Controle de vez as finanças da sua empresa baixando a planilha de controle financeiro MEI. Com ela, administrar o dinheiro do seu negócio ficou mais fácil. E nós iremos te explicar tudo neste post. Vem com a gente!

Sabemos que gerenciar as finanças de uma MEI pode não ser tão simples, pois envolve a necessidade conhecer, e muito bem, o fluxo de caixa da empresa, desenvolver o hábito de anotar tudo que entra e que sai no dia a dia do negócio, controlar todas as formas de pagamentos utilizadas, gerenciar as notas fiscais, além de outras demandas que surgem e nem sempre estamos preparados para lidar com elas.

Foi pensando em tudo isso que criamos a planilha de controle financeiro MEI! Para te ajudar a dominar as finanças da sua empresa de uma vez por todas!

Com esta planilha financeira gratuita, você conseguirá controlar as suas vendas, notas fiscais, formas de pagamento, além de acompanhar de perto as despesas da sua MEI. E tudo em um só lugar!

É a chance de você colocar o seu negócio para decolar! 🚀

Mas antes de baixar a planilha, aproveite e leia o conteúdo que elaboramos para te guiar nesta jornada MEI.

Inclusive, aconselhamos que você, mesmo após fazer o download do material, utilize este artigo para entender mais sobre a sua planilha financeira MEI. Aqui você irá encontrar dicas de como fazer um controle financeiro corretamente, verá prints da planilha ensinando como preenchê-la, além de tirar dúvidas que surgirão conforme utiliza o material.

Caso você queira ir direto ao assunto do seu interesse, é só clicar nos tópicos abaixo:

Como fazer um controle financeiro do MEI?

É possível fazer o controle das finanças de uma MEI de várias formas. Pode ser anotando tudo em um caderno, onde o empreendedor registra todas as suas vendas, clientes, formas de pagamentos e gastos.

Esse controle pode ser diário, semanal ou mensal, dependendo da necessidade do seu negócio. Se você tiver uma loja ou algum tipo de comércio, por exemplo, pode controlar diariamente as vendas e depois fazer um resumo do mês.

O essencial para o MEI é desenvolver o hábito de realizar essa atividade com disciplina, pois não existe milagre. Criar uma rotina de controle das finanças melhora o planejamento e a estratégia do negócio, auxiliando o microempreendedor em futuras decisões, como:

  • A compra de mercadorias e equipamentos novos;
  • A priorização de pagamentos de impostos e despesas;
  • O investimento na infraestrutura e manutenção do negócio;
  • Realizar planejamentos conhecendo, de perto, o fluxo de caixa;
  • Entre outras ações.

Uma boa alternativa, se não a melhor, para controlar o dinheiro da sua MEI é acompanhar a venda de produtos e/ou serviços em uma planilha de controle financeiro do Excel.

Vantagens de utilizar uma planilha de controle financeiro na sua MEI

Por mais que funcione anotar em um caderno tudo que entra e o que sai do seu negócio, quando você utiliza uma planilha de controle financeiro empresarial, a atividade se torna mais profissional e menos susceptível à erros.

Para que você entende mais de perto os benefícios de uma planilha de controle financeiro, trouxemos alguns pontos que fazem a diferença, quando comparados à um caderno tradicional.

Deixe as contas para o Excel

Ao incorporar uma planilha financeira na sua MEI, você deixa toda a matemática do negócio com o computador. Chega de ficar fazendo contas de cabeça, basta preencher as informações na sua tabela e, como em um toque de mágica, você consegue ver os números calculados na sua tela. Tudo de forma simples e segura.

Economize espaço e tempo na rotina da sua MEI

Utilizando apenas um computador, ou seja, sem ter a preocupação de guardar caixas com documentos sobre o fluxo de caixa da sua MEI, você consegue armazenar todas as informações necessárias para um controle financeiro eficiente do seu negócio.

Ao organizar uma rotina de preenchimento da sua planilha, você economiza tempo para a realização do controle financeiro empresarial, pois basta abrir o Excel e acrescentar as informações da MEI lá dentro.

Chega de gastar: A planilha de controle financeiro é GRÁTIS

Invista o capital da empresa para focar nos seus clientes e crescimento do negócio!

Você não precisa gastar nada para ter uma planilha completa e pensada especialmente em você.

E se tiver alguma dúvida com formas de pagamentos, notas fiscais, controle financeiro e dicas para sua MEI, basta entrar no blog da MEI Fácil e acessar todos os conteúdos 100% grátis.

Segurança para o seu negócio

Você não precisa mais se preocupar em perder informações e dados de clientes da empresa, ou então esquecer onde guardou o caderno de anotações.

A sua planilha de controle financeiro MEI fica salva e armazenada com total segurança e facilidade, no seu computador ou na nuvem.

Agora que você já entendeu alguns dos benefícios que a planilha de controle financeiro pode proporcionar ao seu negócio, chegou a hora de te explicar o conteúdo que irá encontrar, após baixar o material.

planilha de controle financeiro

O que você irá encontrar na sua Planilha de Controle Financeiro MEI?

Pensando em tornar a sua experiência na utilização da planilha simples e completa, ela é dividida em duas tabelas principais – ganhos e despesas, e uma aba contendo informações sobre a Declaração Anual do MEI (DASN – Simei).

Ganhos

A tabela de ganhos refere-se à tudo o que entrou em seu caixa, ou seja, as suas receitas, aquilo que você vendeu.

Nela, você consegue anotar as seguintes informações:

  • Data da venda;
  • Cliente;
  • O que você vendeu;
  • Se a venda foi de um produto ou serviço;
  • O valor da venda;
  • A forma de pagamento;
  • Especificar se a venda foi parcelada ou à vista e o número de parcelas;
  • Se você emitiu ou não uma nota fiscal;
  • Se você já recebeu o pagamento.

O preenchimento das informações é bastante simples e intuitivo, mas fique tranquilo que iremos mostrar algumas imagens da planilha para te ajudar nessa atividade.

Vale dar uma atenção especial à dois tópicos da tabela de Ganhos. A forma de pagamento e a nota fiscal.

 Forma de pagamento

Uma dúvida comum entre os MEIs é decidir quais formas de pagamento oferecer aos seus clientes, na hora da venda.

E para ajudar nessa questão, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, realizou uma pesquisa mostrando os principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros.

Para as lojas físicas, se destacam o cartão de débito, crédito e dinheiro. Já para as vendas online, o cartão de crédito, débito e o boleto saem na frente.

O estudo revela a importância de oferecer diferentes opções de pagamento para os clientes, afinal ninguém quer perder uma venda quando tudo já parece encaminhado.

Por isso, se organize e ofereça soluções, em toda a jornada de compra do seu cliente.

Peça a sua maquininha de cartão para oferecer opções no débito e crédito, e trabalhe com o pagamento via boleto bancário.

Aliás, o boleto de cobrança traz muitas vantagens para o MEI. Além de mais segurança, emitir um boleto bancário aumenta a credibilidade e presença do seu negócio. Sendo uma forma de pagamento utilizada por 75% dos estabelecimentos do Brasil.

Vale ressaltar o novo meio de pagamento, lançado pelo Banco Central no final de 2020 e que está fazendo um grande sucesso no dia a dia das pessoas: o Pix!

Com quase 4 meses de existência, já foram mais de 286 milhões de operações realizadas por meio do Pix.

Com ele, os pagamentos podem ser realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos. O sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

Na MEI Fácil, o Pix para empresa é 100% grátis! Aproveite, baixe o app e cadastre sua chave Pix agora mesmo!

Emissão de nota fiscal pelo MEI

Emitir nota fiscal também é um assunto que gera bastante questionamentos por parte dos MEIs, pois existem diversos tipos do documento e dependem da classificação do cliente que efetua a compra.

Por isso, a emissão pode se tornar obrigatória ou apenas uma exigência por parte do comprador.

Se o seu cliente for uma pessoa jurídica ou do governo, você é obrigado a emitir nota fiscal MEI. Já para clientes pessoa física, não é obrigado, mas ele pode pedir um comprovante de pagamento.

Contudo, mesmo que a emissão de nota fiscal não seja obrigatória em todas as situações, ela traz vantagens e segurança para sua MEI.

Por isso, não deixe de usá-la e tenha cada vez mais controle do seu negócio.

Despesas

Já na tabela de despesas, você você consegue controlar os gastos que sua MEI teve no mês, como o boleto DAS MEI, contas de água, luz, internet, aluguel, entre outros.

Neste bloco, você pode anotar as seguintes informações:

  • Data da despesa;
  • Tipo de despesa;
  • O valor;
  • A forma de pagamento utilizada;
  • Se a despesa foi paga em parcelas ou à vista e o número de parcelas;
  • Se o valor final de despesa já foi quitado.

Declaração anual do MEI

A Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), é uma obrigação que o MEI deve cumprir todos os anos.

A DASN consiste na declaração de todos os ganhos referentes ao ano anterior. Ou seja, o valor bruto de seus faturamentos como microempreendedor, sem incluir descontos de gastos e despesas do negócio.

Elaboramos um artigo completo que explica tudo sobre a declaração anual do MEI e como fazê-la corretamente. Basta clicar aqui e conferir.

Para que a planilha financeira MEI seja completa do início ao fim, criamos uma aba dentro dela onde você conseguirá ver o quanto faturou por mês com as vendas de produtos e serviços, separadamente, de acordo com as informações preenchidas ao longo do ano.

Isso te ajuda a saber o valor do seu faturamento bruto para fazer sua DASN-Simei.

Aliás, você pode fazer a sua declaração anual MEI direto pelo app da MEI Fácil! Demais, né?

planilha de controle financeiro

Planilha de Controle Financeiro MEI Fácil: como usar?

Esta planilha foi preparada para facilitar a sua vida como MEI. E a MEI Fácil te ensina como iniciar esse controle financeiro mensal.

Fizemos um tutorial para você entender melhor como usar a planilha. Aliás, caso tenha alguma dúvida no dia a dia, basta voltar neste artigo e dar uma olhada nos prints que iremos mostrar agora. Vamos lá?

Abaixo, para que você vá se familiarizando com o material, temos a visão geral da planilha, com todos os espaços e tabelas que você precisará preencher para controlar as finanças da empresa.

Agora, na parte de baixo da planilha, colocamos todos os meses do ano para você se organizar durante o período.

Para preencher os dados de cada mês, clique no nome do mês (abas), como na imagem a seguir:

Clique nas abas em amarelo para ver os exemplos de como preencher os dados:

Você irá conferir, na parte de cima da planilha, o mês e ano do seu controle e escrever o nome da sua empresa:

Preenchendo os ganhos na Planilha financeira MEI

Para que você entenda como preencher seus recebimentos corretamente, detalhamos o que é cada campo presente na tabela de ganhos:

Tipos de venda

Para seguir a mesma linha de classificação da Declaração Anual do MEI e facilitar a sua vida, usamos os seguintes tipos de venda e os impostos que cada classificação possui:

Ainda para o preenchimento dos campos restantes:

Pronto, agora você consegue preencher e entender todos os campos presentes na tabela de ganhos da sua MEI.

Preenchendo suas despesas na Planilha financeira MEI

Chegou a hora de preencher quais foram os gastos da sua MEI. Assim como explicamos acima para os ganhos, trouxemos algumas imagens que te ajudarão nesta etapa.

Entendo a aba de declaração anual MEI (DASN-Simei)

Essa aba é para ajudar o MEI na hora de fazer a sua Declaração Anual. Com ela, é possível verificar o que você vendeu de produtos e serviços.

E, de maneira muito simples e automática, será calculado o seu faturamento bruto anual, que é o valor que você deverá declarar na DASN.

Por isso, é importante que você preencha sua planilha periodicamente e com todas as informações que possui, pois assim, a sua DASN-Simei fica ainda mais fácil.

Segue abaixo uma imagem mostrando como é a aba de declaração anual da planilha financeira MEI:

Caso você prefira, também gravamos um vídeo explicando direitinho como preencher corretamente a sua planilha financeira MEI. É só conferir abaixo:

Falando sobre despesas do MEI

Da mesma maneira que o empreendedor deve controlar tudo o que recebe de vendas de produtos ou serviços, também é preciso ter um controle de tudo que foi gasto com o negócio, seja a conta de aluguel do estabelecimento, o transporte para atender um cliente ou a aquisição de mercadorias e equipamentos.

Dessa maneira, é possível entender melhor como o MEI deve precificar seu produto ou serviço, levando em consideração os custos e despesas, além de ajudar na análise do que está valendo mais a pena ser feito no negócio, se os custos para produzir um produto compensam em relação ao seu preço, entre outras situações.

Vale destacar também que todo MEI possui despesas fixas e despesas variáveis, sendo muito importante entender o que é cada uma para ter cada vez mais controle financeiro sobre o seu negócio.

Despesas fixas

As despesas fixas são os gastos que você possui independente da fabricação do seu produto ou serviço. Elas são previsíveis e estão presentes no seu caixa mesmo quando as vendas diminuírem ou deixarem de ser realizadas.

Como principais exemplos, podemos citar o aluguel e manutenção do estabelecimento, água, luz, telefone e internet, parcelas de financiamentos e empréstimos, DAS, salário do funcionário, entre outros.

Despesas variáveis

As despesas variáveis, por sua vez, correspondem aos gastos proporcionais e que variam de acordo com o volume de produção da empresa.

Se o funcionário precisou fazer horas extras devido às demandas de pedidos, os gastos com marketing que você realizou para divulgar o produto ou serviço, o valor pago para o contador da sua MEI, o pagamento de fornecedores para compra de matéria-prima e insumos, o valor desembolsado com combustível para possíveis deslocamentos e entregas, entre outros, são algumas das principais despesas variáveis de uma MEI.

Confira aqui tudo sobre despesas fixas e despesas variáveis

Agora que você descobriu tudo sobre a planilha de gastos da MEI Fácil, não perca tempo, baixe agora a sua, comece a colocar nela todas as informações do seu negócio e prepare a sua MEI para decolar! 🚀

planilha de controle financeiro

Caso tenha alguma dúvida, fique tranquilo. É só deixar um comentário abaixo que te responderemos 😊

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.