30 conceitos financeiros essenciais à vida do MEI

6 minutos de leitura
conceitos financeiros essenciais para o mei
Navegue pelo conteúdo

Você não precisa ser economista para ser um MEI, mas dominar alguns conceitos financeiros fará muita diferença no dia a dia do seu negócio.

Afinal, empreendedorismo e finanças caminham juntos – e o sucesso empresarial passa, necessariamente, por uma boa organização financeira.

A gente sabe que, como MEI, você provavelmente é um “faz-tudo”.

Além de entender do ramo de atuação, precisa dar atenção aos clientes, resolver problemas corriqueiros e, claro, ficar de olho nas finanças.

Muitos microempreendedores individuais não triunfam exatamente por não entenderem o básico dos conceitos financeiros.

Mas você estar aqui já é uma ótima notícia: é porque está interessado em administrar seu empreendimento da melhor maneira possível.

Boa leitura!

Quantos conceitos financeiros você conhece?

Dentro do universo dos conceitos financeiros empresariais, você sabe o que significa faturamento? Consegue diferenciar faturamento de lucro?

Se você respondeu que faturamento é o total de vendas feitas em determinado período, acertou.

Se considerou lucro o que sobra após descontados todos os custos e despesas, parabéns! É isso mesmo.

E entre lucro e margem de lucro, há alguma diferença? E o que seria capital social? Escrituração? Depreciação?

Muitos microempreendedores individuais fazem confusão entre conceitos como esses.

Isso é normal, mas não faz bem para os resultados do negócio.

Então, ainda que você acredite dominar o básico, pode estar deixando passar oportunidades ou mesmo ficando no prejuízo em situações do dia a dia.

Vamos virar o jogo?

A importância dos conceitos de gestão financeira para seu negócio

Muitos empreendedores registram um CNPJ, mas ignoram conceitos financeiros básicos.

Registrar uma empresa MEI é fácil. O próprio empreendedor faz todo o procedimento pela internet, de maneira fácil e prática.

As obrigações do MEI perante os órgãos governamentais também são muito simplificadas.

Mesmo assim, há microempreendedores que não conseguem sobreviver por muito tempo no mercado.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que três em cada 10 MEIs encerram suas atividades em até cinco anos.

A proporção de falências, conforme a pesquisa, é maior entre os microempreendedores individuais do que entre empresas maiores.

O próprio Sebrae afirma que a raiz do problema está no preparo do empreendedor (ou na falta dele).

É uma realidade que você ajuda a mudar ao buscar conhecer os principais conceitos financeiros que afetam a gestão do seu negócio.

30 conceitos financeiros essenciais para o MEI

Você não quer fazer parte de tristes estatísticas como as mostradas acima, não é mesmo?

Então, conheça a seguir os principais conceitos financeiros para gerir bem o seu negócio.

Fique de olho na lista!

1. Ativo

Bens e direitos de uma empresa, os ativos foram o seu patrimônio e podem ser convertidos em dinheiro se colocados à venda.

2. Passivo

Composto por saldos e obrigações do negócio, o passivo traz os itens que geram custo e, quando descontados dos ativos, formam o patrimônio líquido da empresa.

3. Balanço

O balanço é uma espécie de demonstrativo financeiro realizado para listar lado a lado todos os ativos e passivos da empresa.

4. Despesa

São os gastos que não têm relação direta com a atividade-fim da empresa, como conta de telefone e material de escritório.

Entenda quais são as despesas fixas e variáveis da sua MEI

5. Custo

Tipo de gasto relacionado diretamente à produção de bens ou à prestação de serviços, como o dinheiro usado para comprar matéria-prima ou ferramentas.

Veja como reduzir custos na sua empresa

6. Custo fixo

São gastos que se repetem mês a mês, não tendo relação com o volume de produção ou serviços prestados. Se você paga aluguel na empresa, esse é um exemplo de custo fixo.

7. Custo variável

Como o nome sugere, são gastos que variam de acordo com o volume de produção ou serviços prestados. O dinheiro direcionado à compra de insumos é um exemplo de custo variável.

8. Capital de giro

É o recurso (geralmente em dinheiro) necessário para fazer a empresa girar. Todo negócio precisa de caixa para se movimentar, seja comprando e vendendo mercadorias ou prestando serviços. A esse recurso dá-se o nome de capital de giro.

9. Capital social

O capital social é o investimento inicial feito pelo empreendedor na abertura da empresa. Inclui aportes em dinheiro, aquisição de bens, locação de espaço, entre outros.

10. Receita bruta

É a quantidade de dinheiro que efetivamente entra no caixa em determinado período. Muitos empreendedores usam os termos receita e faturamento como sinônimos, mas há diferenças. Faturamento é tudo que foi faturado, mas não necessariamente recebido. Receita é tudo que foi, efetivamente, recebido.

11. Faturamento

Resultado da soma de todas as faturas, ou seja, das vendas faturadas.

12. Lucro

É o dinheiro que sobra após descontados todos os custos e despesas do faturamento obtido. Pode ser dividido em lucro líquido e lucro bruto.

Aprenda a calcular o potencial de lucro da sua empresa

13. Lucro Bruto

O lucro bruto considera a soma de todas as receitas, descontando os gastos de produção ou prestação de serviços (despesas operacionais).

14. Lucro Líquido

O lucro líquido é o resultado da soma de todas as receitas, subtraído pelo valor pago em taxas e impostos.

15. Margem de lucro

É o lucro medido em percentual. Funciona como um indicador de lucratividade.

16. Margem de contribuição

Indicador financeiro que revela se há na empresa receita suficiente para arcar com custos e despesas e, mesmo assim, gerar lucro.

17. Limite de faturamento

É o valor máximo que o MEI pode vender (faturar) dentro do exercício fiscal, ou seja, no período de um ano. Atualmente, o limite de faturamento do MEI é de R$ 81 mil.

O limite de faturamento do MEI pode mudar?

18. Contabilidade

Área do conhecimento responsável por estudar, registrar e interpretar dados financeiros e econômicos de empresas e pessoas. Serviços contábeis geralmente são prestados por escritórios de contabilidade. MEI não precisa de contador, mas se beneficia desse suporte.

Conheça o serviço de contabilidade da MEI Fácil!

19. Escrituração contábil

É o registro de todas as movimentações econômico-financeiras de uma empresa. Todos os lançamentos de entrada e saída de caixa, compras a prazo e empréstimos devem ser lançados em ordem cronológica.

O MEI não é obrigado a fazer escrituração contábil, mas deve registrar suas movimentações em um relatório mensal de receitas – vale usar uma planilha de controle financeiro em apoio a essa tarefa.

20. Ciclo financeiro

Ciclo financeiro é o prazo entre a compra de insumos e o recebimento de clientes pelo produto vendido ou serviços prestados.

21. Caixa

Em uma empresa, caixa é o valor que a empresa possui, seja em espécie ou em bancos.

22. Fluxo de caixa

Fluxo de caixa são as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Quando feito corretamente, proporciona uma visão transparente da situação financeira da empresa, além de possibilitar projeções sobre o futuro do negócio.

23. Orçamento

O orçamento é um plano financeiro que prevê o futuro da empresa, projetando receitas, custos e despesas para um determinado período e permitindo, assim, direcionar melhor os investimentos do negócio.

24. Contas a receber

São os valores previstos para entrar no caixa da empresa, sejam eles oriundos de vendas de produtos, serviços prestados ou outros ativos.

25. Gestão de estoque

Controle da mercadoria considerando prazo de validade dos produtos, obsolescência e demanda dos clientes. Uma boa gestão de estoque é vital para o funcionamento de todo negócio.

Aprenda como fazer o controle de estoque da sua MEI

26. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio representa o momento no qual a empresa consegue equiparar receitas e despesas, zerando a sua operação. Dessa forma, não há lucro, nem prejuízo – e o gestor sabe quanto precisa faturar para não ficar no vermelho.

27. Depreciação

Perda de valor de um determinado bem em razão de fatores como uso, tempo ou desvalorização de mercado.

28. Exercício fiscal

Período compreendido entre o início e o fim de um ciclo contábil, quando os relatórios são concluídos e entregues aos órgãos competentes. No caso do MEI, após o encerramento do exercício fiscal, é preciso fazer a entrega da declaração anual de faturamento à Receita Federal. No Brasil, o ano fiscal coincide com o ano calendário: 1º de janeiro a 31 de dezembro.

29. Pró-labore

É um tipo de remuneração geralmente adotada por sócios de empresas. Significa “pelo trabalho”.

30. Retirada

Retirada de lucro dos sócios é uma forma de remuneração. A diferença para o pró-labore é que, sobre a retirada, não incide Imposto de Renda, nem contribuição previdenciária.

Onde aprender mais sobre conceitos financeiros?

Compreender os principais conceitos financeiros e colocá-los em prática é um ótimo caminho rumo ao sucesso.

Afinal, nenhum empreendedor quer integrar a triste estatística de negócios falidos.

A boa notícia é que há muita informação de qualidade para ajudar você na gestão do seu negócio.

Quer aprender tudo sobre o universo do microempreendedor individual? Então acesse o blog MEI Fácil e navegue pelos conteúdos.

Além de aprender como abrir um MEI, você terá acesso a informações sobre diversos serviços e soluções, como maquininhas de cartão, assessoria contábil, conta digital e muito mais.

Esperamos que tenha curtido as dicas deste conteúdo.

Veja também os 7 pontos para avaliar a saúde financeira da empresa MEI

Se você gostou, aproveite para assinar nossa newsletter e nos acompanhar pelas redes sociais: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler