Gestão financeira para MEI: você já sabe como fazer?

4 minutos de leitura
Gestão de finanças
Navegue pelo conteúdo

Quando falamos sobre gestão financeira para MEI, logo pensamos em milhões de contas e autocontrole que precisamos organizar.

Contudo, você sabia que a gestão financeira para microempresas, vai muito além do que somente organizar as contas da sua empresa?

Entender sobre gestão financeira é primordial para você que é empreendedor e precisa saber sobre todos os processos do seu negócio.

Neste conteúdo iremos trazer algumas dicas de como realizar um gerenciamento financeiro correto e eficiente para a sua empresa.

Gostou? Continue lendo.

7 Dicas sobre como fazer sua gestão financeira

A gestão do seu novo negócio começa antes mesmo de você formalizá-lo, gestão financeira MEI irá envolver todos os pontos principais que você precisa para começar o seu novo empreendimento.

Muitas pessoas pensam que gerenciar um novo negócio é somente cuidar do dinheiro que foi investido nele, mas não é só isso.

Confira o passo a passo que criamos, para você que é MEI, iniciar o processo de gestão financeira.

Entenda os custos

Um dos primeiros passos que você precisa ter em mente quando está iniciando o processo de gerenciamento é entender qual é o custo total que você terá.

Vale lembra que todo valor que você investe na sua empresa é um custo, e que esta despesas se tornarão ganhos através de mercadorias ou de serviços realizados.

Você consegue realizar melhor a gestão financeira sendo MEI, porque conseguirá negociar com fornecedores em atacado ou varejo de acordo com a sua atividade.

Anote suas despesas

Ter anotado todas as suas despesas irão te ajudar a ter autocontrole sobre suas finanças.

Quando estamos fazendo gestão financeira, é muito importante que tenhamos tudo anotado para o nosso controle de caixa para sabermos com o que estamos gastando e tendo o lucro desejado.

Realizar essa organização financeira MEI dependerá somente de você e da sua responsabilidade do dia a dia. Somente você saberá o quando você investiu e o quanto de retorno você está tendo agora.

Tenha uma planilha de controle financeiro, assim você conseguirá manter todos os seus gastos anotados em um único local. 😉

banners-planilhas_gastos_ctas-planilha_gastos-1

Tenha planejamento

Nenhum negócio cresce ou vence se você não estiver com todo o seu planejamento em dia.

Através desta organização, você consegue ter uma visão ampla de tudo que acontece ao seu redor e sobre seu empreendimento.

Tenha sempre na mão seu plano de negócio, através dele você terá clareza para qual caminho você poderá seguir caso algo não saia como planejado.

Gestão financeira para MEI não é uma tarefa fácil para ser realizada, sempre precisará ter conhecimento sobre o que acontece no seu negócio para não fechar o mês no vermelho. 😉

Leia também: 5 passos para MEI fazer um planejamento financeiro empresarial

Defina suas metas e quanto vai ganhar

Ao fazer seu planejamento, você precisa definir quando será seus ganhos diários e até mesmo quando você vai ter em despesas.

Leia também: Metas para ano novo: 6 dicas para 2022

Gestão financeira empresarial é entender que realmente você precisa ter em mente tudo que vai gastar e ganhar para chegar no seu objetivo.

O objetivo do empreendedor é fazer o fechamento do dia e mês no azul, sem nenhuma pendência, certo?

Para isso, você precisa definir a meta do dia para alcançar o seu objetivo. Ter uma estratégia diária irá trazer grandes ganhos para você. 😉

Entenda o seu negócio

Entender o seu negócio faz parte da gestão financeira porque quando você entende o que você oferece ao seu cliente, você entenderá qual é o retorno financeiro que você terá.

Sabemos que o consumidor é a alma de qualquer negócio, ou seja, quando você realizar um bom atendimento e oferece uma boa qualidade em seu serviço, ele retornará e indicará para outras pessoas.

Leia também: 10 dicas de como responder clientes nas redes sociais

Separe as suas despesas pessoais da empresarial

Pensar em gestão de finanças para MEI é entender que a suas despesas empresariais não podem se misturar com a vida pessoal.

Sabemos que às vezes da aquela vontade de pegar qualquer valor do caixa para almoçar, pagar uma conta pessoal, mas isso não pode acontecer.

E este é o erro mais frequente que acontece nas maiorias das empresas. Você pode pensar que é bobagem, mas isso, irá afetar seu negócio, na hora do fechamento do caixa.

Saiba que, o dinheiro da sua empresa é somente para a sua empresa, ele serve para:

  • pagamento de contas da empresa;
  • contratações de funcionários (caso ocorra);
  • pagamento da DAS MEI;
  • investir em novos produtos ou em ferramentas para o seu trabalho;

Invista em tecnologia

Com a tecnologia no seu negócio, você consegue ter mais tempo para se organizar com outras demandas do dia a dia.

Investir em aplicativos para gestão financeira MEI será uma parceria favorável para o dia a dia, assim você terá mais tempo mantendo a produtividade em dia para resolver outras demandas.

Com o uso dos aplicativos você consegue:

Gostou das dicas sobre gestão financeira para MEI? Então não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI, seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com o atendimento e suporte de qualidade da nossa equipe.

Acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler