Tudo sobre o boleto de cobrança e vantagens para seu negócio

4 minutos de leitura
boleto de cobrança
Navegue pelo conteúdo

Cobrar com boleto bancário traz muitas vantagens para o MEI. Além de mais segurança, emitir um boleto de cobrança aumenta a credibilidade do seu negócio.

A utilização de boleto bancário pode ser a solução para muitos empreendedores. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, 75% dos estabelecimentos aceitam boleto bancário como forma de pagamento, e 22% de todas as vendas são realizadas pelo mesmo formato de cobrança. Isso mostra como o pagamento por boleto é capaz de impulsionar as vendas de um negócio.

Por isso, elaboramos um conteúdo para você entender tudo sobre o boleto de cobrança e conhecer os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio. Vem com a gente.

O que é o boleto de cobrança?

O boleto de cobrança, uma das formas de pagamentos mais utilizadas no país, corresponde a um boleto bancário, em formato de documento de cobrança. É formado pela relação envolvendo um vendedor e um cobrador, no qual o beneficiário (comprador), busca receber em sua conta o valor referente ao produto ou serviço vendido.

Deve apresentar, de acordo as obrigatoriedades definidas pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos):

  • Dados do boleto – valor, praz o de vencimento do boleto e informação do produto ou serviço adquirido,
  • Dados do emissor (beneficiário) – nome completo, CNPJ ou CPF de quem irá receber o valor, após o pagamento;
  • Dados do pagador – nome e CNPJ ou CPF.
  • As informações sobre juros e multa também precisam estar presentes no boleto gerado.

Normalmente, é apresentado de forma virtual ou física e seu pagamento pode ser feito pela internet, em casas lotéricas, banco parceiro, entre outras instituições conveniadas.

Quem pode emitir boleto?

O documento pode ser emitido tanto por pessoa jurídica quanto pessoa física. Contudo, é necessário se cadastrar em um intermediador.

Veja como emitir um boleto de cobrança utilizando a MEI Fácil. É fácil, sem custos e pode ser feito direto do aplicativo.

Quais os tipos de boleto?

São dois os tipos de boletos de cobrança, sendo que ambos podem ser emitidos tanto por CPF quanto CNPJ.

Boleto Avulso

O boleto avulso é o mais usado na hora de realizar cobranças, principalmente na venda de um produto ou serviço pago em apenas uma parcela, ou seja, não corresponde a um pagamento parcelado no boleto.

Boleto recorrente

Refere-se ao tipo de boleto que o cliente paga periodicamente, após a contratação de um serviço adquirido. A assinatura de um canal de entretenimento, plataforma de streaming e a mensalidade escolar são exemplos formas de pagamento a partir de boletos recorrentes.

As vantagens de emitir boleto de cobrança

O Brasil possui em torno de 45 milhões de pessoas desbancarizadas, segundo pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva, ou seja, quase 20% da população brasileira não possui conta em banco ou fintech.

E o pagamento por boleto oferece uma grande ajuda aos MEIs, pois o cliente não precisa ter conta bancária para efetuá-lo.

E não para por aí, confira outras vantagens que o seu negócio pode ter ao gerar boletos de cobrança nas vendas.

Redução de custos da venda

O boleto bancário apresenta um baixo custo operacional, se comparado à outras formas de pagamento, como cartão de crédito, por exemplo. Isso significa economia para o seu negócio.

Segurança ao consumidor

No ano passado, mais de 9 milhões de brasileiros foram vítima de fraude no cartão de crédito, o que pode trazer receio às pessoas, na hora de realizar uma compra.

Por isso, ao oferecer a possibilidade de pagamento via boleto bancário, a empresa proporciona uma opção para quem evita compras pelo cartão.

Oferecer Descontos e facilidades aos clientes

A utilização do boleto bancário permite à empresa oferecer desconto aos clientes, visto que elas não terão de pagar taxas de administração proporcionais ao valor da venda, como no caso do cartão de crédito.

Na MEI Fácil, as taxas são acessíveis: R$3,00 por boleto pago. Além disso, não possui nenhum custo sobre boleto não pago, alterado ou cancelado (você só paga se receber de seu cliente).

A empresa também pode absorver clientes que não possuem cartão de crédito, seja por opção ou porque não conseguem a aprovação na instituição financeira.

Agilidade no recebimento do dinheiro

O boleto é uma solução bastante prática e ágil para o caixa do seu negócio, pois quando se vende um produto ou cobra um serviço prestado, uma única vez ou até mensalmente, o pagamento cai com rapidez na sua conta.

E se o cliente não pagar o boleto, o que fazer?

É possível que o cliente não efetue o pagamento e você fique sem receber. Nesse tipo de situação você pode protestar o nome dele. Para isso, basta comprovar a venda do produto ou serviço para o cliente. Isso pode ser feito através da Nota Fiscal ou contrato de prestação de serviços, com os dados do seu CNPJ MEI, e os dados do seu cliente.

Assim, você garante a formalidade do serviço prestado ou venda efetuada e tem em mãos as informações necessárias caso precise recorrer à Justiça.

Viu como o boleto bancário pode ser uma ótima opção para o seu negócio?

Não perca tempo, utilize essa forma de pagamento na sua empresa e aumente as suas vendas agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Ainda não usa o APP gratuito MEI Fácil? Baixe agora e tenha tudo o que você precisa para cuidar do seu MEI na palma da mão.

Aproveite e inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler