O sonho de muitas pessoas é empreender, mas aí surge aquela dúvida que pode nos impedir de levar os projetos à frente: posso abrir MEI com nome sujo? Quem tem restrição no CPF pode abrir MEI?

É sobre isso que iremos falar neste post. Vem com a gente!

Posso abrir MEI com nome sujo? Vale a pena?

Quando a pessoa deixa de pagar as contas em dia, como o parcelamento de compras, mensalidades ou parcelas de crediário, por exemplo, os locais onde você contraiu essa dívida restringem seu CPF para outras compras e créditos.

Como consequência, seu nome fica sujo e torna-se cada vez mais difícil ter crédito aprovado nas instituições financeiras.

No entanto, caso você esteja passando por uma situação financeira complicada e enxerga a abertura de CNPJ MEI como uma oportunidade de formalizar o negócio, ganhar uma renda extra e até tornar o empreendedorismo a sua atividade principal, a notícia é bastante animadora!

E aí voltamos à primeira pergunta deste conteúdo: posso abrir MEI com nome sujo?

SIM! Pode ficar tranquilo que quem tem nome sujo pode abrir MEI!

De acordo com a Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006, a restrição no CPF não impede a pessoa de abrir MEI.

E se você está com o nome sujo, não se sente orgulhoso por isso e busca por maneiras de quitar suas dívidas, a abertura de CNPJ MEI é uma grande oportunidade para mudança de vida!

Confira nosso vídeo sobre o assunto e descubra mais sobre como abrir MEI com nome sujo:

 

Quais fatores podem impedir a abertura de CNPJ MEI?

O “nome sujo”, termo popular para restrição de crédito, NÃO impede a pessoa de abrir um CNPJ MEI. Por outro lado, listamos aqui alguns dos principais motivos que podem impossibilitar você de ter um CNPJ MEI:

Pendências com o CPF

Confira se os dados do seu CPF estão atualizados. Podem existir pendências com algum dado faltante, ou com a informação sobre o nome da mãe no cadastro do CPF. Você pode regularizar a sua situação cadastral no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios.

O título de eleitor não está atualizado?

Se você fez alguma alteração no seu título de eleitor, confira se os dados estão atualizados no sistema. O título pode não estar atrelado ao seu CPF, e nesse caso será necessário procurar os órgãos responsáveis (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) para a regularização do referido número no CPF.

É estrangeiro? Então fique atento

Se você não possui título de eleitor, a única forma de abrir MEI é ter feito a declaração de Imposto de Renda, além de visto permanente e CPF.

Atenção à idade mínima para abrir uma MEI

Para abrir um MEI é preciso ter 18 anos, ou no mínimo 16 anos com emancipação.

Sociedades em outras empresas

Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.

Dependendo da situação, podem ocorrer falhas de sistema ou instabilidade de algum órgão. Nesse caso é preciso esperar depois da negativa e tentar novamente depois. Se quiser evitar contratempos, você pode conferir a situação dos seus documentos clicando aqui.

5 dicas para tornar a sua vida financeira mais saudável

Programação financeira

Quer empreender e começar direitinho? Que tal já ir se programando? Faça seu planejamento financeiro, entenda o que entra e o que sai de dinheiro para não ter problemas com as contas.

Aprenda a fazer um planejamento financeiro para MEI em cinco passos;

Entenda o que é fluxo de caixa e como fazer um para sua MEI;

Faça o seu controle financeiro pessoal e não misture as contas pessoais com as da empresa.

Cuidado com dívidas

Evite ao máximo contrair dívidas. Controle os gastos do cartão de crédito, programe-se para ter suas contas e boletos essenciais pagos (água, luz, internet etc.).

Tome cuidado com a emissão de cheques ou aqueles empréstimos que parecem que podem salvar suas contas, pois eles podem se tornar dores de cabeça futuras na hora de deixar as dívidas em dia.

Consulte a Receita Federal

De tempos em tempos, consulte também sua situação junto à Receita Federal: mantenha seus dados corretos, compareça ao local se solicitado e, caso tenha pendências para pagar, regularize o quanto antes, para que isso não impeça a aprovação de abertura do CNPJ MEI.

Limpe seu nome sujo

Apesar de você conseguir abrir MEI com nome sujo, caso possua restrições no SPC ou Serasa, consulte os serviços de regularização de nome online que ambas plataformas oferecem. Com a ajuda deles, você consegue ter a visão geral dos seus débitos e assim negociar a quitação deles de uma forma que caiba no seu bolso. A partir daí você gera os boletos, paga e vai deixando a vida em ordem.

Quite suas dívidas

Após quitar as suas dívidas, em média de 5 dias úteis você fica com nome limpo. Fique de olho se sua dívida possui mais de cinco anos ou está em processo de renegociação, pois isso pode impactar o processo de limpeza de nome. Nesses casos, procure ajuda nos próprios órgãos competentes para que eles te ajudem nesse processo.

Com esses passos acima, você se organiza, pesquisa e fica com tudo em ordem para começar seu negócio!

Descubra agora como abrir uma MEI em poucos minutos

Agora que você descobriu que pode abrir MEI com nome sujo, aproveite a abra seu CNPJ MEI agora mesmo!

O regime MEI oferece uma série de benefícios e vantagens ao microempreendedor, sendo muito vantajoso para que as pessoas saiam da informalidade e formalizem seu negócio.

O MEI contribui para ter direitos previdenciários e do INSS, como aposentadoria, auxílio-maternidade, auxílio-doença e pensão para casos de reclusão ou morte.

E não para por ai, o CNPJ MEI proporciona grandes vantagens no dia a dia, como:

Elaboramos um passo a passo super simples para você tirar sua empresa do papel e mudar de vida.

Como abrir uma MEI? Confira o passo a passo

Ainda tem dúvidas como abrir seu CNPJ MEI? Confira o vídeo abaixo:


Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.