Empreender não é uma tarefa nada fácil, por isso absorver o máximo de conhecimento possível pode ser essencial para o sucesso do seu negócio. Porém, para muitos empreendedores MEI iniciantes ou para aqueles que já tem um pequeno negócio, pagar um curso ou ter tempo de frequentar aulas presenciais como cursos Sebrae, às vezes fica fora da realidade do MEI. Mas isso não precisa ser um impeditivo para estudar.

Hoje existem muitas alternativas gratuitas interessantes para o MEI que podem ajudar os empreendedores a darem um gás em suas vendas, como os cursos Sebrae online, a entenderem mais sobre negócios ou se inspirarem para crescer.

Nós aqui da MEI Fácil separamos alguns cursos Sebrae online e gratuitos que podem te ajudar no dia a dia, seja para ter uma noção básica sobre empreendedorismo, seja para perceber uma boa ideia, conseguir investimentos, gerenciar projetos, negociar, pensar estrategicamente ou entender o seu cliente. Espia só e boa aula! 😉

 

Cursos Sebrae básicos de empreendedorismo

Abaixo uma seleção de cursos Sebrae e de outras instituições para você entender os conceitos básicos de como estruturar e gerenciar seu negócio:

Aprender a empreeender
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 16 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

O curso tem como objetivo oferecer aos empreendedores MEI, empresários formais de pequenos negócios, atuantes nas áreas de comércio, indústria, serviços e agroindústria, a oportunidade de adquirir noções básicas de como gerir um empreendimento ou melhorar uma empresa que já existe. Nesse curso Sebrae há conceitos de mercado, finanças e empreendedorismo, além do desenvolvimento de atitudes que compõem o perfil de um empreendedor.

Iniciando um Pequeno e Grande Negócio
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 30 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

As aulas têm como objetivo transmitir princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo úteis para abrir pequenos negócios. Além de ensinar o que e como fazer para iniciar um empreendimento, o curso dá noções de produtos e serviços de qualidade e técnicas para elaborar pesquisas de mercado.

Como controlar gastos na prestação de serviço

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 3 horas
Idioma: português

 

Curso Sebrae Gratuito

O curso capacita empresários a identificar e controlar os custos e as despesas de seus serviços, preparando-os a elaborar uma estratégia de preços e tomar decisões sobre redução de gastos e ampliação da margem de lucro. É uma ótima indicação dos cursos Sebrae para você que precisa ter controle das finanças e entender mais sobre fluxo de caixa.

Como definir preço de venda


Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 2 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

O curso capacita os empreendedores a reconhecer a importância da formação correta dos preços de produtos ou serviços para o sucesso do negócio. Além de saber como cobrar os clientes, o MEI entenderá melhor como precificar seus produtos e serviços da maneira mais adequada para seu negócio.

Como Conquistar e Manter Clientes
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 14 dias / 2 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

Ter um bom atendimento é essencial para conquistar clientes e chamar a atenção de outros e um bom curso pode fazer toda a diferença. Por isso esse curso é para empreendedores que querem aumentar a satisfação dos seus clientes por meio de uma estratégia de Customer Success, por exemplo, vendendo mais para a mesma base de consumidores. Além de compreender os conceitos, o aluno vai entender as métricas e o cálculo de índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento.

Como administrar uma empresa familiar
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 15 dias / 2 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

Você sabia que 85% das empresas no Brasil e no mundo têm o perfil familiar? Por isso surgiu um curso com informações essenciais sobre gestão e sucessão família. É dirigido às pequenas empresas e empresas de pequeno porte com, pelo menos 2 anos de mercado que estejam já operando mas tenham como desafio presente ou futuro a questão de gestão familiar.

Cursos para abrir a cabeça!

Você pode fazer alguns cursos além dos cursos Sebrae, que são menos convencionais, para aprender informações que vão te ajudar no dia a dia da sua empresa MEI e também inspirar para você tomar decisões que vão te ajudar a bombar nas vendas ou colocar seu negócio em outro patamar!

Núcleo de Empreendedorismo da USP – NEU

A USP possui uma organização responsável por fomentar empreendedorismo na universidade, tanto para os alunos que cursam sua educação por lá como com uma série de cursos online gratuitos que podem ser feitos por quem tiver interesse em aprender mais sobre negócios com estudantes da universidade, ex-alunos e profissionais renomados do mercado. Durante o ano o NEU disponibiliza eventos e cursos online de diversos temas, já tem bastante opções, confira:

Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores

Marketing Digital

Inove na gestão de equipes e negócios: o crescimento da empresa

Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira

Marketing e Vendas de empresas para empresas (B2B)

Facebook para Empresas

Você sabia que a rede social possui uma parte com conteúdo para empresas e empreendedores?  Nessa página eles ajudam quem já tem uma página com dúvidas sobre configurações, como impulsionar postagens, entre outros temas. E, para quem quer começar a criar presença da sua empresa MEI na rede, há tutoriais com detalhes e passo a passo para você entender cada passo. Veja no guia de Páginas como não errar.

Instagram para Empresas

Assim como sua rede social colega, o Instagram também tem conteúdo para você começar com pé direito na rede, entender o que diferencia um perfil pessoal de um comercial, como é melhor apresentar suas imagens, como anunciar entre outras dúvidas. Eles tem textos explicativos, cursos online e muitas informações úteis que você pode acessar na página focada em empreendedores da rede social.

 

Cursos extras gringos que podem ajudar!

Se você entender inglês ou estiver com disposição para estudar e traduzir o curso, tem opções interessantes também como apontamos aqui!

Fundamentos do Empreendedorismo: ideias e ação
Instituição: University of California – Irvine (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: de 4 a 8 horas de vídeos, leituras e testes
Idioma: inglês

O curso trabalha com tópicos como: avaliação de criatividade, oportunidade e viabilidade; estratégias para novos negócios; a importância de um plano de negócios e como ser bem sucedido em um novo empreendimento.

Os Fundamentos da Estratégia de Negócios
Instituição: University of Virginia (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 10 horas de vídeos
Idioma: inglês

O curso ensina as teorias e modelos para uma estratégia de negócios de sucesso. A análise estratégica é fundamental, para que o empreendedor veja qual é a concorrência no ramo em que quer competir e saiba se posicionar. Os vídeos têm exemplos de casos de grandes empresas, como o Google, a Apple e a Disney.

 

Empreendedorismo 101: Quem é seu cliente?
Instituição: MIT (edX)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 4 horas por semana (para seis semanas)
Idioma: inglês

Você até pode ter uma ideia de negócio, mas sabe quem é que vai comprá-la? Essa é a pergunta que o MIT faz aos seus estudantes. Para a instituição, o cliente é o principal recurso de uma startup. O curso ensina, por meio das histórias dos empreendedores do MIT, como ir de uma ideia ou tecnologia para o entendimento de quem irá comprar seu produto e por quê.

 

Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais
Instituição: University of Michigan (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 8 horas e meia de vídeos
Idioma: inglês

Negociar também é algo que está presente no cotidiano de todos, mais ainda no do empreendedor. Sem contratos lucrativos, nenhum negócio consegue prosperar. O curso dá uma introdução prática a estratégias e habilidades que resultam em negociações bem sucedidas, na vida pessoal e profissional.

 

E aí, encontrou algum tema que interessou? Vai começar um novo curso ou já fez algum que queira recomendar para os outros MEIs? Conta pra gente! 🙂