Entender o que é fluxo de caixa e quais são os seus benefícios é importante para preservar o orçamento da sua empresa, afinal, é com essa ferramenta que você conseguirá entender todas as movimentações financeiras do seu negócio. Neste artigo, confira tudo o que você precisa saber a respeito do assunto e veja como fazer o seu fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa de uma empresa

Fluxo de caixa é um levantamento detalhado de todas as despesas, custos, lucros, entradas e saídas, enfim, todas as informações referentes às finanças de uma empresa. Para que ele funcione, é preciso que o acompanhamento seja feito diariamente e de forma detalhada.

Esse processo deve estar presente na rotina do MEI, pois é isso que permitirá ter mais clareza sobre qual a real situação financeira da empresa e também poderá evitar o aparecimento de dívidas. Além disso, com um fluxo de caixa é possível identificar quais são os maiores gastos, qual a margem de lucro das vendas, fazer projeções e obter uma série de insights a respeito do que pode ser melhorado no orçamento.

Qual a importância de um fluxo de caixa

Dentre os principais benefícios de um fluxo de caixa para uma empresa, podemos citar:

  • Obter mais controle sobre todas as movimentações financeiras
  • Possibilidade de fazer previsões sobre despesas futuras e períodos com menos vendas
  • Ter informações suficientes para tomar decisões a respeito da precificação do seu produto ou serviço
  • Entender se o orçamento da empresa está muito comprometido ou com um bom lucro

Esses são apenas alguns exemplos, mas o fato é que fazer o controle de entrada e saída do dinheiro da empresa proporciona uma visão mais estratégica sobre todo o negócio. Nesse sentido, a relevância de um fluxo de caixa vai muito além do financeiro, pois também oferece insumos para a tomada de decisões mais assertivas sobre o futuro da empresa.

Por exemplo, ao analisar o fluxo de caixa, é possível fazer projeções e escolher qual é o melhor momento para fazer uma promoção de um produto ou quando fazer um grande investimento para o negócio.

Sem ter clareza sobre os números e qual será o impacto dessas decisões para o futuro da empresa, esses passos podem ser muito arriscados e corre-se o risco de comprometer negativamente o orçamento.

Além disso, outro benefício do fluxo de caixa é poder conhecer qual o capital de giro ideal do negócio para proteger a empresa em períodos de redução das vendas, crises ou qualquer outra eventualidade que possa impactar as finanças.

Como fazer um fluxo de caixa

Agora que você já sabe para que serve o fluxo de caixa e qual sua importância, está na hora de colocar a mão na massa.

Essa ferramenta tem modelos que variam de empresa para a empresa, mas alguns elementos do fluxo de caixa devem estar sempre presentes, como custos, despesas e receitas.

Aqui separamos algumas dicas sobre como reduzir custos na empresa.

Lembrando que custos são todas as saídas do caixa da empresa que estão diretamente relacionadas ao produto ou serviço, como embalagens e softwares, por exemplo. Já despesas são os gastos referentes à manutenção do negócio, como contas, impostos e tarifas bancárias.

Já as receitas são toda a renda gerada pela empresa a partir das vendas do seu produto ou serviço.

Para começar a fazer o seu fluxo de caixa, você pode usar uma planilha de controle financeiro ou um aplicativo de finanças, por exemplo. Para te ajudar, nós temos uma planilha pronta para ser usada, na qual você pode anotar todas as informações sobre as vendas, assim como elencar cada uma de suas despesas.

Baixe agora mesmo a planilha de controle financeiro da MEI Fácil.

No vídeo abaixo você confere um passo a passo completo sobre como usar a planilha:

Ao montar o seu fluxo de caixa, o ideal é fazer relatórios recorrentes com uma análise detalhada sobre a saúde financeira da empresa. Lembre-se que a gestão de fluxo de caixa é um trabalho diário e necessário para manter o seu orçamento sempre sob controle.

Nos seus apontamentos do dia a dia, você deve registar o seu saldo inicial, que é quanto de dinheiro você tem disponível naquele dia, as entradas ocorridas ao longo do período, ou seja, todos os valores relacionados às suas vendas, e as saídas, que são os pagamentos realizados.

Como uma conta digital pode te ajudar a gerir melhor seu fluxo de caixa

Com a conta MEI Fácil você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias. Com ela é possível pagar fornecedores, receber de clientes, realizar transferências e comprar o que você quiser com o cartão MEI Fácil, que também não tem anuidade.

Além disso, o nosso cartão reduz as chances de você contrair dívidas e ainda te ajuda a dinamizar o controle financeiro. Por ser um cartão pré-pago usado na função débito, você define seu limite e assim não gasta mais do que deve, já que compras e saques serão efetivados apenas se você tiver saldo em sua conta.

E mais: com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Conheça as vantagens de abrir uma conta digital MEI.

Ou seja, a nossa conta te dá mais autonomia financeira e mais poder sobre o seu dinheiro e sobre o seu negócio. Além disso, todas as informações que você precisa para fazer o controle de fluxo de caixa da sua empresa estão disponíveis no aplicativo, o que torna o processo de acompanhamento do seu orçamento muito mais fácil.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.