Quando falamos em  aplicativos de transporte, o 99 surge como uma opção bastante viável para o nosso bolso. O serviço oferecido traz muita comodidade, independente se você é cliente ou motorista. Para quem está buscando complementar a renda mensal, tornar-se um motorista de aplicativo MEI é uma boa opção.

Motorista de aplicativo MEI: Como funciona a 99?

A empresa possui 3 modalidades no aplicativo, sendo elas: 99TAXI, 99POP e 99TOP. Todas possuem características distintas para atender a maior demanda possível de clientes.

Qual a diferença de cada modalidade?

99TAXI

O 99TAXI é a opção mais antiga do aplicativo e uma das mais econômicas, ficando atrás apenas do 99POP. Com o 99TAXI, os usuários têm a opção de chamar um veículo com algumas especificações especiais. Lugar para cadeirante e carro com ar-condicionado são alguns exemplos. Nestes casos, o motorista deverá possuir um veículo com essas especificações, se desejar trabalhar com o 99TAXI. Essas opções não estão disponíveis no POP e no 99TOP.

O cliente tem a opção de escolher a cobrança diretamente no aplicativo, que geralmente oferece um desconto. A tarifa do 99TAXI pelo aplicativo é similar à do 99POP. O cliente também pode escolher a cobrança pelo taxímetro, e geralmente são táxis comuns que atendem esta modalidade.

99POP

O 99POP é um serviço que envia motoristas com carros comuns de passeio para realizar as corridas. É uma opção mais econômica para os clientes em relação ao 99TAXI. Esta modalidade é a mais barata das 3 categorias da 99. Porém, por ser recente, está disponível apenas em alguns municípios.

99TOP

O 99TOP é o serviço mais caro das três categorias, sendo também o mais luxuoso. A frota é composta por carros de alto padrão, indicada para atender passageiros que vão fazer viagens longas e irão precisar de mais conforto.

Quanto ganha o motorista da 99?

A faixa de preços da 99 varia de acordo com a modalidade, mas também na escolha do pagamento Se você pedir um 99TAXI, terá a opção de pagar pelo aplicativo ou pelo taxímetro. Geralmente, pelo aplicativo o custo é mais barato. No 99POP, que possui as taxas mais baratas do aplicativo, a taxa é de 16,99% sobre a corrida. As taxas da modalidade TAXI são similares.

Outro fator importante para determinar quanto o motorista ganha são as horas trabalhadas. Por ser uma profissão autônoma, você se torna seu próprio chefe.

Descubra qual o melhor horário para trabalhar na sua região e quanto tempo você precisará trabalhar para atingir determinado valor. Sem esquecer, é claro, de tratar seus clientes com gentileza e ter carisma. Lembre-se que as avaliações fazem toda a diferença para quem é motorista de aplicativo.  Ao ganhar recomendações, a 99  indica mais corridas para você.

Como formalizar o meu serviço?

Para trabalhar como motorista na 99, você não precisa de registro, CNPJ e não estará no regime CLT. O serviço é completamente autônomo, ou seja, sem garantia de direitos trabalhistas. Portanto, o CNPJ MEI oferece uma solução para formalizar sua profissão e garantir seus benefícios do INSS.

Assista agora um vídeo com maiores explicações sobre a contribuição do INSS do motorista de aplicativo MEI:

Depois de começar a atuar como motorista de aplicativo MEI, lembre-se das seguintes obrigações:

ATENÇÃO!

A Declaração Anual (DASN) e o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) são duas declarações diferentes, mesmo que ambas sejam declaradas todo ano.

Lembre-se que o valor do DAS mantém seu CNPJ ativo, então fique atento para não atrasar os pagamentos. O valor do boleto MEI é composto pela sua contribuição do MEI para o INSS junto com o valor do imposto da atividade exercida (ISS e/ou INSS). 

Para abrir seu CNPJ MEI, basta entrar no Portal do Empreendedor ou baixar e se cadastrar de graça pelo aplicativo da MEI Fácil,  disponível na Play Store.

Já tenho um CNPJ: Posso ser motorista de aplicativo MEI?

Se você já possui um CNPJ MEI ativo, fique tranquilo. Você não precisa fechar o atual ou abrir outro CNPJ para ser motorista de aplicativo MEI. Cada CNPJ pode ter até 16 atividades diferentes registradas nele. Portanto, basta incluir a atividade de Transporte de Passageiros no seu CNPJ.

Para alterar os dados do seu CNPJ, basta entrar no Portal do Empreendedor ou contar com os nossos serviços de contabilidade que resolvem essa questão para você.

Como se aposentar sendo motorista de aplicativo?

Em relação à aposentadoria, saiba que, no regime de Microempreendedor, o tempo mínimo de contribuição é de 180 meses e idade mínima é de 60 anos para mulheres e 65 para homens. Entenda melhor clicando aqui.

Pronto! Agora você sabe como complementar sua renda sendo motorista de aplicativo MEI. Siga a MEI Fácil no Instagram e inscreva-se na TV MEI Fácil.