Como usar Instagram para Empresas para vender muito mais

6 minutos de leitura
Mulher sorrindo segurando maquininha de cartão na mão com homem ao fundo
Navegue pelo conteúdo

As redes sociais não são apenas uma febre: elas tornaram-se ferramentas de negócio. Para tirar proveito delas é preciso trabalhar com estratégia, estar atento às oportunidades e ter um pouco de criatividade. Você já sabe como utilizar o Instagram para Empresas para vender mais?

O Instagram Business ou Instagram para Empresas, por exemplo, pode ser um bom começo para quem deseja investir em novos canais de divulgação. Atualmente, ele conta com mais de 25 milhões de perfis comerciais cadastrados.

Conhecida por ser uma rede social de fotos, o Instagram costuma ser uma fonte de inspiração para os seus usuários. Mais de 2 milhões de anunciantes usam a rede social para compartilhar suas histórias e gerar resultados comerciais.

Mas, vamos falar do que interessa! Como utilizar o Instagram para vender mais?

De forma simples e objetiva, criar um Instagram pode ser uma boa forma de se aproximar dos clientes. Além de ser um excelente canal de divulgação de produtos e serviços, a rede social te ajuda a criar um relacionamento com clientes e futuros clientes.

Vantagens de você ter um Instagram para sua MEI

A principal vantagem de estar numa rede social como o Instagram para Empresas é a visibilidade. Você automaticamente ganha um “cartão de visitas” com todas as informações do seu negócio. No perfil comercial, o visitante pode te contatar diretamente no atalho “contato” (e-mail e telefone), que aparece junto com as informações sobre a sua empresa.

Para quem tem uma loja de roupas, por exemplo, ao criar Instagram para empresas a rede social serve como uma vitrine. A ferramenta pode ser eficiente tanto para quem tem uma loja virtual como para quem tem uma loja física. Imagine as campanhas que podem ser divulgadas nessa rede? Novas coleções, promoções, looks para o dia a dia e mais um monte de oportunidades.

Se você vende somente serviços, fotos de palestras e imagens da sua rotina de trabalho são uma boa forma de mostrar as suas habilidades para o mercado. Aqui a interação com pessoas que buscam por serviços também é uma ótima forma de atrair novos seguidores para a sua empresa.

O número de usuários ativos já ultrapassa a marca de 1 bilhão, sendo o Brasil um dos países com mais perfis atualmente. Por ser uma plataforma visual e de interação dinâmica, anunciar produtos nela tem se mostrado uma eficiente estratégia de venda. Aproveite esta oportunidade de negócio e crie sua loja no Instagram através de passos simples.

Aproveite e confira no vídeo abaixo dicas para bombar no Instagram e vender muito mais:

Como criar um Instagram para Empresas

Quando fizer a sua conta na rede social, esteja preparado para receber muitas informações sobre as pessoas que acompanham a sua marca. A divulgação constante de produtos e serviços é fundamental para esse relacionamento com o público.

Tenha em mente que o planejamento é a alma do negócio, mas são as ações que fazem o diferencial. Então pense de forma criativa. Utilize imagens únicas. Ao criar Instagram para empresas, não copie conteúdos de terceiros sem a devida autorização.

Lembre-se que ao criar Instagram para Empresas, é a imagem da sua marca que está em jogo. Saber dialogar com todos que interagem na sua página é a regra principal para manter os negócios.

Vamos ao passo a passo!

Como vender no Instagram: passo a passo

Na plataforma, é possível anunciar seus produtos com preços e fotos, além de direcionar seu cliente para finalizar a compra.

loja no instagram
loja no instagram

1) Tenha um perfil comercial

Para criar uma loja no Instagram, basta ter um perfil comercial, que pode ser vinculado a uma página e catálogo de produtos, ambos no Facebook, além do endereço de e-commerce.

2) Configure seu catálogo de produtos

Ter um catálogo de produtos ou e-commerce para construir sua vitrine virtual. Aprenda a configurar seu perfil comercial, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse a sua conta no Instagram, clique no seu perfil e em seguida nas Configurações, através do ícone no lado superior direito da tela.
  2. Clique em Conta e role a página até encontrar a função Mudar para conta profissional;
  3. Escolha a opção Empresa, que abrange varejistas, negócios locais, marcas e prestadores de serviço;
  4. Selecione a categoria que melhor se encaixa em seu negócio;
  5. Conecte-se ao Facebook para vincular a sua loja a uma página.

Feito isso, chega o momento de solicitar a função Compras no Instagram. Para isso, vá novamente até as Configurações do seu perfil e clique em Empresa.

Nesse momento, você pode verificar se já existe um Catálogo de Facebook cadastrado em sua página. Caso você nunca tenha feito um catálogo com seus produtos, basta seguir os próximos passos.

Atenção! As próximas etapas devem ser feitas com o auxílio de um computador. 

Etapa 1

Após clicar em Enviar informações de configuração no seu Instagram, acesse sua conta do Facebook no computador. Você receberá uma notificação com instruções para configurar o seu catálogo de produtos. Se a sua página possui mais de um administrador, saiba que todos receberão um e-mail com as mesmas instruções.

Etapa 2

Clique na notificação em seu Facebook e siga atentamente as instruções do Gerenciador de Catálogos. Para começar a marcar produtos nas suas publicações do Instagram, nomeie seu catálogo e comece a adicionar os produtos.

Os produtos devem conter foto, descrição, preço e link, caso você possua uma loja virtual ou venda em outra plataforma. Para acessar os produtos e cadastrar novos, clique em Produtos, no lado direito da sua tela.

Etapa 3

Após configurar o seu catálogo, retorne para o Instagram em seu celular. Volte para a função Empresa, nas configurações do seu perfil e clique no cadastro para compras novamente. O seu catálogo será reconhecido nesse momento, então confira se está tudo certo para enviar sua conta para análise e assim concluir o processo de cadastro.

Sua análise pode levar alguns dias, mas você pode acessar o recurso Compras nas configurações a qualquer momento para verificar o status.

abrir conta MEI Grátis - Conta digital MEI Fácil

3) Faça uma boa biografia para Instagram de vendas

A biografia para Instagram de vendas precisa deixar claro que é sua marca!

Ao longo da sua bio do Instagram, você precisa falar qual é o nome da sua empresa, qual seu tipo de empresa, mostrar valor para o usuário e convidá-lo para fazer parte do seu mundo, e claro, falar quem é você! Ah, e tenha links disponíveis (como contato por Whatsapp ou para o seu site)

Ufa, parece muita coisa para pouco espaço? Mas você consegue! Veja exemplos na internet ou até mesmo nas lojas que você admira.

4) Comece a divulgar seus produtos

Após a conclusão da análise, comece a divulgar seus produtos no feed ou stories do seu perfil comercial.

Comece a criar seu post normalmente e toque em Marcar produtos para adicionar um produto do seu catálogo. Você poderá incluir até cinco produtos por post e sempre poderá editar suas publicações antigas quando desejar.

Quais conteúdos devo colocar ao criar Instagram?

Quando for postar fotos seja criativo! Tenha em mente que a sua empresa deve estar representada em uma imagem. Dessa forma, as imagens devem promover empatia e estimular a interação do seu público com a sua marca.

As fotos que serão publicadas no Instagram para Empresas devem ser de sua autoria e caso tenham terceiros envolvidos, não esqueça de pedir autorização.

Não existe um número ideal de posts, mas é importante que você tenha um perfil ativo. Crie pelo menos 1 conteúdo por dia. Acompanhe o que falam sobre o seu serviço ou produto e faça conteúdos que costumam atrair a atenção de quem sempre te acompanha.

Ao criar Instagram para empresas, tenha um aliado de vendas. Portanto, sempre que tiver comentários, responda! Seja cordial e dê atenção para todos aqueles que ajudam a manter viva a sua empresa.

7 dicas para vender mais no Instagram

A criatividade deve estar em todo o conteúdo. Para o MEI vender mais deve, portanto, expor ao máximo os seus produtos. Separamos aqui algumas dicas básicas para que você arrase na sua divulgação e faça do Instagram um canal de vendas:

Use hashtags (#)

Para marcar as palavras que tem a ver com a sua marca. Isso ajuda a encontrar os seus produtos e serviços com mais facilidade.

Crie relacionamento com influenciadores

Relacionamento com influenciadores te ajudam a aumentar as vendas. Veja quem são as pessoas mais influentes e crie estratégias que te aproximem delas.

Sem medo de ousar!

A ousadia também pode aparecer nas legendas das fotos. Descreva os seus produtos, conte como é a sua rotina de trabalho, mostre os seus diferenciais com palavras e imagens

Use os Stories

Você precisa fazer dos Stories um grande aliado. Faça promoções para os seus seguidores e elabore comunicações rápidas. Se você tem uma loja física, faça vídeos mostrando as instalações e diferenciais do seu espaço.

Não esqueça das enquetes. Elas são ótimas para você compreender melhor quem é seu público e para gerar maior visualização nos seus stories.

Aposte no Reels!

Os Reels são vídeos parecidos com os da rede social TikTok, porém no Instagram. Eles estão trazendo ótimas visibilidades, e vão te ajudar a impulsionar o seu negócio para um número maior de pessoas

Leia também nosso conteúdo de como fazer um TikTok para se inspirar

Coloque CTAs nas suas publicações

CTAs ou Chamadas para Ação, são mensagens que você deixa para incentivar o seu usuário a realizar uma ação.

Exemplo: “baixe aqui”, “veja mais”, “compre aqui”

Criatividade! Criatividade! Criatividade!

Faça com que as pessoas se identifiquem nas suas comunicações. Crie fotos com pessoas que representam clientes ou pessoas que você gostaria de atingir.

 

Agora que você já sabe como utilizar o Instagram para vender mais, mãos a obra!

Ficou com alguma dúvida? Nos procure no Grupo MEI Fácil.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler