Atualizado 24 de março de 2022

Se você também está na lista de microempresários que gostariam de saber a resposta dessa pergunta, pode começar a se planejar, e saber como comprar carro com o MEI.

O microempreendedor individual pode comprar um automóvel logo que ele recebe os documentos referentes à empresa. Portanto, não existe carência para conseguir realizar a compra.

Vale sempre lembrar que antes de toda e qualquer decisão, você precisa avaliar os prós e os contras. Por isso, nós da MEI Fácil separamos algumas informações que te ajudarão nesse momento.

Leia esse conteúdo até o final e conheça mais sobre as regras para comprar carro com desconto através do MEI.

Qual é o desconto ao comprar um carro com MEI?

A compra do carro com MEI pode ter um desconto de 2,5% até 30% do valor total do veículo.

Neste caso, o microempresário recebe uma isenção nos impostos de IPI e ICMS. Os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados.

Quais as regras para comprar carro com MEI?

O processo de como compra de carro pelo MEI é bem simples e semelhante a compra em modalidades comum.

A grande vantagem de comprar carro como MEI é o desconto de até 30% oferecido pelas fabricantes.

planilha de controle financeiro

Para comprar o automóvel, o empresário deverá apresentar o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente, e alguns outros documentos, desta maneira você MEI pode comprar carro com desconto.

O carro então ficará vinculado ao registro da MEI, portanto, se os impostos do veículo não forem pagos, a empresa pode sofrer algumas restrições, como a negativa de empréstimos.

Outra condição envolvida na compra de carro com MEI está relacionada a dívidas tributárias da empresa. Caso isso aconteça, o veículo poderá servir como penhora para resolução dessas pendências.

Agora caso esteja tudo certo com a sua empresa, você poderá solicitar essas condições especiais facilmente para adquirir esse bem.

Vale lembrar que, os descontos para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0Km.

Ou seja, neste caso você não pode adquirir um veículo usado 😉

Além disso, o proprietário deverá permanecer com o veículo por pelo menos 12 meses, isso significa que não será possível fazer dessa negociação um modelo de negócios.

A regra foi estipulada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária e o desrespeito desse prazo implica na devolução da isenção do ICMS, de acordo com o Convênio ICMS 67/18.

Prazos e Desvantagens 

Comprar carro com MEI tem como principal desvantagem o prazo. Na compra direta, a entrega do veículo pode variar de 10 a 40 dias.

Porém, temos uma dica! Se você escolher um modelo que já tenha pronta entrega, o seu prazo será bem menor.

No entanto, ao adicionar itens e acessórios, é comum que esse tempo se estenda significativamente.

Afinal, os carros comprados com desconto para CNPJ são pedidos direto no fabricante. Ou seja, levam um tempo para a fabricação e montagem.

Algumas marcas reduzem o tempo de garantia nessas condições, pois consideram que o veículo será mais usado do que no caso de veículos de passeio comuns.

Por outro lado, algumas marcas oferecem garantia estendida como atrativo para o consumidor.

Neste caso, é importante conhecer e considerar essas condições antes de fechar o seu negócio 😉

Como fica o meu faturamento?

O limite de faturamento anual permitido para o microempreendedor individual é de até R$ 81 mil reais.

O que considera o limite para compras de 80% do valor faturado no ano aplica-se apenas para aquisição de mercadorias para a comercialização ou industrialização.

Ou seja, a aquisição de um automóvel ou qualquer outro bem não entrará nesse limite de compras, porém, no caso de uma fiscalização, será preciso demonstrar que teve faturamento suficiente para aquisição do bem.

comprar carro com CNPJ MEI

Comprar carro com CNPJ MEI

Fique atento a isso, mantenha a documentação da empresa em dia e estude as alternativas na hora de comprar um carro, para não ter dor de cabeça com seu CNPJ depois.

Ultrapassei o limite de faturamento MEI, e agora?

Fabricantes com descontos especiais para compra de carros com MEI?

Algumas marcas não possuem tabela fixas de desconto para a venda direta, sendo assim é preciso ir até a concessionaria ou entrar em contato por telefone ou e-mail para saber mais.

Veja os descontos de algumas marcas fabricantes com condições especiais para MEI, sendo elas:

Deste modo, ficará mais fácil de você conhecer como funciona a venda para cada fabricante. Você também consegue verificar as condições de pagamento disponível, quais modelos e os documentos necessários.

Posso financiar a compra de um carro com MEI?

Você pode, sim, financiar o seu novo carro, deste modo você precisa também do contrato social e da documentação dos demais sócios, se tiver.

As condições de financiamento para algumas marcas são realizadas da mesma maneira de condições de pessoa física. Neste caso, você tem que verificar com o fabricante de sua escolha.

Comprar moto com o MEI é mais barato?

Como o preço de uma moto é bem mais em conta que o de um carro, normalmente ocorre o desconto de CNPJ, o abatimento varia de 3% a 30% sobre o valor do veículo.

Todavia, é sempre válido entrar em contato com concessionárias de seu interesse para negociar melhores preços comprando pelo nome da empresa.

Além disso, é comum conseguir melhores taxas de financiamento na compra de motos pela pessoa jurídica, em comparação à pessoa física.

Algumas concessionarias, solicitam uma entrada de 10% ou mais do preço total da moto.

Desta forma, diminui o número de parcelas ao usuário, aliviando os juros, facilitando que a dívida seja quitada em casos de financiamento.

Para isso você precisa apresentar o contrato social da sua empresa e a inscrição estatual para a concessionaria que irá realizar a venda.

Por isso, a dica aqui é consultar preços em diferentes lojas e quais vantagens cada uma pode te oferecer.

Posso financiar uma moto com o MEI?

Sim, é possível comprar uma mota nessas mesmas condições.

Entretanto, vale lembrar que o MEI tem um limite de faturamento anual de R$ 81 mil e isso significa que o valor de aquisição deve ser compatível com a capacidade financeira da empresa.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

banner conta pj 1Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.