Para você que acabou de abrir uma MEI e ainda está um pouco confuso com relação aos documentos necessários para comprovação da atuação da sua empresa, fique tranquilo que temos como te ajudar. Hoje, explicaremos a importância do cartão CNPJ MEI, do Certificado MEI e como você pode visualizar esses documentos.

Muitas vezes, para dar entrada em algum recurso com a sua empresa ou atender pedidos com o CNPJ, pode ser que seu cliente peça o Certificado MEI ou o Cartão CNPJ. E você vai aprender agora como se preparar caso os documentos sejam solicitados.

Neste conteúdo você irá aprender:

O que é o Cartão de CNPJ MEI?

É o documento que reúne as informações cadastrais da sua empresa, pode-se dizer que o documento equivale ao CPF de pessoa física. Ou seja, o cartão CNPJ MEI reúne dados sobre a situação do seu negócio. Ele é, portanto, o comprovante da sua existência e regularidade do seu empreendimento na Receita Federal.

O cartão de CNPJ MEI é gratuito e pode ser obtido pela internet.  Nele constam informações como:

O microempreendedor individual pode precisar do cartão CNPJ MEI, principalmente em situações que envolvam instituições financeiras. Entre as mais comuns estão: abrir uma conta corrente pessoa jurídica, solicitar um empréstimo ou financiamento para a empresa, cadastro da empresa em órgãos públicos, participação em licitações públicas, ou então, para cadastro em fornecedores e pagamentos parcelados.

Como visualizar o Cartão CNPJ MEI?

O aplicativo MEI Fácil apresenta uma forma rápida e prática para que você visualize o seu documento. Baixe o aplicativo no seu celular e veja como é fácil ter todas as informações que você precisa.

Passo 1 – Clique no ícone do aplicativo da MEI Fácil. Instale o aplicativo e siga as nossas instruções

Instale o App MEI Fàcil

Passo 2 – Ao abrir o aplicativo você encontrará a tela abaixo. Selecione a opção “Tenho MEI”

Cartão CNPJ MEI Fácil

Passo 3 – Digite o seu CPF.  Com essa informação o aplicativo da MEI Fácil encontrará informações dos boletos de cobrança mensais – o DAS e terá acesso ao cartão CNPJ MEI.

Cartão CNPJ MEI - Digite o CPF

Passo 4 – Você já está dentro do app MEI Fácil! Aqui você consegue controlar as cobranças mensais do seu MEI, o DAS. Para encontrar o seu Cartão CNPJ MEI, você deve selecionar a opção CNPJ, que está ao lado da tela do DAS.

Cartão CNPJ MEI Fácil - Passo 04

Passo 5 – Nessa tela você encontra todas as informações sobre a sua empresa. Arraste a tela até o final e selecione a opção “Ver certificado MEI”

Passo 6 – Pronto! Seu Certificado MEI foi gerado! Você pode compartilhar esse documento e imprimir sempre que necessário.

Caso você prefira, também é possível emitir o Cartão de CNPJ MEI pelo site da Receita Federal.

planilha de controle financeiro

O que é o Certificado MEI (CCMEI)?

O Certificado MEI, também conhecido como CCMEI (Certificado da Condição do Microempreendedor Individual), costuma ser confundido com o Cartão de CNPJ MEI, afinal eles são bastante semelhantes, mas não iguais.

No certificado MEI, é possível identificar as informações pessoais do titular da empresa como:

  • Nome completo;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número de identidade.

Além disso, no certificado MEI também consta o valor investido para abrir a empresa e os dados da MEI, como:

Outra informação presente no certificado do MEI é o alvará provisório, que possui prazo de validade de 180 dias e pode se tornar definitivo caso a prefeitura aceite.

Certificado MEI é diferente de Certificado Digital MEI

O Certificado Digital MEI é como uma “carteira de identidade virtual” que você pode utilizar em operações online como se estivesse usando o CPF. Com esse documento digital, é possível emitir notas fiscais com segurança, entre outras coisas.

Quer saber mais?

Confira nosso artigo – Certificado Digital MEI: o que é e para que serve?

Como emitir o Certificado MEI (CCMEI)?

Precisa ter acesso ao seu Certificado MEI? Veja como é simples é rápido emitir o documento no aplicativo da MEI Fácil:

  1. Abra seu aplicativo MEI Fácil;
  2. Clique na aba “CNPJ”, logo na página inicial do aplicativo ao lado da aba “Pagar Imposto”;
  3. Lá estará disponível a visualização do cartão de CNPJ MEI;
  4. No fim da página nessa mesma aba, você vai ver um botão escrito “Ver Certificado MEI”, onde você pode acessar seu certificado e também enviar uma cópia por e-mail.

Se preferir, você pode emitir o Certificado MEI, pelo site o Governo – Empresa & Negócios.

Qual a diferença entre Cartão de CNPJ MEI e Certificado MEI?

A principal diferença entre o certificado MEI e o Cartão de CNPJ MEI é que o primeiro possui, além das informações presentes no Cartão de CNPJ MEI, dados pessoais do microempreendedor individual, como nome completo, CPF e número de identidade. No certificado MEI também é possível conferir o alvará provisório da empresa.

Além disso, como você deve ter reparado, o Certificado MEI é emitido pelo site Empresa & Negócios, do Governo Federal, enquanto o Cartão de CNPJ MEI pela Receita Federal.

É importante saber que um documento não substitui o outro, os dois devem sempre estar juntos sempre que o MEI precisar realizar alguma solicitação para sua empresa.

E ai, gostou dessa dica?  Compartilhe esse conteúdo com outros empreendedores!

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.