Ter o conhecimento das despesas fixas e variáveis da sua MEI é essencial para conquistar o sucesso financeiro do negócio. Afinal, quando não se sabe para onde o dinheiro da empresa vai todo mês, torna-se mais difícil mantê-la de pé.

As aberturas de MEIs no Brasil não param de crescer. De acordo com o Sebrae, entre 31 de março e 15 de agosto de 2020, quase 700 mil microempreendedores individuais foram registrados. Se olharmos para o número total do pais, já são quase 11 milhões.

E o gráfico abaixo (dados de até julho de 2020), mostra como a evolução anual de novos MEIs está acontecendo à passos largos:

Fonte: Receita Federal/Simples Nacional

Em contrapartida, quase 1 milhão de empresas fecham as portas todos os anos no Brasil. E muito se deve à falta de conhecimento do próprio negócio, principalmente a má gestão financeira.

Para não fazer parte dessa estatística, é importante entender todas as despesas que sua MEI possui, além de aprender a classifica-las corretamente. Pois assim você conseguirá gerenciar, com eficiência, os custos da empresa.

E para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo explicando o que são e quais os tipos de despesas de uma empresa. Vem com a gente.

O que são despesas de uma empresa?

De maneira simplificada, as despesas ou custos de uma empresa representam todos os gastos administrativos e de produção do seu negócio. Como alguns exemplos temos:

  • Compra de insumos e matéria-prima para a produção
  • Aluguel;
  • Manutenção do estabelecimento;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone/Internet;
  • Recursos utilizados para a contabilidade;
  • Marketing;
  • Funcionário (salário e horas extras).

Após identificar esses gastos, é importante dividi-los entre despesas fixas e despesas variáveis.

O que são despesas fixas?

As despesas fixas são os gastos que você possui independente da fabricação do seu produto ou serviço. Elas são previsíveis e estão presentes no seu caixa mesmo quando as vendas diminuírem ou deixarem de ser realizadas.

Como principais exemplos podemos citar o aluguel e manutenção do estabelecimento, água, luz, telefone e internet, parcela de financiamentos e empréstimos, DAS, salário do funcionário, entre outros.

Se você ainda não sabe quais são as despesas fixas da sua MEI, uma dica é reunir as contas pagas dos últimos meses e identificar quais foram os gastos recorrentes, ou seja, aqueles que estiveram presentes em todo o período analisado.

O que são despesas variáveis?

As despesas variáveis, por sua vez, correspondem aos gastos proporcionais e que variam de acordo com o volume de produção da empresa.

Se o funcionário precisou fazer horas extras devido às demandas de pedidos, os gastos com marketing que você realizou para divulgar o produto ou serviço, o valor pago para o contador da sua MEI, o pagamento de fornecedores para compra de matéria-prima e insumos, o valor desembolsado com combustível para possíveis deslocamentos e entregas, entre outros, são algumas das principais despesas variáveis de uma MEI.

Vale ressaltar que as despesas variáveis podem ser reduzidas ou mais bem organizadas durante a gestão do negócio. Aliás, se o planejamento for bem estruturado, pode fazer uma boa diferença nas contas da empresa.

Planejamento financeiro para MEI: como fazer em 5 passos

Depois de anotar e classificar todas as suas despesas, chegou a hora de analisar cada custo, buscar opções para melhor aproveitar os recursos utilizados e traçar metas financeiras para a sua MEI.

E isso envolve negociar insumos e prazos de pagamento com fornecedores, estudar iniciativas e promoções que possam aumentar as suas vendas e otimizar o processo de produção ou oferta do serviço.

Caso tenha alguma dúvida, é escrever nos comentários. Conte com a gente!

Como reduzir custos na empresa: gastos invisíveis do MEI

 

Ah, temos uma novidade para te contar!

Acaba de chegar a Maquininha MEI Fácil em parceria com iZettle. Feita para quem é MEI e totalmente integrada com a conta MEI Fácil!

E não para por aí! A Maquininha MEI Fácil não tem burocracia, não tem mensalidade e nem contrato de fidelização.

Você não precisará mais esperar o recebimento dos seus pagamentos, pois com ela, em até 1 dia útil, o dinheiro está na sua conta. Demais, né?

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Ainda não usa o APP gratuito MEI Fácil? Baixe agora e tenha tudo o que você precisa para cuidar do seu MEI na palma da mão.

Aproveite e inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.