Como o MEI pode parcelar no boleto: entenda o passo a passo

6 minutos de leitura
vender parcelado no boleto
Navegue pelo conteúdo

Ser empreendedor é criar diariamente oportunidades para fechar com o caixa positivo. Uma estratégia para te apoiar nisso é saber como parcelar no boleto.

Oferecer mais meios de pagamentos traz uma série de  benefícios para você, e, é importante para alcançarmos metas diárias para que essas vendas sejam alcançadas.

Segundo pesquisa, 4,6% dos brasileiros preferem pagar as suas compras com o boleto bancário então, saber parcelar no boleto MEI pode ser uma grande oportunidade de aumentar as suas vendas.

Fora que é muito simples, rápido e tudo pode ser feito online, pelo celular.

Para aumentar as vendas e o ticket médio de um negócio é muito importante que você saiba oferecer aos seus clientes oportunidades de pagamentos, assim, o deixando mais à vontade para comprar mais.

Pensando nos brasileiros, se torna ainda mais favorável a implementação de outras formas de pagamentos, inclusive tendo opções como o parcelar no boleto, boleto de cobrança, o Pix de cobrança, máquina de cartão.

Agora que você já entendeu como parcelar no boleto pode ter maiores potenciais em vendas, nós elaboramos este artigo para te explicar como funciona o boleto de cobrança, o passo a passo de como emitir.

Vem com a gente!

A importância de parcelar no boleto?

Primeiro que quando temos um empreendimento, queremos que ele tenha sucesso em vendas, e para isso, é necessário que você ofereça outros métodos de pagamentos, como citamos acima.

Quando você, MEI, decide parcelar no boleto, passa a oferecer uma grande facilidade ao seu cliente: vender parcelado sem a necessidade do seu cliente ter um cartão de crédito!

E essa é uma grande vantagem quando olhamos para o cenário do Brasil — mais de 45% dos brasileiros não têm conta bancária, ou seja, também não possuem cartão de crédito.

Contudo, para os clientes sem cartão de crédito, está é uma alternativa para compra parcelado no boleto, oferecer essa opção a eles é uma grande oportunidade de aumentar suas vendas.

Além disso, quando a sua MEI parcela no boleto, fica mais fácil de:

Viu como é vantajoso e fácil parcelar no boleto pela sua MEI? Agora é com você. Não perca tempo e coloque a sua empresa para decolar!

Como vender no boleto parcelado?

As informações abaixo são referentes ao serviço de boleto 100% grátis oferecido pela MEI Fácil, grande parceira do Microempreendedor Individual em toda a sua jornada!

Para aproveitar os benefícios de como parcelar no boleto, baixe o app MEI Fácil e abra uma conta digital grátis, feita para facilitar e acompanhar a vida da sua MEI de ponta a ponta.

Veja como parcelar no boleto, é muito simples e pode aumentar o seu fluxo de caixa.

Como funciona parcelar no boleto a venda

Vender parcelado no boleto funciona como parcelamento de uma compra normal. É possível dividir o valor total dela por cobranças mensais de valores iguais.

Você deve escolher a data de vencimento, que será a mesma para todas as outras parcelas do boleto.

E parcelar no boleto pode ser em até 12x com parcelas mínimas de R$ 10,00.

O boleto gerado é um arquivo único em formato de carnê, como todos os boletos emitidos.

Esse carnê será encaminhado para o e-mail que você cadastrou na hora da emissão.

A multa por atraso no pagamento será aplicada em cada boleto que estiver atrasado.

Você pode escolher quanto quer cobrar, de 0,5% a 5,5%, em caso de atraso. As opções estarão disponíveis no momento da emissão.

Como emitir boletos parcelados?

Como tudo na MEI Fácil é prático, emitir boletos de cobrança parcelado também é simples!

É muito importante que você saiba como vender com parcelas no boleto, assim, você saberá como emitir para os seus clientes em poucos segundos, seguindo os passos abaixo:

  • Toque na aba cobrar cliente > emitir boleto;
  • Insira o nome do seu cliente;
  • Informe o número do CPF ou CNPJ do seu cliente e o e-mail (caso a pessoa não tenha e-mail, você pode inserir o seu e abrir o arquivo em PDF no computador para imprimir);
  • Coloque o valor e a descrição do produto/serviço;
  • Toque em continuar;
  • Escolha a opção “carnê parcelado em até 12 vezes”;
  • Selecione a quantidade de parcelas que quer, a data de vencimento e a multa por atraso de pagamento;
  • Decida quanto quer cobrar de multa, de 0,5% a 5,5%, em caso de atraso do boleto. Esse valor também vai para você;
  • Para finalizar, confirme as informações e toque em Emitir boleto.

Importante: a data de vencimento sempre será a mesma para as outras parcelas.

Caso você tenha escolhido o dia 31, o próximo vencimento será no próximo dia último do mês, já que nem todos os meses têm 31 dias.

Caso o vencimento seja em um final de semana ou no feriado, será possível pagar no próximo dia útil, assim como qualquer outro boleto de pagamento.

Para oferecer a você, Microempreendedor Individual (MEI), mais segurança no recebimento das suas vendas, não é possível emitir um boleto de cobrança sem ter o CPF ou CNPJ do seu cliente para o registro.

Por isso, sempre que for vender parcelado no boleto, solicite a seu cliente o CPF ou CNPJ dele.

Eu te avisei da facilidade que é vender parcelado no boleto! 😉

O que é necessário para vender parcelado no boleto?

Para vender parcelado no boleto é bem simples, basta ter a sua conta MEI Fácil!

Você consegue emitir um boleto de cobrança tocando no botão “cobrar com boleto”.

Em seguida, insira os dados do seu cliente (nome, CPF/CNPJ, e-mail). Pronto! O boleto será emitido e enviado para ele.

banner conta pj 1

Muito fácil, não é mesmo? 😉

Como eu sei que o boleto foi pago?

Aqui na MEI Fácil, te enviamos um alerta para seu e-mail e uma notificação pelo aplicativo assim que seu cliente pagar o boleto.

Também mandamos um e-mail para seu cliente avisando que você recebeu o pagamento.

Para consultar boletos emitidos, pagos e vencidos, é só entrar no app > conta MEI Fácil > cobrar cliente > carteira.

Existe tarifa para emissão de boletos?

O serviço de cobrança por boleto não possui mensalidade e a emissão e compensação do boleto é gratuita!

Isso mesmo, você pode parcelar no boleto sem pagar nada a mais por isso!

É possível cancelar um boleto parcelado?

Sim! Você pode cancelar um boleto parcelado (carnê). É só ir em cada parcela e fazer o cancelamento, seguindo as etapas abaixo:

  • Toque na aba cobrar cliente;
  • Verifique se o boleto está na aba vencidos ou a vencer;
  • Após selecionar o boleto, no final da tela haverá uma opção cancelar boleto. Toque nela, confirme e pronto! Seu boleto foi cancelado com sucesso.

Para cancelar as demais parcelas, toque no boleto do seu cliente e depois em consultar demais parcelas. A tela irá mostrar todas as parcelas restantes, então basta repetir o processo tocando em “cancelar boleto”.

Importante: uma vez que o boleto é cancelado, não é possível voltar atrás. Confirme com seu cliente se ele não pagará mesmo.

Vale ressaltar que não é possível cancelar um boleto que já foi pago! Apenas boletos vencidos ou que irão vencer podem ser cancelados.

Caso o valor não tenha sido compensado, pode ser que o boleto ainda esteja no prazo de processamento (de até 2 dias úteis).

Se o seu cliente quiser de volta o valor do boleto pago, como já não é mais possível cancelar, a negociação para o estorno do valor deve ser feita diretamente entre MEI e cliente.

Na MEI Fácil, não é cobrada nenhuma para fazer o cancelamento de um boleto de cobrança! O processo é 100% gratuito.

Meu cliente pode pagar o boleto atrasado?

Sim, seu cliente consegue pagar o boleto em até 60 dias após o vencimento. Você pode inserir multa e juros por atraso no momento da emissão.

O uso da conta MEI Fácil pode te ajudar a controlar e emitir o seu boleto parcelado

Se você quer manter a organização e a garantia de receber seus boletos parcelado de forma prática e segura, tenha uma conta MEI Fácil.

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Legal né? Com a conta MEI Fácil, você consegue aproveitar todos os benefícios que a MEI Fácil te oferece 😉

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, ter recebimentos através do Pix cobrança essenciais para o sucesso em vendas na sua MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, evitando surpresas no fim do mês.

E aí, gostou das dicas de como parcelar no boleto?

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler