Escrito por Larissa Chinaglia

Você já sabe o que é público-alvo? Você já tem clareza de quem é o seu cliente?

Para que seu negócio tenha mais sucesso e suas vendas sejam mais assertivas, você precisa definir o seu público-alvo. Ou seja, você precisa saber quem são as pessoas que compram o seu produto ou pagam pelo seu serviço.

Saber para quem você vai divulgar o seu negócio é muito importante. Dessa forma, você consegue pensar em uma estratégia de divulgação mais precisa e ajustar seu serviço ou produto de acordo com as necessidades dos seus consumidores.

Ao longo desse texto, você irá descobrir: o que é público-alvo, por que é tão importante, e como você pode definir.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de consumidores com características semelhantes e que está disposto a comprar do seu negócio. Idade, gênero, classe social, hábitos, entre outras característica unem pessoas no seu público-alvo.

Você pode encontrar público-alvo também como target (tradução livre em inglês), segmento-alvo, cliente-alvo ou ainda mercado-alvo.

Quer ver como seria um target?

“Mulheres de 20 a 30 anos, solteiras ou casadas, moradoras da zona norte de São Paulo, com renda de R$ 1 mil a R$ 2 mil, apaixonadas por moda e bem-estar.”

Por que é importante definir um público-alvo?

Sabendo quem é seu público-alvo, você poderá fazer estratégias de divulgação perfeitas para eles ou até mesmo fazer um atendimento ao cliente mais personalizado. E isso é incrível para os negócios, não é?

Seja divulgando nas redes sociais ou de porta em porta, saber quem é o seu cliente te ajudará a pensar em como fazer isso. Por exemplo, se você souber que seu público-alvo atinge mulheres que gostam de Instagram, você vai perder a oportunidade de divulgar seu negócio nessa rede?

Agora vamos a um exercício:

Você descobriu que o seu cliente fechará o negócio com a marca que tiver o melhor atendimento, e não necessariamente o melhor preço. Qual estratégia você vai usar para ganhar essa venda?

Espero que você tenha pensado alguma que ajude a evoluir o seu atendimento! E você só sabe essa resposta, porque conhece o seu público-alvo.

Viu como é importante?

Definindo o seu público-alvo

Chegou a hora de aprender como definir o seu público-alvo. Pegue papel e caneta ou abra um bloco de notas aí no seu computador, e vamos começar!

Veja as principais variáveis

Elas são geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Calma, a gente te ajuda!

Na hora de definir a variável geográfica, você levará em consideração a região que seu cliente mora (de país até cidade), o tamanho da cidade, se é uma área rural ou urbana, como é o clima dessa região.

Já para a demográfica, você precisa analisar qual é a média de idade dos seus consumidores, qual o gênero deles, a família é grande ou pequena, qual é a renda média e condição socioeconômica, são de alguma religião específica.

Outras características importantes estão relacionadas a variável psicográfica, ou seja, qual é o estilo de vida do seu cliente, os interesses, os valores e até as preocupações.

E por fim, comportamental. Neste caso, você precisa descobrir o que leva o seu cliente até você. É a qualidade do seu produto ou serviço? O preço? É uma motivação econômica ou você oferece algum tipo de conveniência para ele?

E seja específico nas suas respostas! Quanto mais detalhes você tiver, mais assertivo será a definição do seu público-alvo.

Use dados reais

Não faça no chute! Para que seu público-alvo realmente seja assertivo, você precisará pesquisar mais sobre ele.

Por isso, marque conversas com seus atuais clientes. Descubra quais são suas motivações, o que levaram a primeira compra, o que eles fazem no tempo livre.

Se possível, também estude o mercado e o segmento que você atua. Veja se já existem pesquisas prontas com dados de público ou conteúdos que possam te ajudar a definir o seu.

Entenda o mercado e conheça seu negócio

Entender o mercado que você atua é compreender como você pode ingressar nele.

Algumas perguntas para você se fazer ao longo desse processo:

  • Quais as necessidades dos meus consumidores?
  • Quais são as principais tendências do segmento que eu estou trabalhando?
  • O que eu posso oferecer dentro do que eles precisam?
  • Quais benefícios eu entrego para o meu cliente?
  • Tem demanda – ou seja, pessoas interessadas – para o produto ou serviço que eu estou oferecendo?

Dois conteúdos vão te ajudar bastante:

Análise de SWOT – Faça um mapa de oportunidades para o seu negócio

Como fazer uma análise de concorrência para sua MEI?

Conheça as necessidades dos seus consumidores

Você vende ovo de páscoa, mas fora dessa época você não sabe o que fazer? Talvez esse seja o momento de olhar para os seus clientes e descobrir quais são as necessidades deles.

Será que é bolos de aniversário? Chocolates para o Dia dos Namorados?

A resposta muitas vezes pode nos surpreender!

Não tenha medo de atualizar seu público-alvo

Se você perceber que seus clientes mudaram, mude seu público-alvo. Não precisa ter medo.

Mudou seu CNAE? Adicionou algum CNAE Secundário? Reveja se seus clientes antigos ainda são os mesmos ou se a maioria mudou no meio do caminho!

Começou a vender em outra cidade e as vendas aumentaram? Seu público-alvo também mudou!

 

Agora que você já sabe o que é público-alvo, sua importância e como começar a definir o seu, mão na massa! Se tiver dúvidas, nos procure no Grupo MEI Fácil.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.