Como fazer publicidade em redes sociais: guia prático para MEI

6 minutos de leitura
Veja como fazer publicidade em redes sociais
Navegue pelo conteúdo

Você sabe como fazer publicidade em redes sociais ou ainda fica perdido nesse universo digital?

Hoje, a empresa que não estiver pelo menos no Facebook e no Instagram pode ficar para trás no mercado — e isso também vale para uma MEI.

Com o avanço das plataformas, você tem inúmeros recursos e estratégias (gratuitas e pagas) para se conectar com seus clientes, promover sua marca e aumentar suas vendas.

A seguir, vamos mostrar como fazer publicidade em redes sociais e dar seus primeiros passos no marketing digital.

Leia até o fim e veja como marcar presença nas principais redes sociais da internet.

Como fazer publicidade em redes sociais: 13 dicas

Aprender como fazer publicidade em redes sociais não é tão complicado, mas requer tempo e recursos para aproveitar o que as plataformas oferecem.

Confira 13 dicas para começar nesse universo.

1. Tenha uma identidade visual

Não tem como fazer publicidade em redes sociais se você não tiver uma boa identidade visual que represente sua marca.

No mínimo, é preciso ter um logotipo para inserir no avatar, cores específicas da sua marca e uma tipografia padronizada.

Assim, seus clientes irão reconhecer sua empresa em qualquer rede social e você poderá transmitir uma imagem profissional na sua comunicação.

2. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado na publicação de conteúdos relevantes que atraem clientes, transmitem credibilidade e geram autoridade para a sua empresa.

Para usar essa estratégia com sucesso, você deve publicar imagens, vídeos, textos e demais formatos permitido em redes sociais com frequência, focando nos assuntos que interessam seu público e estão diretamente ligados ao seu negócio.

O objetivo é atrair o máximo de curtidas, comentários e compartilhamentos para gerar novas oportunidades de venda e aumentar sua audiência.

3. Faça a gestão da sua comunidade

Fazer a gestão de comunidade significa monitorar os comentários nas suas redes sociais e interagir o tempo todo com seu público.

Hoje, os usuários esperam que as empresas respondam às suas dúvidas, sugestões e reclamações nas mídias sociais, e deixar alguém “no vácuo” é uma péssima ideia para a sua reputação.

Veja nossas dicas de como responder clientes nas redes sociais.

4. Faça lives

As transmissões ao vivo, ou simplesmente lives, bombaram na pandemia e continuam fazendo sucesso nas redes sociais.

Dependendo do seu negócio, você pode fazer lives para mostrar novidades, entrevistar profissionais relevantes da área ou lançar um produto ou serviço, por exemplo.

Os canais preferidos para isso são o Instagram Live, Facebook Live e Youtube.

5. Explore os stories

Os stories do Instagram já são mais populares do que o próprio feed, e podem ser usados de forma estratégica pela sua empresa.

Você pode compartilhar acontecimentos do dia a dia do negócio, destacar produtos e serviços, divulgar promoções, criar campanhas e várias outras ações que atraem muitas visualizações na rede social.

Lembre-se também de salvar os destaques mais importantes para ter uma coleção de histórias no seu perfil.

6. Crie conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo já se provou mais engajante em várias redes sociais.

Hoje, você tem diversos canais para publicar vídeos com propostas diferentes e alavancar sua empresa.

Além de usar o YouTube, você pode explorar o IGTV e os reels do Instagram, e os vídeos do Facebook, por exemplo.

No vídeo abaixo você confere como usar vídeos para alavancar o seu negócio:

7. Faça promoções e sorteios

As promoções atraem muitas interações em redes sociais como Facebook e Instagram.

Uma das estratégias mais usadas é sortear produtos e serviços para usuários que seguirem o perfil e marcarem amigos.

Você também pode criar concursos, oferecer descontos para seguidores e outras táticas que aumentam o engajamento e a audiência nas redes.

Veja como fazer uma promoção do zero.

8. Mostre os bastidores no Tik Tok

O TikTok é uma rede social em ascensão que pode ser interessante para fazer a publicidade do seu negócio. Segundo um relatório divulgado pelo TikTok, 42% dos usuários da rede social dizem descobrir novas coisas por lá.

A estratégia mais usada pelas pequenas empresas é mostrar os bastidores do negócio no dia a dia com vídeos descontraídos que atraem muitos seguidores e geram engajamento espontâneo.

9. Crie tendências no Twitter

O Twitter é a rede social certa para acompanhar e criar tendências que se espalham rapidamente pela internet.

Com uma conta na plataforma, você pode criar sua comunidade de seguidores, fazer lançamentos e oferecer atendimento aos clientes, além de monitorar todas as menções ao seu negócio.

10. Use o Pinterest para Negócios

Sabia que, segundo dados do próprio Pinterest, mais de 400 milhões de pessoas usam essa rede social todos os meses para encontrar ideias e inspirar suas compras?

Qualquer empresa pode usar o Pinterest para negócios criando uma conta comercial gratuitamente na plataforma.

De olho no crescimento das empresas, a rede criou o Pinterest Business, que traz várias funcionalidades exclusivas.

Além de criar coleções e pins com produtos e serviços, as marcas têm acesso a recursos de análise de dados para entender seu desempenho, e pins avançados de produtos, imagens e vídeos.

11. Faça anúncios pagos nas redes sociais

Os anúncios pagos são a forma mais rápida e eficiente de fazer publicidade em redes sociais.

São os famosos posts patrocinados, que você paga para deixar em evidência para um público-alvo selecionado.

Em plataformas como Facebook e Instagram, você pode escolher entre diversos formatos de anúncio (imagem, vídeo, carrossel, etc.) e definir um orçamento diário ou semanal personalizado.

Assim, com cerca de R$ 100 você já consegue lançar suas campanhas e testar a efetividade dos anúncios.

Os principais serviços são Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Negócios e Pinterest Ads.

12. Use as ferramentas de analytics

Quando você faz publicidade nas redes sociais, conta com diversas ferramentas de monitoramento e estatísticas que mostram o desempenho dos seus anúncios e conteúdos.

São as chamadas ferramentas de analytics, que revelam métricas como número de visualizações e cliques, quantidade de visitantes no período, dados demográficos da audiência e muito mais.

Assim, você consegue entender o que está dando certo e o que precisa ser ajustado para melhorar seus resultados de marketing.

13. Coloque sua empresa no Google Meu Negócio

Não é bem uma rede social, mas o Google Meu Negócio é fundamental para quem tem uma loja física e quer atrair clientes na região.

Esse recurso do Google é 100% gratuito e voltado especialmente para pequenas empresas que atendem clientes em sua localidade e interagem pessoalmente com o público.

Quando você cria um Perfil de Negócio, os clientes que estão próximos e procuram por palavras-chave relacionadas à sua empresa encontram você facilmente na busca do Google e no Google Maps.

Faça o teste: procure por algum tipo de produto ou serviço no Google, por exemplo, “pet shop”.

É provável que o primeiro resultado seja uma imagem do Google Maps com os pet shops mais próximos de você e uma lista com nome, endereço, horário de funcionamento e avaliações das empresas.

É aí que seu negócio vai aparecer para os seus clientes, e o Google Meu Negócio ainda permite que você publique fotos, responda perguntas, comente avaliações, divulgue ofertas e muito mais.

Aproveite e veja um passo a passo de como tirar fotos de produtos

Para completar, você pode usar o Criador de Sites para ter seu próprio site dentro do Perfil de Negócio.

Importância da publicidade em redes sociais para o MEI

Agora que você sabe como fazer publicidade em redes sociais, temos bons motivos para encorajar essa prática no dia a dia da sua MEI.

Nas plataformas, você estará muito mais próximo do seu público e terá a oportunidade de alcançar milhares de pessoas com um investimento muito baixo.

O Facebook, sozinho, concentra 2,74 bilhões de usuários no mundo todo e uma audiência de 2,14 bilhões de pessoas para os anunciantes, de acordo com dados do Facebook for Business.

Já o Instagram possui uma audiência de 928,5 milhões de pessoas, das quais 92% têm o costume de seguir marcas, clicar em anúncios e fazer compras pelo app, segundo o relatório The Global State of Digital do Hootsuite.

Isso falando apenas das duas redes sociais mais populares.

Não à toa, as empresas têm usado essas plataformas como canais de venda poderosos.

Segundo uma pesquisa do Cetic.br publicada na Agência Brasil, mais da metade das empresas brasileiras usam a internet para vender e 78% estão nas redes sociais.

Para a MEI, é a melhor aposta para divulgar produtos e serviços de uma forma democrática e acessível.

Quais redes sociais devo usar?

A escolha das redes sociais para fazer publicidade depende muito da sua área de atuação e do perfil do seu público.

Como vimos, cada plataforma tem seu foco e exige estratégias diferentes.

Se você vende um produto com grande impacto visual como roupas, decoração ou alimentos, por exemplo, vale a pena focar no Instagram.

Se você tem a possibilidade de criar vídeos relacionados ao seu negócio, como um tutorial de maquiagem para salão de beleza ou um unboxing de uma loja de computadores, o foco deve estar em mídias como YouTube, IGTV, TikTok e Facebook Watch.

Conheça seu público-alvo! Na dúvida, faça uma pesquisa com seus clientes para entender quais redes sociais eles mais usam, para que você saiba onde focar seus esforços.

Quanto preciso investir em publicidade?

Quando se trata de fazer publicidade paga em redes sociais, o orçamento é bastante flexível.

No Facebook e no Instagram, por exemplo, você pode definir valores diários ou semanais para seus anúncios, e o preço final vai depender do quão disputadas são as palavras-chave que você escolher.

Você consegue fazer uma campanha de anúncios por uma semana com um orçamento de R$ 20 diários, por exemplo.

É claro que, quanto maior o valor investido, maior será o alcance da publicidade nas redes sociais.

Mas você pode começar com pouco e ir fazendo testes A/B — duas campanhas lançadas simultaneamente com pequenas diferenças para ver qual tem melhores resultados — para encontrar a estratégia ideal antes de investir mais.

Entendeu como fazer publicidade em redes sociais sendo MEI?

Aproveite e veja como divulgar sua marca do zero e vender mais.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler