A temporada de férias é excelente para quem tem um negócio e quer aumentar as vendas. Durante os meses de dezembro e janeiro e até o Carnaval, o microempreendedor individual (MEI) encontra uma série de oportunidades para atrair clientes e melhorar o caixa.

MEIs que oferecem produtos ou prestam serviços relacionados à saúde, beleza, estética, lazer e turismo são os mais beneficiados com essa estação ensolarada.

Você também pode aproveitar o grande movimento nas cidades turísticas, tendências de moda ou hábitos da temporada de calor para vender mais e lucrar.

Quer saber como? Acompanhe as dicas que preparamos para você neste texto!

Por que o verão é ótimo para aumentar as vendas?

A estação mais quente do ano é ótima para aumentar as vendas por uma série de razões. A primeira delas é porque as pessoas passam mais tempo fora de casa.

Então, caso você já tenha um negócio físico ou queira começar um, esta época do ano pode ser bem favorável.

E para quem vende pela internet, as oportunidades não são menos atrativas. Produtos como protetores solares, moda praia e fitness, além de alimentação e bebidas, são os artigos em destaque na estação.

Como é uma época bastante democrática, há boas perspectivas para quem tem uma loja e até para vendedores ambulantes.

Além disso, como os dias também costumam ser mais longos, é possível aproveitar para estender o horário de atendimento ao cliente.

Quer mais um motivo para começar a empreender no verão?

Esse período do ano também reserva várias datas importantes para o comércio que podem ser exploradas, como as festas de final de ano, as férias escolares e o Carnaval.

Tenha em mente que os consumidores estão sempre em busca de novidades e isso tende a se intensificar com a chegada do verão. Logo, para aumentar as vendas, é preciso estar atento às tendências e interesses do seu público.

Comece aprendendo na sequência sobre o que mais vende nesta época do ano.

O que vende bem nas férias de verão?

Animado para começar? Separamos abaixo as melhores oportunidades para aumentar as vendas nas férias de verão.

E se você ainda não tem um negócio, aproveite as dicas abaixo para se inspirar. Após definir o que vai fazer para aumentar as vendas, é só abrir sua empresa MEI.

Veja nosso conteúdo completo sobre como fazer isso pelo app MEI Fácil por Neon.

Banner com CTA para abrir a conta MEI Fácil por Neon

1. Alimentação saudável e fitness

No verão, os corpos ficam mais à mostra e as academias, lotadas. Negócios com vestuário de ginástica ou alimentação natural podem trazer ótimas oportunidades.

Se você já trabalha com alimentos, pense em criar opções de “verão” com vegetais, frutas e carnes mais leves.

Quem sabe um sanduíche especial, uma quentinha fit ou uma salada com frutas da estação?

2. Tratamentos de estética e beleza em geral

Quem oferece tratamentos estéticos também sente o “efeito verão”.

Pensar em tratamentos, parcerias e locações de máquinas para oferecer o que está na moda parece um investimento maior ou mais trabalhoso, mas pode trazer ótimo retorno.

Outra coisa legal: esteja sempre por dentro das cores, maquiagens e penteados em alta, pois antes mesmo de seus clientes pedirem, você pode falar: “Este é o esmalte que está bombando”.

Siga algumas personalidades no Instagram para se inspirar e acompanhar tendências!

3. Roupas fitness e de banho

No verão, as vendas de biquínis, maiôs, sungas e roupas de ginástica disparam.

Trabalha com moda? Vestuário? Que tal fazer parceria com algum colega que vende acessórios como bijuterias, cangas e bolsas?

Quando seu cliente espiar o conjunto completo, não irá resistir.

Outra dica legal é abusar do Instagram e WhatsApp para enviar fotos das suas peças e combinações, encantando os potenciais clientes que, com certeza, vão querer comprar!

4. Sorvetes e bebidas

Com as altas temperaturas do verão, todo mundo quer se refrescar com um sorvete ou um picolé.

Por isso, apostar na venda desses produtos é uma boa ideia. E o mesmo vale para as bebidas, que têm clientela garantida.

As festas e o calor contribuem para aumentar as vendas. Seja para o sorvete, suco ou caipirinha, escolha as frutas da estação. É economia para o bolso e os clientes adoram!

Para mais ideias, leia aqui o que vender na praia!

5. Comércio próximo a pontos turísticos

Por falar em praias, não há como negar que elas reservam algumas das melhores oportunidades de negócios no verão.

Não apenas elas, como todo ponto turístico que concentra grande público na época de férias.

E o comércio nesses espaços é muito democrático: tem chances de aumentar as vendas de diversos produtos. Desde artigos para consumo imediato até lembrancinhas locais e peças de artesanato, são muitas as possibilidades.

Tenha muitas ideias sobre o que vender na rua aqui.

Apenas lembre-se de que, geralmente, é preciso ter licenças específicas para vender em regiões turísticas. Então, como conseguir?

Procure informações na sua prefeitura, pois o esforço pode ser recompensado com mais “dindin” no bolso.

6. Sobremesas diferentes

O calor é ideal para apostar em sobremesas geladas para você começar a empreender ou mesmo ampliar o mix de produtos do seu restaurante ou lanchonete.

Mais uma vez, a dica é trabalhar com frutas da estação, que são bastante saborosas e apresentam um custo mais baixo. Assim, é só usar a criatividade e apostar no sabor para conquistar os consumidores.

Entre as sobremesas diferentes para aumentar as vendas no verão, temos:

  • Mousse de pêssego;
  • Picolé gourmet de melão;
  • Torta de abacaxi;
  • Sacolé gourmet de abacate;
  • Frozen de maracujá.

7. Cosméticos essenciais

Trabalhar com cosméticos essenciais no verão é ideal para vender bem. Isso porque, com os corpos mais expostos, as pessoas tendem a se cuidar mais.

É nesse cenário que óleos, hidratantes e protetores solares ganham a preferência do consumidor.

Não acontece por acaso, já que proporcionam uma boa hidratação e proteção para a pele.

Uma boa prática é apostar em combos promocionais. Assim, o cliente tende a levar mais itens e você lucra mais!

8. Artigos de carnaval

O verão também é a estação do Carnaval, a festa mais popular do Brasil e do mundo.

Para lucrar nessa época de sazonalidade nas vendas, é importante pensar no mix de produtos da sua loja para incluir artigos temáticos.

Você pode apostar em máscaras, camisetas personalizadas e fantasias adulto e infantil. Aqui, estar atento às tendências é a chave para garantir a preferência do consumidor.

Como se preparar para o aumento nas vendas?

Saber o que vender no verão é só um primeiro passo.

Para aumentar as vendas de fato, você precisa estar preparado, o que envolve planejar aspectos de gestão da empresa, logística e marketing, entre outros.

Descubra como fazer com as dicas abaixo!

Prepare a loja

Sua loja é o cartão de visitas ao cliente. Ele deve se sentir atraído para entrar, para ver os produtos e, claro, para comprar.

Por isso, prepare o espaço planejando em detalhes a sua decoração, que pode estar relacionada ao verão e seus atrativos.

Capriche na vitrine e exponha os produtos com maior apelo para a época.

Cuide do estoque

Cuidar do estoque se justifica por duas razões principais:

  • Você não pode perder vendas pela falta de algum item;
  • Você não pode perder produtos perecíveis por se descuidar da sua validade.

Por isso, os cuidados com o estoque começam já nas compras, que devem ser planejadas para oferecer na medida certa aos clientes os itens que eles mais desejam comprar.

Se você vender alimentos, redobre a atenção.

Aprenda como fazer o controle de estoque na sua empresa.

Invista em campanhas de marketing

Divulgar sua empresa e seus produtos é fundamental para chamar a atenção de potenciais clientes. Nesse período de férias, é muito importante que suas campanhas trabalhem elementos relacionados às principais datas, como Natal, Ano Novo e Carnaval.

Explore também temas como calor e praia se tiver a ver com o seu negócio.

E se você se pergunta onde fazer marketing para atrair clientes, vale a pena investir em plataformas como WhatsApp, redes sociais e também panfletagem.

Lembrando ainda que a decoração da vitrine, que citamos antes, é a primeira ação de marketing.

Conheça as principais estratégias de marketing para sua MEI e comece agora.

Facilite o pagamento

Os clientes têm muitos motivos para comprar no verão, mas lembre-se de que esse também é um período de preocupação financeira para eles.

Afinal, há os impostos tradicionais da época, as festas de final de ano, os gastos com as férias e, em seguida, a volta às aulas.

Acredite: colocar-se no lugar do cliente ajuda a aumentar as vendas, e uma das formas de fazer isso é criar condições de pagamento facilitadas.

Pode ser no cartão, no Pix ou em outro meio preferido pelo seu público, de forma parcelada ou à vista.

Entenda como cobrar seus clientes do jeito certo.

Aposte na venda consultiva

A venda consultiva nada mais é do que uma técnica de convencimento do cliente, oferecendo a ele o máximo de detalhes sobre o produto que vende.

É uma forma de mostrar que se trata realmente daquilo que ele precisa para resolver um problema específico.

Para isso, é preciso ouvir o consumidor, o que possibilita você entender suas dores, necessidades e expectativas. Com a venda consultiva, você também aumenta as chances de fidelização dos clientes.

 

Como vimos ao longo do texto, entender como momentos específicos podem ajudar seu negócio a aumentar as vendas é essencial para alavancar os resultados da sua MEI.

Se você ainda atua sem CNPJ, aproveite esta época também para formalizar seu negócio, oferecer novos meios de pagamento e garantir que as chances de sucesso não vão escapar de você.

E aí, pronto para aproveitar o verão? Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.