Vender parcelado no boleto é uma oportunidade, e tanto, para aumentar as vendas e o ticket médio de um negócio. E nós elaboramos este artigo para te explicar o porquê disso, além de mostrar o passo a passo de como emitir um boleto parcelado.

Vender parcelado no boleto é simples, rápido e tudo pode ser feito online, pelo celular.

E a realidade brasileira torna ainda mais favorável a implementação dessa forma de pagamento na sua MEI. Em torno de 22% de todas as compras do país são realizadas via boleto, e mais de 30% dos brasileiros não possuem limite no cartão de crédito para parcelar suas compras. Enxergou a oportunidade de vender mais a partir da oferta de boletos?

Agora que você já entendeu o potencial que as vendas parceladas no boleto possuem, vamos entender como oferecer esse serviço na sua MEI. Vem com a gente!

Se quiser ir direto ao assunto do seu interesse, basta clicar nos links abaixo:

Como vender parcelado no boleto?

As informações abaixo são referentes ao serviço de boleto 100% grátis oferecido pela MEI Fácil, grande parceira do Microempreendedor Individual em toda a sua jornada!

Para aproveitar os benefícios da venda parcelada no boleto, baixe o app MEI Fácil e abra uma conta digital grátis, feita para acompanhar a vida da sua MEI de ponta a ponta.

Como funciona a venda parcelada no boleto?

A venda parcelada no boleto é igual ao parcelamento de uma compra normal. É possível dividir o valor total dela por cobranças mensais de valores iguais.

Você deve escolher a data de vencimento, que será a mesma para todos os outros boletos parcelados. O parcelamento pode ser em até 12x com parcelas mínimas de R$ 10,00.

O boleto gerado é um arquivo único em formato de carnê, com todos os boletos emitidos. Esse carnê será encaminhado para o e-mail que você cadastrou na hora da emissão.

A multa por atraso no pagamento será aplicada em cada boleto que estiver atrasado. Você pode escolher quanto quer cobrar, de 0,5% a 5,5%, em caso de atraso do boleto. As opções estarão disponíveis no momento da emissão.

O que é necessário para vender parcelado no boleto?

Para vender parcelado no boleto é bem simples, basta ter a sua conta MEI Fácil!

Você consegue emitir um boleto de cobrança tocando no botão “Cobrar com boleto”. Em seguida, insira os dados do seu cliente (nome, CPF/CNPJ, e-mail). Pronto! O boleto será emitido e enviado para ele.

Muito fácil, não é mesmo?

Como emitir boletos parcelados?

Como tudo na MEI Fácil, emitir boletos de cobrança parcelado também é simples!

É possível emitir um boleto parcelado para os seus clientes seguindo os passos abaixo:

  • Toque na aba Cobrar cliente > Emitir boleto;
  • Insira o nome do seu cliente;
  • Informe o número do CPF ou CNPJ do seu cliente e o e-mail (caso a pessoa não tenha e-mail, você pode inserir o seu e abrir o arquivo em PDF no computador para imprimir);
  • Coloque o valor e a descrição do produto/serviço;
  • Toque em continuar;
  • Escolha a opção “Carnê Parcelado em até 12 vezes”;
  • Selecione a quantidade de parcelas que quer, a data de vencimento e a multa por atraso de pagamento;
  • Decida quanto quer cobrar de multa, de 0,5% a 5,5%, em caso de atraso do boleto. Esse valor também vai para você;
  • Para finalizar, confirme as informações e toque em Emitir boleto.

Importante: a data de vencimento sempre será a mesma para as outras parcelas. Caso você tenha escolhido o dia 31, o próximo vencimento vai ser no último dia útil do mês, já que nem todos os meses têm 31 dias. Caso o vencimento seja em um final de semana ou no feriado, será possível pagar no próximo dia útil.

Como forma de oferecer à você, Microempreendedor Individual (MEI), mais segurança no recebimento das suas vendas, não é possível emitir um boleto de cobrança sem ter o CPF ou CNPJ do seu cliente para o registro.

Por isso, sempre que for vender parcelado no boleto, solicite à seu cliente o CPF ou CNPJ dele.

Existe tarifa para a emissão de boletos?

O serviço de cobrança por boleto não possui mensalidade e a emissão e compensação do boleto é gratuita!

Isso mesmo, você pode vender parcelado no boleto sem pagar nada a mais por isso!

É possível cancelar um boleto parcelado?

Sim! Você pode cancelar um boleto parcelado (carnê). É só ir em cada parcela e fazer o cancelamento, seguindo as etapas abaixo:

  • Toque na aba Cobrar Cliente;
  • Verifique se o boleto está na aba Vencidos ou À Vencer;
  • Após selecionar o boleto, no final da tela haverá um opção Cancelar boleto. Toque nela, confirme e pronto! Seu boleto foi cancelado com sucesso.

Para cancelar as demais parcelas, toque no boleto do seu cliente e depois em Consultar demais parcelas. A tela irá mostrar todas as parcelas restantes, então basta repetir o processo tocando em “Cancelar boleto”.

Importante: uma vez que o boleto é cancelado, não é possível voltar atrás. Confirme com seu cliente se ele não pagará mesmo.

Vale ressaltar que não é possível cancelar um boleto que já foi pago! Apenas boletos vencidos ou que irão vencer podem ser cancelados.

Caso o valor não tenha sido compensado, pode ser que o boleto ainda esteja no prazo de processamento (de até 3 dias úteis).

Se o seu cliente quiser de volta o valor do boleto pago, como já não é mais possível cancelar, a negociação para o estorno do valor deve ser feita diretamente entre MEI e cliente.

Existe alguma tarifa ao cancelar um boleto de cobrança?

Na MEI Fácil, não é cobrada nenhuma para fazer o cancelamento de um boleto de cobrança! O processo é 100% gratuito.

Quais as vantagens de vender parcelado no boleto?

Quando você, MEI, decide vender parcelado no boleto, passa a oferecer uma grande facilidade: vender parcelado sem a necessidade do seu cliente ter um cartão de crédito!

E essa é uma grande vantagem quando olhamos para o cenário do Brasil – mais de 30% dos brasileiros não têm conta bancária, ou seja, também não possuem cartão de crédito. Contudo, eles buscam comprar parcelado e oferecer essa opção à eles é uma grande oportunidade de aumentar suas vendas.

Além disso, quando a sua MEI oferece a venda parcelada no boleto, fica mais fácil:

  • Conseguir mais clientes;
  • Aumentar o valor médio das suas vendas;
  • Oferecer essa opção de pagamento tanto em lojas físicas como online;
  • Em até 3 dias úteis, após o pagamento do boleto, o dinheiro está na sua conta;
  • Você pode oferecer descontos nas vendas, pois não paga as taxas que existem nas maquininhas de cartão;
  • Passa segurança ao consumidor, evitando fraudes.

Viu como é vantajoso e fácil vender parcelado no boleto pela sua MEI? Agora é com você. Não perca tempo e coloque a sua empresa para decolar!

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.