Entenda quais são as despesas fixas e despesas variáveis da sua MEI

3 minutos de leitura
despesas fixas e variaveis MEI
Navegue pelo conteúdo

Ter o conhecimento das despesas fixas e variáveis da sua MEI é essencial para conquistar o sucesso financeiro do negócio. Afinal, quando não se sabe para onde o dinheiro da empresa vai todo mês, torna-se mais difícil mantê-la de pé.

As aberturas de MEIs no Brasil não param de crescer. De acordo com o Sebrae, entre 31 de março e 15 de agosto de 2020, quase 700 mil microempreendedores individuais foram registrados. Se olharmos para o número total do pais, já são quase 11 milhões.

cresc mei

E o gráfico abaixo (dados de até julho de 2020), mostra como a evolução anual de novos MEIs está acontecendo à passos largos:

Fonte: Receita Federal/Simples Nacional

Em contrapartida, quase 1 milhão de empresas fecham as portas todos os anos no Brasil. E muito se deve à falta de conhecimento do próprio negócio, principalmente a má gestão financeira.

Para não fazer parte dessa estatística, é importante entender todas as despesas que sua MEI possui, além de aprender a classifica-las corretamente. Pois assim você conseguirá gerenciar, com eficiência, os custos da empresa.

E para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo explicando o que são e quais os tipos de despesas de uma empresa. Vem com a gente.

O que são despesas de uma empresa?

De maneira simplificada, as despesas ou custos de uma empresa representam todos os gastos administrativos e de produção do seu negócio. Como alguns exemplos temos:

  • Compra de insumos e matéria-prima para a produção
  • Aluguel;
  • Manutenção do estabelecimento;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone/Internet;
  • Recursos utilizados para a contabilidade;
  • Marketing;
  • Funcionário (salário e horas extras).

Após identificar esses gastos, é importante dividi-los entre despesas fixas e despesas variáveis.

O que são despesas fixas?

As despesas fixas são os gastos que você possui independente da fabricação do seu produto ou serviço. Elas são previsíveis e estão presentes no seu caixa mesmo quando as vendas diminuírem ou deixarem de ser realizadas.

Como principais exemplos podemos citar o aluguel e manutenção do estabelecimento, água, luz, telefone e internet, parcela de financiamentos e empréstimos, DAS, salário do funcionário, entre outros.

Se você ainda não sabe quais são as despesas fixas da sua MEI, uma dica é reunir as contas pagas dos últimos meses e identificar quais foram os gastos recorrentes, ou seja, aqueles que estiveram presentes em todo o período analisado.

O que são despesas variáveis?

As despesas variáveis, por sua vez, correspondem aos gastos proporcionais e que variam de acordo com o volume de produção da empresa.

Se o funcionário precisou fazer horas extras devido às demandas de pedidos, os gastos com marketing que você realizou para divulgar o produto ou serviço, o valor pago para o contador da sua MEI, o pagamento de fornecedores para compra de matéria-prima e insumos, o valor desembolsado com combustível para possíveis deslocamentos e entregas, entre outros, são algumas das principais despesas variáveis de uma MEI.

Vale ressaltar que as despesas variáveis podem ser reduzidas ou mais bem organizadas durante a gestão do negócio. Aliás, se o planejamento for bem estruturado, pode fazer uma boa diferença nas contas da empresa.

Planejamento financeiro para MEI: como fazer em 5 passos

Depois de anotar e classificar todas as suas despesas, chegou a hora de analisar cada custo, buscar opções para melhor aproveitar os recursos utilizados e traçar metas financeiras para a sua MEI.

E isso envolve negociar insumos e prazos de pagamento com fornecedores, estudar iniciativas e promoções que possam aumentar as suas vendas e otimizar o processo de produção ou oferta do serviço.

Caso tenha alguma dúvida, é escrever nos comentários. Conte com a gente!

Como reduzir custos na empresa: gastos invisíveis do MEI

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Ainda não usa o APP gratuito MEI Fácil? Baixe agora e tenha tudo o que você precisa para cuidar do seu MEI na palma da mão.

Aproveite e inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.2 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler