Para você que acabou de abrir MEI e ainda está um pouco perdido com relação aos documentos necessários para comprovação da atuação da sua empresa, fique tranquilo que temos como te ajudar. Hoje, explicaremos a importância do cartão CNPJ MEI e o que você pode fazer para visualizar esse documento.

O que é o Cartão CNPJ MEI?

É o documento que reúne as informações cadastrais da sua empresa, pode-se dizer que o documento equivale ao CPF de pessoa física. Ou seja, o cartão CNPJ MEI reúne dados sobre a situação do seu negócio. Ele é, portanto, o comprovante da sua existência e regularidade do seu empreendimento na Receita Federal.

O cartão CNPJ MEI é gratuito e pode ser obtido pela internet.  Nele constam informações como:

  • Número do CNPJ MEI;
  • Data de abertura;
  • Razão social – Nome da empresa;
  • Nome Fantasia;
  • Código e a descrição da natureza jurídica, na qual o MEI está cadastrado;
  • Endereço, e-mail e telefone comercial;
  • Situação cadastral

O microempreendedor individual pode precisar do cartão CNPJ MEI, principalmente em situações que envolvam instituições financeiras. Entre as mais comuns estão: abrir uma conta corrente pessoa jurídica, solicitar um empréstimo ou financiamento para a empresa, cadastro da empresa em órgãos públicos, participação em licitações públicas, ou então, para cadastro em fornecedores e pagamentos parcelados.

Como faço para visualizar o Cartão CNPJ MEI?

O aplicativo MEI Fácil apresenta uma forma rápida e prática para que você visualize o seu documento. Baixe o aplicativo no seu celular e veja como é fácil ter todas as informações que você precisa.

Passo 1 – Clique no ícone do aplicativo da MEI Fácil. Instale o aplicativo e siga as nossas instruções

Instale o App MEI Fàcil

Passo 2 – Ao abrir o aplicativo você encontrará a tela abaixo. Selecione a opção “Tenho MEI”

Cartão CNPJ MEI Fácil

Passo 3 – Digite o seu CPF.  Com essa informação o aplicativo da MEI Fácil encontrará informações dos boletos de cobrança mensais – o DAS e terá acesso ao cartão CNPJ MEI.

Cartão CNPJ MEI - Digite o CPF

Passo 4 – Você já está dentro do app MEI Fácil! Aqui você consegue controlar as cobranças mensais do seu MEI, o DAS. Para encontrar o seu Cartão CNPJ MEI, você deve selecionar a opção CNPJ, que está ao lado da tela do DAS.

Cartão CNPJ MEI Fácil - Passo 04

Passo 5 – Nessa tela você encontra todas as informações sobre a sua empresa. Arraste a tela até o final e selecione a opção “Ver certificado MEI”

Passo 6 – Pronto! Seu Certificado MEI foi gerado! Você pode compartilhar esse documento e imprimir sempre que necessário.

E ai, gostou dessa dica?  Compartilhe esse conteúdo com outros empreendedores!

Siga a MEI Fácil nas redes sociais, sempre temos novidades no Facebook e Instagram. Não esqueça de se inscrever na Baixe o aplicativo no seu celular para ficar por dentro de tudo sobre o MEI 😉