Meios de pagamento: guia completo para empreendedores

7 minutos de leitura
Mulher sorrindo segurando maquininha de cartão
Navegue pelo conteúdo

A transformação digital dos negócios revolucionou as transações comerciais, trazendo novos meios de pagamento para facilitar a vida do consumidor. Hoje, por exemplo, as formas eletrônicas de recebimento têm conquistado a preferência por serem ágeis, fáceis e seguras.

Essa constante atualização do mercado faz com que os empreendedores precisem estar sempre estudando as melhores opções disponíveis.

Afinal, oferecer ao cliente a sua forma de pagamento preferida pode ser um movimento decisivo para fechar a venda e superar os concorrentes.

Neste texto, vamos trazer todas as informações que você precisa para decidir quais meios de pagamento seu negócio deve ter.

Conheça as vantagens e desvantagens de cada um e escolha as melhores alternativas para receber de seus clientes!

O que são meios de pagamento?

Meios de pagamento são as diversas formas que um cliente tem para poder pagar pela aquisição de um produto ou serviço.

Se até algum tempo atrás o dinheiro vivo era o formato mais conhecido, hoje, com o avanço dos meios de pagamento online e eletrônicos, as cédulas e moedas vão cada vez mais perdendo espaço.

Isso é bom para o consumidor, que conta com alternativas à sua escolha. Ao mesmo tempo, é desafiador para as empresas.

A escolha entre as opções de recebimento é decisiva para o futuro de qualquer negócio e traz grandes dúvidas, inclusive para quem é MEI (microempreendedor individual).

No entanto, não há segredos aqui: é preciso conhecer os prós e contras de cada alternativa e entregar a melhor aceita pelos clientes. Para facilitar a sua avaliação, listamos a seguir as modalidades mais presentes no mercado.

Quais são os meios de pagamento mais usados?

Como destacamos antes, os pagamentos em dinheiro dominaram por muito tempo o cenário de compra e venda. Depois, o cartão de crédito ou débito veio com tudo, havendo espaço também para os cheques.

Com a expansão tecnológica e popularização das ferramentas digitais, novas alternativas surgiram, ao passo que outras ficaram obsoletas.

Então, hoje em dia, há inúmeras possibilidades a oferecer aos seus clientes.

Vamos entender quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

Dinheiro vivo

Esta é a mais tradicional forma de pagamento, desde que o comércio evolui do escambo para o uso de intermediários de valor reconhecido, como moedas.

O pagamento com dinheiro vivo torna mais perceptível ao consumidor a quantidade que está sendo gasta. Afinal, a carteira vai esvaziando conforme os gastos são feitos.

Portanto, trata-se de opção utilizada principalmente por aqueles que gostam de manter o firme controle sobre suas finanças.

Em contrapartida, a utilização de métodos digitais de pagamento aumenta a cada ano, conforme estatísticas do Banco Central. Alguns segmentos de comércio têm inclusive recebido menor circulação de dinheiro em espécie.

Hoje, até se discute não se o dinheiro em papel vai acabar, mas quando isso vai acontecer. Vale lembrar, no entanto, que o acesso a computadores e smartphones ainda é restrito no Brasil.

Isso faz com que, apesar do crescente avanço das modalidades de pagamento digitais, seja ainda necessário oferecer a opção de pagar com dinheiro vivo em lojas físicas.

Cartão

O cartão é uma das formas de pagamento eletrônico mais utilizadas pelos consumidores brasileiros.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), foram realizadas cerca de 104 milhões de transações por dia durante o primeiro semestre de 2022. Isso representa um aumento de 37,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Oferecer a opção de pagamento em cartão traz inúmeras vantagens, como maior praticidade e segurança tanto para o vendedor quanto para o consumidor.

O cliente economiza tempo ao reduzir suas idas às agências bancárias ou terminais eletrônicos para saque. Além do mais, o cartão representa uma segurança extra frente a assaltos, já que pode ser rapidamente bloqueado.

Como meio de recebimento pelo MEI, também se mostra seguro no sentido de não exigir que haja muito dinheiro vivo no caixa. Portanto, há benefícios para lojas físicas e virtuais.

Vale ressaltar que o cartão é um dos meios de pagamento online, favorecendo as lojas que operam no ambiente digital. No entanto, trabalhar com a opção de cartão traz o inconveniente das tarifas de recebimento.

Assim, é necessário que o MEI estude muito bem as melhores parcerias com as operadoras para as taxas não comprometerem seu lucro e gerarem dívidas para o negócio.

Saiba como o MEI pode receber pagamentos da maquininha de cartão.

Boleto

O bom e velho boleto bancário ainda é muito utilizado pelos consumidores brasileiros.

Segundo relatório do Banco Central, apesar de o Pix ter se tornado o principal meio de pagamento em número de transações, o uso de boletos segue sem grandes oscilações nos últimos anos.

Trata-se de uma opção para consumidores que não possuem conta bancária, uma vez que o pagamento pode ser realizado diretamente nos bancos, bem como nas lotéricas e até nas agências dos Correios.

O fato do boleto não demandar informações bancárias também faz com que os clientes se sintam mais à vontade nas compras online.

No entanto, existem alguns pontos de atenção, como a cobrança de taxas, a burocracia para a opção de registro e a demora para o valor ser compensado.

A escolha do boleto depende muito do seu perfil de negócios. Entre prestadores de serviços, por exemplo, ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados.

Dica de ouro: o aplicativo MEI Fácil por Neon torna muito mais simples para o MEI vender com parcelamento no boleto.

Ferramenta extremamente segura, ela é ótima para quem necessita de praticidade no dia a dia empresarial.

Banner com CTA para abrir a conta MEI Fácil por Neon

Pix

O Pix, sistema de pagamento instantâneo, é um verdadeiro sucesso no Brasil. Desde seu lançamento em novembro de 2020, o número de adeptos está crescendo em grande velocidade.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o número de usuários do Pix cadastrados supera a marca total de 140 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Agilidade é a sua principal característica: o valor é compensado em poucos segundos, facilitando muito a vida dos empreendedores.

Afinal, o acompanhamento e controle do fluxo de caixa se tornam mais práticos, permitindo um melhor planejamento financeiro.

Tudo funciona a partir de chaves (CPF ou CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória), que são únicas e exclusivas para cada usuário, sendo um sistema extremamente prático e fácil de usar.

Vale ressaltar que o Pix conquistou a confiança dos consumidores que não se sentem seguros em compartilhar as informações do cartão para efetuar compras online.

Para esse público, inclusive, já existem funcionalidades como o “Pix Copia e Cola” e “Pix por QR Code”, que tornam a transação ainda mais prática.

A emissão do QR Code pelo MEI é simples, sendo uma das funções do Pix Cobrança. Além disso, não há taxas para transferência entre bancos diferentes, tornando este meio de pagamento ainda mais atrativo.

Sobre isso, vale esclarecer: o Banco Central entende que cada instituição pode fazer as regras quanto a taxar ou não o Pix. Mas para quem tem uma conta MEI Fácil por Neon, a preocupação é zero, assim como a tarifa.

Um ponto de atenção sobre o Pix é que ele é mais um meio eletrônico, sendo que todas as transações acontecem no aplicativo do smartphone.

Parece prático — e realmente é —, porém a digitalização no Brasil ainda enfrenta grandes obstáculos sociais, como o baixo acesso tecnológico.

Dessa forma, avalie qual o perfil dos seus clientes e lembre-se de manter a diversidade na oferta dos meios de pagamento.

Saiba como receber Pix no seu negócio e quando vale a pena.

TED e DOC

Apesar da crescente popularidade do Pix, o uso de DOC e TED ainda são uma escolha entre os consumidores brasileiros mais tradicionais.

Estes meios de transferência eletrônica entre bancos diferentes dependem de informações completas para a transação, como nome do recebedor, número de CPF e dados de agência e conta, além do código bancário.

O DOC é a sigla para Documento de Ordem e Crédito. Seu limite máximo de transferência é de R$ 4.999,99, sendo que o tempo de compensação é de pelo menos 1 dia útil.

TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível. Este meio opera com a possibilidade de transferir valores acima de R$ 5 mil. Se a transação for realizada até as 17 horas de um dia útil, o valor é compensado no mesmo dia.

Caso contrário, há a opção de agendamento para às 8h do próximo dia útil. Segundo dados as estatísticas divulgadas pelo Banco Central, o TED é a forma de pagamento que mobiliza a maior parte de dinheiro, uma vez que se trata de um meio extremamente seguro para pagamentos de valores elevados.

Portanto, se o seu negócio envolver vendas de grandes valores, avalie a possibilidade de oferecer as opções de TED e DOC para seu cliente.

Embora o Pix PJ sirva ao mesmo propósito e seja mais rápido, pense nos consumidores que não dispensam um meio tradicional.

Aliás, com a conta MEI Fácil por Neon, também as operações de TED ou DOC são gratuitas.

Carteira digital

Também chamadas “e-wallets”, as carteiras digitais são plataformas online ou aplicativos nos quais os usuários podem adicionar saldo, bem como vincular seu cartão e conta bancária.

Dessa forma, os pagamentos serão intermediados pela carteira, que permite diversos tipos de transações bancárias: crédito, débito, Pix, recarga do celular e até parcelamentos.

Ou seja: é de fato uma carteira em sua versão da era digital. Existem vantagens para empreendedores, principalmente para quem é MEI e precisa manter um baixo teto de gastos.

As principais são:

  • Versatilidade: atende estabelecimentos tanto físicos quanto online;
  • Inovação: alguns aplicativos oferecem alternativas como o pagamento via SMS;
  • Praticidade: o pagamento pode ser realizado por aproximação de smartphones ou mesmo smartwatches.

Como esse também é um meio eletrônico, se não houver acesso à internet, não há como o consumidor utilizar no pagamento.

O mesmo ocorre em possíveis instabilidades no aplicativo utilizado.

Qual é o melhor meio de pagamento para MEI?

O melhor meio de pagamento para oferecer aos clientes é aquele que atende às preferências do consumidor sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Ou seja, não há necessidade de fornecer absolutamente todas as opções: basta que o MEI realize a avaliação do custo-benefício de cada modalidade.

Estude seu público e suas preferências e não haverá erro na escolha. Por outro lado, se você observar as estatísticas de utilização de meios de pagamento para tomar uma decisão, vai preferir receber pelo Pix.

Sua praticidade e baixo custo permitem boa rentabilidade para quem é MEI. E aqui vai mais uma dica de ouro: o aplicativo MEI Fácil por Neon permite a centralização de todas as formas de pagamento para o MEI, incluindo o Pix!

Essa é uma ótima estratégia para unificar os pagamentos e recebimentos da sua empresa, mantendo um firme controle do fluxo de caixa.

Aproveite e veja aqui como cobrar um cliente.

Por que é importante diversificar os meios de pagamento?

Oferecer um leque variado de opções de pagamento reduz as chances de desistência da compra do produto ou serviço.

Como vimos neste conteúdo, são inúmeras as possibilidades que os clientes podem adotar conforme suas preferências: usar somente dinheiro vivo ou só cartão e por aí vai.

Assim, para aumentar seu faturamento, é essencial que o MEI esteja preparado para atender às demandas e conseguir mais clientes.

Como diversificar os meios de pagamento? Existem algumas maneiras e estratégias de manter a diversificação das formas de pagamento. Por exemplo, considere vender parcelado no boleto, Pix e cartão.

A utilização do parcelamento cresce a cada ano no Brasil, podendo ser uma boa possibilidade para seu negócio.

Além disso, mantenha a cultura do feedback e peça a opinião dos seus clientes. É neste momento que você consegue visualizar alguma modalidade que não oferece e que se tornou recentemente relevante.

No entanto, a regra número 1 para diversificar seu negócio é manter-se sempre atualizado. Estude e pesquise sempre quais são as opções de pagamento mais recentes e quais são os lançamentos esperados no mercado.

Assim, você irá garantir que seus clientes tenham percepção de que seu negócio está alinhado com as inovações do mercado.

Para ficar sempre em dia com os temas voltados para a realidade dos microempreendedores individuais, siga acompanhando o blog MEI Fácil por Neon.

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler