Quem possui negócio próprio provavelmente está familiarizado com o termo pessoa jurídica, mas nem sempre conhece as diferenças entre conta física e jurídica, além dos benefícios de ter contas separadas. Neste artigo, saiba o que é conta jurídica e quais vantagens ela oferece ao MEI. 

O que é conta jurídica e porque ela é diferente da conta física

Uma das principais dicas de controle financeiro MEI é separar as suas finanças pessoais das finanças do negócio. Ter uma conta jurídica acaba sendo a melhor opção, não apenas pela praticidade, mas também em razão dos benefícios oferecidos, que facilitam a gestão do seu empreendimento.

Antes de descobrir o que é conta jurídica, é necessário conhecer as diferenças entre pessoa física e pessoa jurídica.

Uma conta jurídica é basicamente uma conta bancária aberta por uma pessoa jurídica – que podem ser empresas, ONGs, partidos políticos, sociedades, fundações, entre outros – e tem direitos e deveres independentes da pessoa física.

Pessoa física e jurídica: qual a diferença? 

A pessoa física diz respeito a qualquer indivíduo, a partir do momento de seu nascimento. Ou seja, todo cidadão é uma pessoa física, cujos registros principais são a Certidão de Nascimento e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Enquanto o primeiro termo é composto por apenas um indivíduo, o termo pessoa jurídica (comumente conhecido como PJ) indica uma ou mais pessoas, com função específica, como prestação de serviços, devidamente registradas através do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), junto das inscrições municipais e estaduais.

Portanto, todo microempreendedor individual também é uma pessoa jurídica, por ter uma empresa formalizada com CNPJ MEI.

Além dos registros distintos, pessoas jurídicas e pessoas físicas pagam impostos diferentes e costumam possuir contas bancárias separadas, visto que as finalidades não são as mesmas.

Caso você seja MEI e ainda não tenha uma conta destinada para seu negócio, conheça os benefícios de ter uma conta jurídica a seguir. Assim, você pode tomar a decisão de abrir uma conta PJ com toda a confiança!

O que é conta jurídica e quais os benefícios para MEI 

Profissionais já formalizados e aqueles que desejam empreender podem abrir uma conta jurídica com CNPJ MEI. Essa conta será destinada às movimentações referentes a empresa.

Por isso, os benefícios da conta jurídica incluem:

  • Receber de seus clientes facilmente;
  • Pagar fornecedores com credibilidade e segurança;
  • Evitar problemas com Imposto de Renda, afinal, será mais fácil verificar as origens e destinos do dinheiro presente na conta;
  • Ter maior controle de seus lucros, o que possibilita novos investimentos e aplicações.

A conta jurídica traz mais organização financeira para o MEI. O maior benefício, ao longo do tempo, é alcançar mais poder sobre o dinheiro do seu negócio.

Entretanto, para ter uma conta PJ, é comum enfrentar grande burocracia e se deparar com altas tarifas, praticadas na manutenção da conta e nas transações rotineiras, como TED.

Apesar dos serviços serem mais abrangentes do que aqueles oferecidos em uma conta de pessoa física, as taxas causam uma perda significativa de dinheiro, que poderia ser investido no crescimento do negócio.

Conte com as contas digitais para superar esse obstáculo 

A fim de vencer a burocracia e minimizar os gastos referentes a uma conta jurídica, as contas digitais surgem como uma alternativa prática para cuidar do seu negócio.

Com isenção de tarifas e condições especiais para diversos serviços, a conta de pessoa jurídica digital traz todos os benefícios para sua empresa, sem pesar no bolso.

Conheça as vantagens de abrir uma conta digital MEI. 

Através da conta digital, você garante uma gestão de negócio eficiente, cumpre com suas obrigações fiscais (como o pagamento do DAS) e recebe por seus serviços de forma simplificada.

Estamos aqui para ajudar na sua jornada como MEI

A MEI Fácil traz serviços financeiros e facilidades para gestão do CNPJ MEI em um único aplicativo. Contamos também com material educativo e suporte total para o empreendedor no canal do YouTube e redes sociais: Instagram e Facebook. 

Acompanhe para não perder as próximas novidades e dê os passos necessários para crescer seu negócio junto conosco!