As dívidas pesam no bolso e encontrar alternativas para renegociar essas dívidas não costuma ser uma tarefa fácil. Mas nada é impossível! Com as dicas que serão apresentadas no artigo, será possível negociar dívida MEI e outras pendências comuns, para você ficar em dia com as finanças do seu negócio.

Saiba como negociar dívida MEI e fique em dia com as finanças

Chegou a hora de organizar as contas e sair do vermelho! Siga as dicas que serão apresentadas para melhorar a vida financeira do seu negócio e alcançar mais autonomia como empreendedor.

1) Faça um acordo que caiba no seu bolso 

Para a renegociação funcionar, ela precisa caber no seu orçamento mensal. Ou seja, o MEI deve saber quanto pode gastar por mês para quitar a dívida e incluir a parcela no planejamento de acordo com isso. Se o seu orçamento é de até R$100 por mês, por exemplo, o ideal é negociar parcelas nesse valor, ou até menores.

2) Conheça bem a sua dívida

Como assim? 

Saiba exatamente qual o valor inicial da sua dívida, quantos juros irá pagar por mês e qual o valor final dela. Essas informações podem ser facilmente encontradas nos boletos das parcelas, contrato de negociação, entre outros documentos.

Conhecer bem o que está envolvido no valor da dívida ajuda o MEI a entender melhor se a negociação realmente vale a pena, se irá diminuir a sua dívida de alguma forma…

3) Negocie com calma

As empresas estão interessadas em encontrar um acordo que funcione para ambas as partes, afinal, elas querem que você pague! Principalmente em momentos de crise, é possível encontrar acordos vantajosos e assim quitar sua dívida mais rápido. Discuta as opções com calma e explique a sua situação para chegar a um combinado.

Quer sair ganhando nos seus acordos? Conheça 6 passos para ser um bom negociador! 

4) Cuidado com golpes!

Para não cair em golpes, busque sempre falar diretamente com a empresa  para a qual você está devendo. Há empresas no mercado que cobram para fazer negociações, mas é necessário pesquisar e coletar recomendações de pessoas conhecidas, se possível, antes de contratar esse tipo de serviço.

Como renegociar dívidas – TV MEI Fácil 

A seguir, dicas e estratégias para você negociar dívida MEI e outras pendências:

Quais são as principais dívidas do MEI? 

Microempreendedores individuais e outros trabalhadores enfrentam grande dificuldade financeira por conta de dívidas. Apesar da principal dívida do MEI estar relacionada ao DAS em atraso, débitos relacionados a cartão de crédito, financiamentos e aluguel também prejudicam a estabilidade financeira desses profissionais. Saiba mais sobre as principais dívidas dos trabalhadores.

Tem mais de 2 anos de boletos DAS em atraso e não sabe o que fazer? Confira o passo a passo para negociar dívida MEI com o parcelamento. 

Como renegociar as demais dívidas

Em relação às demais dívidas, referentes a cartão de crédito ou crédito pessoal, é recomendado buscar a instituição financeira responsável.

Leve as informações de sua dívida, tire dúvidas e entenda a renegociação. Muitas vezes, há possibilidade de desconto no valor total, principalmente se o pagamento for á vista, diminuição dos juros, entre outros acordos.

Dívidas com aluguel

O MEI pode encontrar dificuldade para pagar o aluguel do seu espaço de trabalho, por exemplo. Nesses casos, especialmente em meio a crise, considere negociar diretamente com o locador e encontrar um meio-termo.

Contas a pagar: dívidas com serviços

Se você tem dívidas causadas por conta de água, luz, telefone e outros serviços básicos, atente-se para que elas não prejudiquem as suas finanças a médio e longo prazo. Além de entrar em contato com a empresa responsável para negociar e parcelar, a precaução é essencial para evitar que esse tipo de problema ocorra novamente.
Entre em contato com as prestadoras de serviços e veja o que você consegue fazer para pagar menos! No caso das contas de internet, tv a cabo e celular, por exemplo, você pode conseguir descontos no pacote atual ou passar a usar um pacote menor e mais barato.

Quer ainda mais dicas para renegociar suas dívidas? Confira a seguir!

Serasa Limpa Nome

Com essa ferramenta, é possível limpar seu nome no Serasa de forma mais prática através de renegociações. Informe-se aqui.

Controle financeiro: cuide do dinheiro de seu negócio

Depois de conhecer as dicas de renegociação e ficar em dia com as finanças, é hora de pensar sobre a raiz da maioria das dívidas: a falta de controle financeiro.

Quando você tem controle financeiro de seu negócio, as chances de contrair dívidas diminuem consideravelmente.

Para evitar que mais dívidas surjam no futuro, você pode começar esse controle agora mesmo! Clique aqui para saber tudo sobre controle financeiro para o MEI.

Acompanhe a MEI Fácil nas redes sociais

Para saber tudo sobre o MEI e aprender mais sobre Burocracia, Finanças e Empreendedorismo, acompanhe as nossas redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook.