6 cursos Sebrae que todo MEI deveria fazer [+10 cursos bônus]

6 minutos de leitura
cursos sebrae
Navegue pelo conteúdo

Empreender não é uma tarefa nada fácil, por isso absorver o máximo de conhecimento possível pode ser essencial para o sucesso do seu negócio. Contudo, para muitos empreendedores MEI iniciantes ou para aqueles que já tem um pequeno negócio, pagar um curso ou ter tempo de frequentar aulas presenciais como cursos Sebrae, às vezes fica fora da realidade do MEI. Mas isso não precisa ser um impeditivo para estudar.

Hoje existem muitas alternativas gratuitas interessantes para o MEI que podem ajudar os empreendedores a darem um gás em suas vendas, como os cursos Sebrae online, a entenderem mais sobre negócios ou se inspirarem para crescer.

Nós aqui da MEI Fácil separamos seis cursos Sebrae online e gratuitos que podem te ajudar no dia a dia, seja para ter uma noção básica sobre empreendedorismo, seja para perceber uma boa ideia, conseguir investimentos, gerenciar projetos, negociar, pensar estrategicamente ou entender o seu cliente.

Além disso, selecionamos mais 10 cursos renomados no mercado que irão te ajudar na jornada do empreendedorismo como MEI. Espia só e boa aula! 😉

Ah, e você sabia que no aplicativo MEI Fácil você encontra cursos gratuitos?
Temos cursos por Whatsapp e cursos em vídeos! Não deixe de conhecer

cta baixar app mei

Conheça os cursos gratuitos da MEI Fácil!

6 Cursos Sebrae que todo MEI deveria fazer

Cursos Sebrae básicos de empreendedorismo

Abaixo uma seleção de cursos Sebrae e de outras instituições para você entender os conceitos básicos de como estruturar e gerenciar seu negócio:

1 – Aprender a empreender

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 16 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

O curso tem como objetivo oferecer aos empreendedores MEI, empresários formais de pequenos negócios, atuantes nas áreas de comércio, indústria, serviços e agroindústria, a oportunidade de adquirir noções básicas de como gerir um empreendimento ou melhorar uma empresa que já existe. Nesse curso Sebrae há conceitos de mercado, finanças e empreendedorismo, além do desenvolvimento de atitudes que compõem o perfil de um empreendedor.

2 – Iniciando um Pequeno e Grande Negócio

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 30 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

As aulas têm como objetivo transmitir princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo úteis para abrir pequenos negócios. Além de ensinar o que e como fazer para iniciar um empreendimento, o curso dá noções de produtos e serviços de qualidade e técnicas para elaborar pesquisas de mercado.

3 – Como controlar gastos na prestação de serviço

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 3 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

O curso capacita empresários a identificar e controlar os custos e as despesas de seus serviços, preparando-os a elaborar uma estratégia de preços e tomar decisões sobre redução de gastos e ampliação da margem de lucro. É uma ótima indicação dos cursos Sebrae para você que precisa ter controle das finanças e entender mais sobre fluxo de caixa.

4 – Como definir preço de venda

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 2 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

O curso capacita os empreendedores a reconhecer a importância da formação correta dos preços de produtos ou serviços para o sucesso do negócio. Além de saber como cobrar os clientes, o MEI entenderá melhor como precificar seus produtos e serviços da maneira mais adequada para seu negócio.

5 – Como Conquistar e Manter Clientes

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 14 dias / 2 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

Ter um bom atendimento é essencial para conquistar clientes e chamar a atenção de outros e um bom curso pode fazer toda a diferença. Por isso esse curso é para empreendedores que querem aumentar a satisfação dos seus clientes por meio de uma estratégia de Customer Success, por exemplo, vendendo mais para a mesma base de consumidores. Além de compreender os conceitos, o aluno vai entender as métricas e o cálculo de índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento.

6 – Como administrar uma empresa familiar

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 15 dias / 2 horas
Idioma: português

Curso Sebrae Gratuito

Você sabia que 85% das empresas no Brasil e no mundo têm o perfil familiar? Por isso surgiu um curso com informações essenciais sobre gestão e sucessão família. É dirigido às pequenas empresas e empresas de pequeno porte com, pelo menos 2 anos de mercado que estejam já operando mas tenham como desafio presente ou futuro a questão de gestão familiar.

[Bônus] Confira mais 10 dicas de cursos para o MEI 

Você também pode fazer alguns cursos além dos cursos Sebrae para aprender técnicas e estratégias capazes de te ajudar no dia a dia da sua MEI.

Para isso, separamos mais 10 cursos que irão te inspirar para você tomar decisões de negócio e bombar nas vendas.

Núcleo de Empreendedorismo da USP – NEU

A USP possui uma organização responsável por fomentar empreendedorismo na universidade, tanto para os alunos que cursam sua educação por lá como com uma série de cursos online e gratuitos que podem ser feitos por quem tiver interesse em aprender mais sobre negócios, compartilhando conhecimento com estudantes da universidade, ex-alunos e profissionais renomados do mercado.

Durante o ano, o NEU disponibiliza eventos e cursos online de diversos temas, já tem bastante opções, confira cinco dicas de cursos para o MEI:

1 – Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores

2 – Marketing Digital

3 – Inove na gestão de equipes e negócios: o crescimento da empresa

4 – Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira

5 – Marketing e Vendas de empresas para empresas (B2B)

Cursos de universidades no exterior também podem te ajudar, confira mais três dicas:

Se você entender inglês ou estiver com disposição para estudar e traduzir o curso, tem opções interessantes também como apontamos aqui!

1 – Fundamentos do Empreendedorismo: ideias e ação

Instituição: University of California – Irvine (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: de 4 a 8 horas de vídeos, leituras e testes
Idioma: inglês

O curso trabalha com tópicos como: avaliação de criatividade, oportunidade e viabilidade; estratégias para novos negócios; a importância de um plano de negócios e como ser bem sucedido em um novo empreendimento.

2 – Os Fundamentos da Estratégia de Negócios

Instituição: University of Virginia (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 10 horas de vídeos
Idioma: inglês

O curso ensina as teorias e modelos para uma estratégia de negócios de sucesso. A análise estratégica é fundamental, para que o empreendedor veja qual é a concorrência no ramo em que quer competir e saiba se posicionar. Os vídeos têm exemplos de casos de grandes empresas, como o Google, a Apple e a Disney.

3 – Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Instituição: University of Michigan (Coursera)
Quando: a qualquer hora
Carga horária: 8 horas e meia de vídeos
Idioma: inglês

Negociar também é algo que está presente no cotidiano de todos, mais ainda no do empreendedor. Sem contratos lucrativos, nenhum negócio consegue prosperar. O curso dá uma introdução prática a estratégias e habilidades que resultam em negociações bem sucedidas, na vida pessoal e profissional.

Por fim, separamos mais 2 dicas de curso online para o MEI arrebentar nas vendas pelo Facebook e Instagram, confira:

Facebook para Empresas – Como aumentar as vendas Online

Você sabia que a rede social possui uma parte com conteúdo para empresas e empreendedores?  Nessa página eles ajudam quem já tem uma página com dúvidas sobre configurações, como impulsionar postagens, entre outros temas. E, para quem quer começar a criar presença da sua empresa MEI na rede, há tutoriais com detalhes e passo a passo para você entender cada passo. Veja no guia de Páginas como não errar.

Como vender pelo Instagram – Faça muitas vendas!

Assim como sua rede social colega, o Instagram também tem conteúdo para você começar com pé direito na rede, entender o que diferencia um perfil pessoal de um comercial, como é melhor apresentar suas imagens, como anunciar entre outras dúvidas. Eles tem textos explicativos, cursos online e muitas informações úteis que você pode acessar na página focada em empreendedores da rede social.

Neste curso, você aprenderá a utilizar o Instagram vender produtos, criar um perfil comercial, utilizar todos os recursos da plataforma e alavancar suas vendas.

E aí, encontrou algum tema que interessou? Vai começar um novo curso ou já fez algum que queira recomendar para os outros MEIs? Conta pra gente! 🙂

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

cta solicitar cartao mei

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo!

banner conta pj 2

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler