Como divulgar minha marca do zero e vender mais?

6 minutos de leitura
como divulgar minha marca
Navegue pelo conteúdo

Tem como divulgar minha marca começando do zero? Essa é uma das primeiras dúvidas do MEI e do empreendedor iniciante em geral.

Depois de todo o trabalho para montar o plano de negócio, pensar no nome e abrir a empresa, chega o momento de lançar a novidade no mercado e conseguir os primeiros clientes.

Mas não é tão simples assim, principalmente em um cenário de alta concorrência com milhares de marcas disputando a atenção dos consumidores.

Então, se você quer aprender como divulgar sua marca desde o início, é melhor conferir nossas dicas para facilitar a tarefa.

Continue lendo e saiba o básico sobre marketing para pequenas empresas.

Como divulgar minha marca: 11 dicas

Afinal, como divulgar minha marca se eu não tenho experiência com marketing?

Fique tranquilo: existem vários caminhos para começar a promover seu negócio e vender mais.

Confira nossas dicas exclusivas.

1. Comece pela identidade visual

O primeiro passo para divulgar sua marca é ter uma identidade visual que seja a cara do seu negócio e gere identificação com o seu público-alvo.

O básico é ter um logotipo que pode ser apenas uma tipografia ou ter um símbolo junto.

Além disso, você precisa escolher as cores que vão representar a empresa, imagens utilizadas e layout das principais peças de comunicação (fachada da loja, cartão de visitas, site, embalagem do produto etc.).

É fundamental que esse trabalho seja feito por um designer profissional, que consiga transmitir a essência do seu negócio pela identidade visual.

Assim, você consegue criar uma marca de sucesso que ficará registrada na memória dos seus clientes.

Dica: você encontra profissionais de design com preços acessíveis em plataformas de freelancers, como Workana, 99 Jobs e GetNinjas.

2. Tenha um site

Hoje, estar presente na internet é obrigatório para qualquer empresa que queira divulgar sua marca.

Seu site é o local em que os clientes vão buscar informações básicas, como endereço, horário de funcionamento, catálogo de produtos e serviços, descrições, preços, telefones e outras.

Hoje, você tem várias possibilidades para criar um website gratuito sozinho, como nas plataformas WordPress e Wix.

Para ter um resultado mais profissional, você também pode desenvolver seu site do zero com alguém que trabalhe na área.

O importante é ter seu domínio próprio na web para ser encontrado pelos seus futuros clientes – aproveite e veja se o nome da sua empresa está disponível no Registro.br.

Veja dicas de como tirar fotos de produtos!

3. Entre nas redes sociais

O site continua sendo o seu endereço oficial na internet, mas não é mais suficiente.

Para alcançar um público maior e consequentemente ter mais visibilidade, você também precisa estar nas redes sociais, que hoje concentram a maior parte do tráfego na web.

Para começar, é fundamental ter pelo menos uma página no Facebook e um perfil no Instagram.

Em alguns negócios, também é importante estar presente no TikTok, YouTube, no Twitter e no LinkedIn.

A vantagem das redes sociais é que você pode ter contato mais próximo com o público e conta com várias opções de anúncios segmentados (vamos falar sobre isso mais adiante).

4. Faça sua papelaria básica

Mesmo com a transformação digital, ainda pode valer a pena investir na divulgação offline, principalmente se você tem um pequeno negócio local.

Para isso, comece produzindo a papelaria básica da sua empresa, que é composta por cartão de visitas, envelopes, flyers, folders, papel timbrado e itens opcionais como caneca, caneta e calendário.

Para um comércio de bairro, por exemplo, distribuir o cartão de visitas continua sendo efetivo para divulgar a empresa, e as pessoas utilizam peças simples como um ímã de geladeira ou bloco de notas.

Assim, você consegue inserir sua marca no dia a dia dos clientes e ser lembrado com frequência, graças ao marketing boca a boca.

5. Use o Google Meu Negócio

Se você tem um estabelecimento físico, vale muito a pena utilizar uma ferramenta chamada Google Meu Negócio.

Esse recurso do Google é voltado especialmente para pequenas empresas que atendem clientes em sua localidade e interagem pessoalmente com o público.

Quando você cria um Perfil de Negócio, os clientes que estão próximos e procuram por palavras-chave relacionadas à sua empresa encontram você facilmente na busca do Google e no Google Maps.

Faça o teste: procure por algum tipo de produto ou serviço no Google. Por exemplo: “lavanderia”.

É provável que o primeiro resultado seja uma imagem do Google Maps com as lavanderias mais próximas de você e uma lista com nome, endereço, horário de funcionamento e avaliações das empresas.

É aí que seu negócio vai aparecer para os seus clientes, e o Google Meu Negócio ainda permite que você publique fotos, responda perguntas, comente avaliações, divulgue ofertas e muito mais.

Para completar, você pode usar o Criador de Sites para ter sua própria página dentro do Perfil de Negócio.

E o melhor: o serviço é 100% gratuito.

6. Crie promoções

Criar promoções é uma excelente forma de divulgar sua marca e atrair novos clientes.

Existem inúmeros caminhos para isso, por exemplo:

  • Desconto na primeira compra;
  • Desconto progressivo (aumenta conforme o número de produtos ou serviços comprados);
  • “Compre 1 leve 2”;
  • Liquidação e queima de estoque;
  • Distribuição de brindes e amostras grátis;
  • Sorteios e concursos (lembrando que sorteios precisam ser registrados no Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC);
  • Frete grátis;
  • Promoções em datas comemorativas (Ano Novo, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças etc.).

Uma modalidade muito popular atualmente são os sorteios em redes sociais como Facebook e Instagram.

Basicamente, você sorteia um produto ou serviço atrativo e pede que os clientes marquem amigos e sigam a página para participar, aumentando seu alcance na internet.

7. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para promover seu negócio na internet sem precisar gastar muito dinheiro.

Essa tática consiste em criar conteúdo relevante para o seu público, atraindo visitantes de forma orgânica (sem pagar por anúncios).

Você pode produzir posts para o blog da empresa, vídeos, infográficos, e-books, podcasts e qualquer outro formato, contanto que leve informação de qualidade

8. Invista em links patrocinados

Os links patrocinados são a maneira mais rápida de obter resultados na divulgação da sua marca, principalmente se você está começando.

Basicamente, são anúncios que você publica na internet e paga por cliques ou por visualizações, no modelo PPC (Pay Per Click, ou pague por clique, em tradução livre do inglês).

A plataforma mais famosa é o Google Ads, onde você pode definir um orçamento e criar campanhas de anúncios usando palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

Assim, os consumidores vão ver o anúncio da sua empresa quando buscarem pelos termos associados ao seu negócio no Google e quando visitarem sites parceiros.

Além disso, a vantagem é que você não precisa fazer grandes investimentos: com pouco dinheiro é possível ter um bom resultado, se você segmentar bem seu público-alvo.

9. Faça anúncios nas redes sociais

As redes sociais também oferecem plataformas de anúncios flexíveis com várias opções para você divulgar sua marca online.

No Facebook Ads, por exemplo, você pode criar anúncios em vários formatos (foto, vídeo, stories, messenger, carrossel etc.) e escolher diversos filtros para selecionar seu público-alvo (localização, faixa etária, interesses etc.).

O Instagram Business também é uma ótima opção para promover suas publicações e alcançar muito mais pessoas na internet.

10. Faça parcerias

Quando as pequenas empresas se unem para divulgar suas marcas, todos saem ganhando e conseguem atrair mais clientes.

Você pode deixar seus materiais de divulgação nas lojas dos parceiros, oferecer um serviço gratuito ou amostra grátis de produtos para clientes deles, criar promoções conjuntas e várias outras estratégias.

Nesse caso, vale se associar com empresas que têm relação com seu produto ou serviço, mas que não concorrem diretamente, como um cabeleireiro que faz parceria com a perfumaria do bairro.

11. Organize eventos

A pandemia dificultou a realização de eventos presenciais, mas eles são uma ótima forma de divulgar sua marca e devem ser retomados em um futuro próximo.

Enquanto isso, você pode fazer eventos online como lives e webinários (seminários online), caso seja interessante para promover seu produto ou serviço.

Patrocinar eventos locais é uma alternativa interessante para ganhar visibilidade na sua região.

Por onde iniciar a divulgação?

As dicas que você acabou de conferir servem tanto para os pequenos empreendedores iniciantes quanto para os mais experientes.

Se você está começando do zero, é importante focar no básico do básico: uma marca atrativa, papelaria, site e perfis nas principais redes sociais.

Se for uma loja física, recomendamos dar prioridade para o Google Meu Negócio, pois todo mundo procura no Google por estabelecimentos próximos hoje em dia.

Muitas vezes, a pessoa já está na rua e surge uma necessidade, então, ela vai direto ao Google Maps procurar uma loja nos arredores e traça a rota.

No início, você não precisa investir dinheiro em mídia paga (apenas se quiser resultados mais rápidos ou se o negócio for 100% digital).

É melhor focar nas ferramentas gratuitas e de baixo custo que apresentamos, como promoções, descontos, brindes e conteúdo online.

Com o tempo, você pode começar a separar uma verba da empresa só para anúncios, conforme o negócio for crescendo.

E uma dica importante: assim que possível, procure um profissional de marketing digital para cuidar da promoção online da sua empresa, pois é o caminho mais promissor atualmente.

E agora, está mais confiante para iniciar a divulgação da sua marca?

Deixe seu comentário contando o que já fez para promover seu negócio e o que pretende fazer daqui para frente.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler