 208 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

E o cenário de otimismo se mantém. Apenas no Rio de Janeiro, a previsão para a moda em 2023 é de um crescimento de 5,6%, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Quem deseja focar em um nicho mais segmentado pode investir na moda plus size, por exemplo, que cresce 10% ao ano e representa 25% do setor de vestuário no Brasil.

Outro subnicho que pode ser uma boa aposta é o de brechós e fast fashion, uma vez que os consumidores têm sentido o impacto inflacionário sobre os preços das roupas e têm optado por comprar roupas usadas.

No primeiro semestre de 2022, o setor teve alta de 30%. Então, agora que você já tem uma ideia de como é o mercado, vamos ver quais são as vantagens de investir no mercado de roupas?

Ter um negócio próprio

Para abrir o próprio negócio, não é necessário ter inúmeros funcionários e uma grande equipe.

Você pode começar por conta própria e ter a satisfação de construir algo, de não precisar trabalhar para outras pessoas.

É você quem estabelece como deseja trabalhar e pode escolher um nicho com o qual tenha afinidade. Se você ama moda, com certeza você sentirá realização fazendo algo de que gosta.

Leia também: Que tal aprender como montar um brechó?

Variedade para escolha de produtos

Se você quer saber como abrir uma loja de roupas, não faltam no mercado alternativas e diferentes estilos para que você escolha com qual deseja trabalhar.

Há muitos fornecedores confiáveis no Brasil e em outros países, como os EUA e até mesmo a China.

Trabalhar de qualquer lugar

Outra vantagem é que não existem barreiras geográficas para que você venda roupas.  Por exemplo, se você adotar o modelo de dropshipping, não precisará sequer se preocupar com o estoque da loja virtual, pois é o fornecedor que faz a entrega.

Se você optar por ter uma loja física, também não importa onde você mora — em qualquer lugar do país há pessoas interessadas em comprar roupas.

Prefere uma loja de roupas física? Veja como decorar seu espaço!

Baixo investimento

Montar um negócio de roupas não é algo que demanda um alto investimento. Com pouco capital inicial, é possível começar a empreender, seja para comprar as peças ou para dar início à sua estrutura online de vendas.

Assim, à medida que sua empresa cresce, você pode reinvestir os ganhos.

Dá até para vender porta a porta. Veja como funciona!

MEI pode abrir uma loja de roupas?

A resposta é sim: você pode ter uma loja de vestuários se for microempreendedor individual.

Caso ainda não saiba o que é um MEI, trata-se de um pequeno empresário que pode ter faturamento máximo de R$ 81 mil por ano (podendo ver esse limite aumentado em 2023), com condições simplificadas de pagamento de impostos.

Entenda as mudanças que vêm por aí no MEI.

Ao abrir a sua empresa nesse formato, você precisará definir sua atividade, informando o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Esse código registra quais atividades a empresa exerce e é indispensável para conseguir o CNPJ.

No caso de uma loja de roupas, é o CNAE 4781-4/00Comerciante De Artigos Do Vestuário e Acessórios.

O que está esperando? Veja como abrir uma empresa MEI agora.

Tudo sobre CNPJ de vestuário para abrir sua loja

Se você está procurando entender como abrir uma loja de roupas e busca se formalizar, a nossa recomendação é que você abra uma MEI.

Hoje, são mais de 14 milhões de microempreendedores individuais no país, e esse número não para de crescer. Mas por que nossa recomendação é abrir uma MEI para loja de roupas?

Como microempreendedor individual, você tem acesso aos benefícios do INSS, como salário maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

E as vantagens de ter CNPJ MEI não param por aí. Veja mais algumas:

Além das vantagens citadas acima, algumas serão ainda mais especiais para sua loja de roupas.

  • Comprar roupas com desconto para revender: ao formalizar o seu negócio, você consegue realizar compras com descontos, incluindo a compra de roupas para revenda, no atacado ou varejo;
  • Emitir notas fiscais: com certeza seus clientes vão te pedir por nota fiscal, e sendo MEI você consegue fazer isso gratuitamente e com bastante facilidade;
  • Alternativas de meios de pagamento: chega de aceitar somente dinheiro ou pedir para transferirem para o sua conta pessoal, com CNPJ você pode solicitar um cartão de crédito e uma maquininha de cartão.

Abertura de MEI para loja de roupas

Está se perguntando como abrir uma loja de roupas e ter um CNPJ? Abrir sua MEI é tão fácil que parece até mentira, mas não é!

Você sabia que pode abrir sua MEI em menos de 5 minutos e sentado no sofá? Isso mesmo!

Importante falar que você não paga nenhuma taxa para conseguir seu CNPJ MEI. A abertura de MEI é gratuita!

Para abrir MEI de graça, basta baixar o aplicativo MEI Fácil ou acessar o site do Governo – Empresas & Negócios para realizar seu cadastro.

Com a MEI Fácil por Neon, você ainda tem acesso a serviços extras que fazem toda a diferença para o sucesso do negócio.

Este é o passo a passo para começar:

  1. Baixe o aplicativo MEI Fácil por Neon;
  2. Insira seus dados pessoais;
  3. Insira os dados do negócio;
  4. Informe o endereço de onde será a MEI;
  5. Faça a verificação final (digite o número do recibo da sua declaração do Imposto de Renda ou o número do título de eleitor).
Banner com CTA para abrir a conta MEI Fácil por Neon

Alteração do CNPJ MEI para vender roupas

Caso você já atue como microempreendedor individual e deseje começar a vender roupas, não se preocupe! O procedimento para alterar os dados da sua MEI é simples.

É possível ter até 16 atividades diferentes cadastradas no mesmo CNPJ MEI. Ou seja, você pode continuar com suas ocupações atuais enquanto investe em um novo negócio no ramo do vestuário. Nesse caso você terá um CNAE principal e outros secundários.

Para alterar os dados do seu CNPJ gratuitamente, basta entrar no site do Governo – Empresas & Negócios. Caso queira um atendimento diferenciado, nós oferecemos o serviço de Contabilidade MEI por um custo anual baixíssimo!

Saiba como fazer a alteração de dados cadastrais da empresa MEI.

9 dicas de como abrir uma loja de roupas e vender muito mais

Se você quer ser lojista, revendedor ou sacoleiro, saiba que terá um longo caminho pela frente.

Mas, agora que você conhece as vantagens de formalizar o seu negócio como MEI, descubra como abrir sua loja de roupas e conte com nossas dicas para alcançar o sucesso que deseja.

Para aquecer o assunto, assista ao vídeo e veja como montar uma loja de roupas sendo Microempreendedor Individual:

Estas são as dicas que você vai conferir em detalhes abaixo:

  1. Conheça bem o seu público-alvo;
  2. Saiba quem são seus concorrentes;
  3. Escolha bem seus fornecedores;
  4. Saiba como colocar preço em roupas;
  5. Crie uma loja de roupas no Instagram;
  6. Esteja no TikTok;
  7. Tenha um atendimento diferenciado;
  8. Ofereça diferentes formas de pagamento;
  9. Capriche nas fotos e nos conteúdos.

1.  Conheça bem o seu público-alvo

Antes de começar a vender roupas, descubra quem é o seu cliente e conheça o público-alvo que você deseja atingir. Para quem você quer vender?

Pense com o que você realmente gostaria de trabalhar e que tipo de identidade estará presente em seus produtos.

  • Como abrir uma loja de roupas femininas, masculinas ou infantis? Avalie qual setor é mais rentável ou combina mais com o seu perfil;
  • Vale a pena investir em setores mais específicos, como o alternativo ou o plus size?
  • Qual é a faixa etária do seu público? Esse público compra mais online ou em lojas físicas?
  • Seu empreendedorismo terá alguma causa, como empreendedorismo sustentável ou uma linha especial para a comunidade LGBTQIA+?

Conhecer seu público-alvo também te ajudará a desenvolver estratégias de divulgação muito mais assertivas.

A loja El Gato sabe que seu público nasceu nos anos 90 e 2000, e abusa dessa informação para gerar conteúdo com referência dessas décadas.

Veja alguns exemplos:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por El Gato Store | Do P ao XG (@lojaelgato)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por El Gato Store | Do P ao XG (@lojaelgato)

2. Saiba quem são seus concorrentes

Você também precisará fazer uma análise de concorrência. Ao escolher o segmento em que irá atuar, o estilo de roupa, os fornecedores, será preciso também avaliar se existem pessoas na mesma região vendendo um produto similar ao seu.

Se você escolheu abrir uma loja online de roupas, terá que evidenciar ainda mais os seus diferenciais, já que o alcance do e-commerce não se limita a uma região específica.

Conhecer a sua posição no mercado em relação ao concorrente é essencial, para potencializar suas forças e superar qualquer desafio.

Para avaliar o risco e as oportunidades existentes em cada novo projeto, faça um Mapa de Oportunidades para o seu negócio.

3. Escolha bem os seus fornecedores

Após descobrir como vender roupas e finalmente dar início ao seu empreendimento MEI, será necessário escolher os seus fornecedores.

Seja comprando por atacado para revender ou realizando parcerias com confecções de costura, é importante fazer essa busca com atenção e cuidado. Leve sempre em conta se o produto realmente condiz com a identidade de seu público.

Apesar do “preço por atacado” ser muito atraente, tenha cautela para não comprar estoque em excesso.

Além disso, algumas tendências da moda também exigem cuidado. Por ser um segmento no qual as mudanças ocorrem de forma rápida, é comum que os vendedores invistam excessivamente em tendências passageiras.

Ambas as situações podem fazer com que muitas peças fiquem paradas em seu estoque. A mesma dica vale para produtos temáticos ou sazonais, como roupas brancas para Ano Novo ou Moda Praia.

Uma saída para evitar este tipo de situação é buscar por fornecedores que ofereçam vendas por consignação.

Não sabe onde comprar roupas para revender em São Paulo, por exemplo? Confira uma lista de locais para comprar com desconto do CNPJ MEI:

  • Brás, com foco no Mega Polo, rua Silva Teles, rua Miller e rua Casemiro de Abreu;
  • Bom Retiro, com foco nas ruas: Ribeiro de Lima, Aimorés, Prof. Césare Lombroso, Silva Pinto, Italianos e Carmo Cintra.

Comprar roupas para revender em outros estados e cidades:

  • Região do Saara, no Rio de Janeiro;
  • Cidade de Brusque, em Santa Catarina;
  • Rua 44, em Goiânia;
  • Cidade de Cianorte, no Paraná;
  • Bairro do Barro Preto, em Belo Horizonte;
  • Feira da Madrugada, em Fortaleza;
  • Polo de Confecções de Pernambuco (cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe).

Leia também: Aprenda o que vender na rua e como fazer isso

4. Saiba como colocar preço em roupas

Como abrir uma loja de roupas sem saber precificar? Um dos passos mais importantes é saber como colocar preço no vestuário. Um planejamento essencial para qualquer empreendimento, você já deve imaginar.

Uma vez que você consegue precificar seus produtos, o controle dos custos se torna mais fácil e as chances de sair no prejuízo, após uma venda, diminuem.

Você precisará levar em consideração três fatores: custos do seu produto, o quanto o seu cliente está disposto a pagar e o valor da concorrência.

Por isso, é importante que você conheça seu público e faça uma análise de concorrência antes dessa etapa!

Confira aqui um vídeo de como colocar preço nos produtos:

5. Crie uma loja de roupas no Instagram

Você já pensou em vender roupa pelo Instagram? Criar a sua loja no Instagram é abrir o negócio para um mar de oportunidades.

Sua loja de roupas ganhará mais visibilidade, você poderá manter um relacionamento próximo com clientes, fornecedores, marcas, além de ficar por dentro das tendências do mercado.

A dica é aproveitar todos os formatos que o Instagram oferece: publicação no feed, stories e reels. Assim, você consegue se destacar. Você também pode fazer promoções especiais para quem estiver nos seus melhores amigos. Sabia?

A loja Uh Lalah faz sorteios para quem está nos melhores amigos e comenta as fotos – uma chance de ganhar mais público e engajamento nas suas postagens.

Outra estratégia usada pela Uh Lalah é o provador, onde a dona da loja, Larissa, prova as peças de roupa e mostra opções de looks para seus clientes se inspirarem!

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Loja Uh Lalah (@lojauhlalah)

6. Esteja no TikTok

Como abrir uma loja de roupas exige uma divulgação visual, não deixe de apostar no TikTok.

Principalmente se seu público-alvo é a Geração Z (nascidos a partir de 1995), você precisa estar no TikTok. Afinal, 69% das pessoas que estão nessa rede social têm até 24 anos.

Segundo um relatório divulgado pelo TikTok, 42% dos usuários dizem descobrir novas coisas por lá. E quem sabe a próxima descoberta não seja o seu pequeno negócio?

A loja Dona Divva está no TikTok e já tem mais de 45K de seguidores (até o momento em que esse artigo está sendo escrito).

Uma dica é você mostrar os bastidores da sua loja, como é o processo de separação e embalagem dos produtos, contar curiosidades sobre a marca, e muito mais!

Assim, você aproxima seu futuro consumidor de você! Por exemplo, há alguma coisa especial que sua loja tem? Você personaliza aromas na hora de montar os pacotes? Oferece brindes personalizados?

Se sim, é muito legal que você mostre isso no seu TikTok.

@donadivvanova coleção @donadivva♬ som original – Loja de roupa feminina

7. Tenha um atendimento diferenciado

Você sabia que oferecer um bom atendimento ao cliente pode ser a chave para o sucesso do seu negócio?

De acordo com pesquisas, 61% dos consumidores dizem que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. E 56% dos clientes deixariam de comprar de uma empresa caso tivessem uma experiência ruim no atendimento.

Algumas dicas para ter um bom atendimento:

Saiba também como acertar na estratégia para fidelizar seus clientes.

8. Ofereça diferentes formas de pagamento

Dificilmente todo o seu público vai usar a mesma forma de pagamento na sua loja, por isso, você precisa estar preparado. Comece abrindo uma conta jurídica, o que é um indicativo de profissionalismo.

A conta PJ permite separar seu dinheiro pessoal dos recursos da empresa — e para mostrar mais credibilidade aos seus clientes.

A conta digital MEI Fácil por Neon, por exemplo, é gratuita e oferece diversos benefícios. Com ela, dá para ter o Pix como forma de pagamento e aqui você pode até oferecer uma porcentagem de desconto para quem usar esse método!

O importante é você oferecer diferentes formas de pagamento, e sempre cobrar dos clientes que estão te devendo. Afinal, você precisa garantir o lucro da sua marca, não é mesmo?

Aqui tem dicas extras para não levar calote dos clientes.

9. Capriche nas fotos e nos conteúdos

As fotos fazem toda a diferença na hora de divulgar os seus produtos no seu e-commerce ou nas redes sociais.

Veja aqui o passo a passo de como tirar fotos de produtos para vender.

Algumas dicas simples podem transformar suas fotos são bem úteis. Uma delas é padronizar o cenário (ambiente) onde você tira as fotos. Por exemplo, você pode sempre tirar a foto na frente de um fundo branco ou da logo da sua loja.

Também não esqueça de ter uma boa iluminação.

E você não precisa investir em luzes nesse momento. Tire fotos de dia e no ambiente mais claro da sua loja que já vai conseguir ver grande diferença no resultado.

Ser bastante criativo é essencial também! Não tem manequim para colocar as roupas? Tira as fotos com as peças nos cabides ou coloque as roupas sobre algum lençol no chão.

Ah, e você sempre pode ser empreendedor e modelo ao mesmo tempo! Além disso, pode montar looks completos na hora de tirar fotos.

Assim você já oferece uma opção para quem estiver vendo, e quem sabe o cliente não leva o look todo? E não faça fotos apenas focando nos produtos que estão sendo vendidos. Crie conteúdo para sua loja de roupas!

Ofereça dicas de moda, compartilhe as tendências do momento, mostre que você conhece bastante desse tema e que seus clientes podem confiar na sua loja.

Conheça as melhores estratégias de marketing para uma empresa MEI.

Abra uma loja de roupas de sucesso!

Afinal, como abrir uma loja de roupas e ter bons retornos financeiros? Todas as dicas para alavancar o seu negócio e ter muito sucesso estão com você!

Embarque nesta jornada e conheça o melhor que o ramo do vestuário tem a oferecer para o empreendedor.

Aproveite para ler nosso conteúdo sobre como vender lingerie sendo MEI.

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler