1) Pense nas necessidades do seu negócio

Procure saber o que seu negócio está precisando: é um problema de conhecimento, de equipamento, de tempo, você quer inovar, gostaria de vender novos produtos, etc.?

Comece já a listar possíveis soluções e ideias que te ajudariam a responder às suas necessidades. permitiriam resolver essas necessidades:

2) Liste quem pode te ajudar

Liste quem são as pessoas e organizações que podem fechar uma parceria com você para suprir essas necessidades. Coloque, ao lado de cada necessidade, um ou mais possíveis parceiros.

3) E continue listando…

Pesquise pessoas e organizações pela internet mesmo, compartilhe sua necessidade com as pessoas que te cercam, participe de eventos e troque cartões, essa interação é muito importante!

Além disso, você pode utilizar a estratégia do pé de galinha: para cada pessoa com quem você conversar, peça pelo menos três contatos ou indicações de pessoas para conhecer. E não pare nunca de fazer contatos!

4) Saiba o que motiva essa parceria

Não podemos esquecer que a parceria precisa ser vantajosa para os dois lados, por isso, escreva, ao lado do nome do possível parceiro, qual seria a motivação dele em fechar uma parceria com você.

5) Onde encontrar parceiros

O último passo desse processo é listar como e onde você pode encontrar esses parceiros. Feito isso, construa um plano de ações, ou seja, um planejamento simples de como irá contatar e conversar com esses possíveis parceiros.

Com o planejamento pronto, está na hora de partir para a prática e não desanime se receber uma resposta negativa!

#Fica a dica!

  • Comunique de forma clara, consistente, motivada e inspiradora! Tenha brilho no olho.
  • Mostre mais os sucessos e objetivos do que as necessidades na hora da apresentação.
  • As pessoas não fazem nada, a não ser que sejam solicitadas. Você tem que propor e ver qual será a contraproposta, e então tentar chegar a um consenso de parceria.

Não pare de buscar parcerias nunca!

Uma parceria puxa a outra, se os resultados forem bons. Além disso, como em toda atividade, a cada tentativa de abordagem, ficamos melhores e mais preparados.

E para facilitar seu processo de fechamento de parcerias, prepare alguns documentos padrões que podem ajudá-lo e diminuir seu trabalho: Um documento de apresentação do negócio, modelos de contrato e termos de parceria.

Inclusive preparamos um modelo de contrato de parceria que você pode baixar no botão “Baixe aqui” que está no fim do artigo.

Então, mochila nas costas, e partiu trilhar! Com novos parceiros, você conseguirá ir mais longe e ter mais fôlego!