A pandemia da Covid-19 acelerou, à passos largos, uma transformação que já vinha acontecendo no mercado ao longo dos anos. E se você pensa em empreender ou atualizar a sua MEI para acompanhar as tendências de negócios em 2021, este artigo é para você.

Em uma pesquisa global, realizada no final de 2020 pela KPMG, 67% dos executivos de grandes empresas mundiais afirmaram que a pandemia alavancou, em meses e até anos, a transformação digital no mundo dos negócios. E isso pode mudar, em diversos aspectos, a relação entre marcas e consumidores.

Por isso, separamos algumas tendências de negócios para você implementar na sua MEI.

Tendências de negócios para o MEI em 2021

Independente do tipo de negócio que você deseja abrir, busque colocar em prática as dicas que listamos abaixo, elas já se mostraram presentes nos últimos anos e, em 2021, estão ganhando ainda mais força.

Vendas online

Em 2020, as vendas pela internet aumentaram mais de 75%, quando comparamos à 2019. E muito disso se deve à pandemia e as consequentes medidas restritivas.

E o que podemos extrair disso?

Está cada vez mais necessário que as empresas marquem presença na internet e comecem a vender online. Mais de 10 milhões de brasileiros fizeram compras na internet pela primeira vez em 2020, e quem já tinha o costume começou a comprar produtos diferentes e com ainda mais frequência.

Na internet, você consegue anunciar milhares de produtos diferentes, inclusive serviços. Além disso, as vendas online te permitem ganhar dinheiro trabalhando de casa.

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa? Descubra agora

Os anúncios e vendas podem ser feitos a partir de sites próprios, utilizando marketplaces e até por meio das redes sociais.

Divulgar o negócio nas redes sociais

Fazer o cadastro em redes sociais e divulgar os seus produtos e serviços pode ser uma boa oportunidade para melhorar os resultados da sua empresa. No Brasil, existem mais de 130 milhões de pessoas conectadas nas plataformas de redes sociais, ou seja, mais de 60% da população brasileira utiliza esses sites diariamente.

E o Instagram é uma das melhores vitrines para anunciar produtos e serviços gratuitamente. Hoje, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, imagine divulgar sua marca e negócios para todas essas pessoas! É uma chance, e tanto, de aumentar suas vendas.

Por isso, não perca tempo, crie uma loja no Instagram e venda mais!

Além do Instagram, marque presença no Facebook, WhatsApp Business, entre outras ferramentas que levam seus produtos e serviços para mais pessoas.

Vender por aplicativo

A utilização de aplicativos está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas. Seja para pedir comida, fazer compras no supermercado, contratar serviços e até sacar dinheiro, vender por aplicativo é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para faturar mais e fazer parte das tendências de negócios para 2021.

E praticamente todos os tipos de empresas podem vender por aplicativo. Seja no ramo da alimentação, prestação de serviços (encanador, eletricista, diarista, cabeleireiro, manicure etc.) e até motoristas de aplicativo, as opções de são variadas.

Pesquise por aplicativos que façam sentido com o produto ou serviço que irá divulgar, analise também se o seu público-alvo compraria por meio deles e fique de olho nas taxas cobradas por essas ferramentas.

Foco na experiência do cliente

Uma tendência de negócios forte para 2021 e que vem marcando presença nos últimos anos é a atenção das empresas para a experiência do cliente.

Para se ter uma ideia da importância desse tópico nos negócios atuais, trouxemos alguns números:

  • Para 61% dos consumidores, ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.
  • 56% dos clientes deixariam de comprar de uma empresa caso tivessem uma experiência ruim no atendimento.
  • Segundo pesquisa da Mckinsey, um cliente infeliz conta a sua experiência negativa para 9 a 15 pessoas. Ao passo que apenas 13% dos clientes felizes contam para mais de 20 pessoas.

Por isso, foque sempre em oferecer o melhor atendimento e experiência ao cliente, durante toda a sua jornada.

Relação mais humana entre a marca e os consumidores

Uma das tendências de negócio para este ano, mas que vem se mostrando presente já a algum tempo, é o foco na relação mais humana entre as marcas e seus consumidores, cenário que vinha sendo esquecido por grande parte das empresas.

Mas, a abordagem está se transformando e o cuidado com os sentimentos, bem-estar e saúde dos consumidores tornou-se uma pauta relevante. E para não ficar de fora dessa tendência, procure implementar iniciativas mais humanizadas na sua empresa, experimente formatos diferentes para se comunicar com seus clientes, assim como oferecer os produtos e serviços.

Automatização dos processos

A automatização de processos também vem marcando presença nas tendências de negócios dos últimos anos, principalmente pelo seu poder em otimizar o dia a dia da empresa, o relacionamento com os clientes, organização de tarefas, além de melhorar o controle financeiro e fiscal de qualquer negócio.

E para você que é MEI, saiba que a automatização de processos pode sim, ser implementada no seu negócio.

Você pode utilizar ferramentas de relacionamento com o cliente (como as mencionadas acima), vender em plataformas online, controlar o estoque de seu produtos e até utilizar uma planilha de gastos para um melhor controle financeiro.

Tudo isso pode ser feito sem gerar maiores custos ao seu negócio, pelo contrário, a automatização de processos é uma boa prática nas empresas, capaz de aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a lucratividade da MEI.

Busque se atualizar sempre

Sem dúvidas, a capacitação constante de um profissional empreendedor é uma das maiores tendências de negócios nos últimos anos, e para 2021 não poderia ser diferente,.

A pandemia trouxe mudanças nas características dos programas oferecidos, sobretudo com o lançamento de ótimos cursos online e de curta duração.

Hoje, existem muitas alternativas gratuitas interessantes para os MEIs e que podem ajudá-los a dar um gás em suas vendas e entender mais sobre negócios ou se inspirarem para crescer.

Os cursos do Sebrae, por exemplo, são uma boa pedida para aprender mais sobre empreendedorismo, conseguir investimentos, gerenciar projetos, negociar com fornecedores, pensar estrategicamente e entender o seu cliente.

Confira aqui 6 Cursos Sebrae que todo MEI deveria fazer [+10 cursos bônus]

Para se destacar em um mercado tão concorrido como o brasileiro, é importante oferecer serviços diferenciados, capazes de conquistar clientes e torná-los fregueses recorrentes do negócio.

Por isso, busque implementar as principais tendências de negócios na sua MEI e não fique para trás. Afinal, o sucesso do seu empreendimento só depende de você!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.