Como oferecer um bom atendimento ao cliente na sua MEI?

6 minutos de leitura
atendimento ao cliente
Navegue pelo conteúdo

Seja em um primeiro contato ou no suporte pós-venda, um bom atendimento ao cliente é essencial para qualquer empresa que busque o sucesso nos negócios.

Oferecer um atendimento com qualidade não aumenta apenas as chances de conquistar novos clientes, mas também possibilita à empresa vender mais para os mesmos consumidores, ou seja, cultivar a fidelização de clientes. Uma oportunidade cobiçada por todos.

E você, microempreendedor, não quer ficar de fora dessa, não é mesmo?

Separamos tudo o que você precisa saber para oferecer um bom atendimento ao cliente na sua MEI e colocar os negócios para decolar! Vem com a gente.

Como oferecer um bom atendimento ao cliente na sua MEI?

Produzimos um conteúdo que irá te ajudar a entender os principais pontos que envolvem o atendimento de qualidade ao cliente e como começar a construir ou melhorar o seu agora mesmo. Confira abaixo.

O que é um serviço de atendimento ao cliente?

O serviço de atendimento ao cliente é um recurso utilizado pelas empresas com o objetivo de realizar pontos de contato entre a marca e seus clientes.

Esse processo não só pode como é aconselhado que ocorra durante toda a jornada do cliente, ou seja, antes, durante e depois da venda, de modo a garantir uma boa experiência de compra, pautada principalmente pela qualidade na comunicação.

Atendimento ao cliente é uma forma de transmitir confiança, resolver problemas, receber feedbacks e construir relações saudáveis com os consumidores.

Qual a importância do atendimento ao cliente?

Em um mercado tão competitivo quanto o atual, acredite, o atendimento ao cliente, muitas vezes, é mais importante do que o preço de um produto. E a reputação de uma empresa pode ir por água abaixo, caso não ofereça esse serviço com qualidade.

De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, para 61% dos consumidores, ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. E 56% dos clientes deixariam de comprar de uma empresa caso tivessem uma experiência ruim no atendimento.

A importância do atendimento ao cliente significa, para a empresa, atuar como um contato de confiança e apoio em todos os momentos da jornada. Se um cliente entra em contato com a sua marca, ele acredita que você pode ajudá-lo a solucionar dúvidas, recomendar o melhor produto, servir como um guia para tomar decisões, assim como oferecer suporte após a realização de compras.

Aliás, um bom atendimento pós-venda pode ser crucial para a fidelização e recomendação “boca a boca” de clientes. É o que mostra uma pesquisa: um cliente infeliz conta a sua experiência negativa para 9 a 15 pessoas. Ao passo que apenas 13% dos clientes felizes contam para mais de 20 pessoas.

Formas de atendimento ao cliente

Existem diversas formas de atendimento ao cliente que podem ser escolhidas pela sua empresa. O mais importante aqui é entender quais delas fazem mais sentido para as necessidades do negócio.

Entenda que a melhor forma de atendimento é aquela capaz de marcar presença onde seus clientes estão, de modo à facilitar a comunicação e a satisfação de quem entra em contato com o seu negócio.

Confira abaixo algumas das principais formas de atendimento ao cliente presentes e veja quais delas fazem mais sentido para o seu público. Lembre-se: o cliente é quem deve estar sempre no centro das suas ações.

Atendimento telefônico

Representa o conhecido SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e também as vendas ativas. Tome cuidado para não trazer desconforto e incômodo aos consumidores, pois, muitas vezes, pode ser considerado um pouco invasivo para as pessoas.

Atendimento online por meio das mídias sociais

Esse tipo de atendimento está ganhando cada vez mais força nas empresas, principalmente entre os MEIs, pois pode ser realizado pelo Instagram e Facebook, por exemplo, facilitando a comunicação entre marca e possíveis clientes, já que a empresa pode criar lojas virtuais nesses canais, ao mesmo tempo que presta suporte aos interessados.

Atendimento online por meio de chats ou mensagens de texto

É o atendimento realizado por aplicativos de mensagens e sms. É bastante comum encontrarmos empresas que realizam o atendimento pelo Whatsapp Business, já que a imensa maioria dos consumidores utilizam diariamente a plataforma, o que facilita a comunicação e a velocidade do suporte.

Visita ao cliente

É o tipo de atendimento bastante comum entre empresas com modelo de negócio B2B, ou seja, quando uma empresa vende para outra. Se esse for o caso da sua MEI, a visita ao cliente talvez seja uma boa opção.

Atendimento pelo ponto de venda

Se a sua empresa possui loja física e atende clientes nela, provavelmente você já realiza esse tipo de contato com o cliente. Neste caso, é essencial conhecer a fundo os produtos e serviços oferecidos, conduzir o cliente com sensibilidade e atenção, de modo a não “invadir” o seu espaço ou “forçar a barra” para vender algo que o mesmo ainda não esteja preparado para comprar.

5 dicas para um bom atendimento ao cliente

Para facilitar a implementação de um bom atendimento ao cliente na sua MEI, trouxemos cinco dicas que irão melhorar a comunicação entre marca e consumidor.

1) Responda todas as mensagens recebidas

Independente da mensagem que a sua empresa receber, busque sempre responder seus clientes e potenciais consumidores de modo a mostrar a preocupação da marca e o foco em solucionar dúvidas ou problemas.

Não se esqueça de utilizar uma linguagem específica da marca e alinhada com os princípios da empresa. Independente da situação, a cordialidade, respeito e parceria devem prevalecer. Não economize esforços para que o seu negócio seja lembrado pela qualidade do atendimento ao cliente.

2) Preste atenção nas reclamações recebidas

Por mais que as pessoas não gostem de receber reclamações, é importante tratar o assunto com atenção, de modo à estar aberto para pedir desculpas, assumir possíveis erros e, principalmente, não cometê-los novamente.

Não se esqueça: Leve as reclamações como oportunidades de melhorias em seu serviço e não falte com respeito nem perca o tom da marca quando se deparar com esses tipos de situações.

3) Peça feedbacks e avaliações de seus clientes

Um bom serviço de atendimento ao cliente só acontece quando estamos dispostos à melhorar os serviços oferecidos. E a melhor maneira de buscar isso é colhendo opiniões e sugestões dos clientes.

Peça para avaliarem o atendimento oferecido, o produto vendido e separe um campo para que receber sugestões de melhorias.

4) Mantenha um relacionamento com seus clientes

Não é porque uma venda foi realizada que você não precisa mais manter um relacionamento com seu cliente, oferecer novos produtos ou liberar descontos para uma nova compra, por exemplo. Fidelizar clientes é um dos pilares para o sucesso nos negócios.

O mesmo acontece para pessoas que não chegaram a consumir seus produtos ou serviços. Talvez elas não estivessem prontas para a compra. Por isso, mantenha contato com elas mesmo assim, envie promoções, lançamentos de produtos, busque construir um relacionamento duradouro com todos.

5) Seja lembrado pelo atendimento prestado

Tenha em mente que milhares de empresas já realizam atendimento ao cliente no Brasil, então busque por maneiras de entregar valor nas suas comunicações e ser lembrado pelas pessoas. Para isso, personalize o atendimento, chame seu cliente pelo nome ou por como ele gostaria de ser chamado, envie sugestões de produtos que ele possa gostar, pergunte o que ele gostaria de receber, entre outras ações.

Transmita valor em todas as comunicações e seja lembrado, positivamente, pelo atendimento oferecido.

O que NÃO fazer na hora de atender o cliente?

Para que você finalize esse conteúdo sabendo tudo sobre atendimento ao cliente, anote alguns pontos que NÃO devem ser utilizados durante o suporte ao público:

  • Não apresentar o seu negócio corretamente;
  • Não personalizar o atendimento (trazer mensagens generalistas, poucos específicas);
  • Não dar abertura para o consumidor falar (foco é no cliente, sempre!);
  • Não mostrar interesse em ajudar e dar suporte ao cliente;
  • Perder, em algum momento, a cordialidade, simpatia e respeito durante a comunicação;
  • Demorar para responder o cliente – seja em um primeiro contato ou para retornar uma mensagem;
  • Não pedir sugestões de melhoria, feedbacks e avalições dos produtos ou serviços vendidos.

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler