Definir metas claras podem ajudar o seu negócio a atingir o sucesso tão esperado. Mas, antes de elaborar uma meta e colocar a mão na massa, é necessário compreender o que é uma meta e qual método utilizar para elaborar as suas. E hoje falaremos sobre a metodologia SMART, um dos métodos mais utilizados pelas empresas.

O empreendedor, ao abrir um CNPJ, possui sonhos e ambições profissionais. Isso é natural, todos querem construir uma empresa bem-sucedida. Contudo, dar um passo maior do que as pernas é um grande risco para os negócios, pois ações são tomadas sem que haja estrutura e planejamento suficiente.

Por isso, é importante desenhar metas que façam sentido para a estrutura, o cenário atual do negócio e posição futura que se pretende alcançar.

E quando se consegue definir, com clareza, as metas de uma empresa, o foco e energia são direcionados para o caminho certo, ou seja, atingi-las se torna apenas uma questão de tempo.

Então confira o material que elaboramos para te ajudar nessa missão e comece a colocar em prática os sonhos da sua empresa.

Planejamento financeiro para MEI: como fazer em 5 passos

O que são metas?

Para definir o significado de meta, é necessário explicar o que são objetivos. Afinal, metas e objetivos possuem conceitos diferentes.

Objetivo refere-se ao propósito da empresa, aonde ela quer chegar, o que se quer alcançar. É o alvo que o empreendimento mira e o faz se movimentar.

Por exemplo, uma empresa de doces da zona norte de São Paulo tem o objetivo de ser a maior confeitaria de toda a região.

A meta, por sua vez, é o detalhamento desses objetivos traduzidos em números, ações específicas. Em outras palavras, a partir das metas são colocados prazos e quais os passos necessários para a realização do objetivo.

As metas possuem “prazo de validade” e são compostas por ações que devem ser tomadas durante um período, com a finalidade principal de atingir o objetivo colocado como alvo.

Quanto mais organizadas e planejadas são as metas, maiores as chances de sucesso ao final do processo.

O que é metodologia SMART?

Agora que a definição de objetivos e metas ficou clara, chegou a hora de falar sobre a metodologia SMART e sua importância para as empresas.

O principal intuito do sistema de metas SMART, criado por Peter Ducker, é trazer mais eficiência e direcionamento para o seu negócio, pois corresponde a um procedimento fácil de entender e elaborar, além de ser versátil durante o planejamento.

Cada letra da palavra SMART significa um termo (em inglês) que deve ser contemplado. Segue abaixo o significado de cada letra:

S – Específica (Specific)

Corresponde à definição específica do objetivo presente na meta. Alguns exemplos: Aumentar a produção de bolos, vender para mais clientes, vender produtos online.

M – Mensurável (Measurable)

Refere-se a um indicador presenta na meta, sendo ele mensurável e responsável por direcionar, numericamente, o atingimento ou não da meta. Exemplos: Aumentar em 35% a produção de bolos, dobrar o número de clientes (vender para mais clientes), vender 100% dos produtos online.

Por ser um indicador, é importante manter um acompanhamento constante do número, durante os planos de ação da meta, pois isso irá nortear a necessidade de possíveis ajustes para que o objetivo realmente seja atingido.

A – Alcançável (Attainable)

Essa sigla representa autoconhecimento da empresa. Ou seja, é essencial implementar um plano SMART que faça sentido para o momento do empreendimento, sua capacidade e limitações.

De nada adianta elaborar uma meta que não seja atingível, pois o negócio poderá dar um passo maior do que as pernas e fracassar na realização do plano.

Neste caso, redobre a atenção para desenvolver uma meta acessível. Vale a pena olhar as finanças da empresa, o número de vendas, o perfil dos seus clientes e do mercado, por exemplo.

R – Relevante (Relevant)

Neste caso, relevante significa fazer sentido ao propósito da empresa.

Faça as seguintes perguntas: O atingimento dessa meta será relevante para a minha empresa? Faz sentido gastar energia e tempo nessa meta?

Se a resposta for negativa para uma dessas perguntas, talvez não seja o melhor momento para colocar em prática os planos de ação da meta em específico.

T – Temporal (Time-bound)

É a hora de definir em quanto tempo a meta deve ser atingida. Ter um prazo determinado é indispensável para traçar os planos de ação e manter o constante compromisso com o sucesso do resultado final.

Exemplos: Aumentar em 35% a produção de bolos até o final do semestre, dobrar o número de clientes nos próximos três meses, vender 100% dos produtos online até o fechamento da loja física.

Como usar a metodologia SMART na sua empresa?

Como dito anteriormente, as metas SMART são bastante versáteis porque podem ser usadas em todas as áreas do seu negócio.

Ela te possibilita entender se os objetivos da empresa fazem sentido para o momento, qual atacar primeiro, além de auxiliar na priorização de metas.

E para colocar em prática a metodologia SMART, entenda quais são as necessidades da sua empresa. Seja nas finanças, inciativas de marketing, aumento das vendas e da produção de seu produto, não deixe de utilizar os termos específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Não tenha dúvidas de que esse exercício ajudará a sua empresa a focar em metas claras e te deixar mais perto de atingir o sucesso que tanto deseja.

Nós estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Então caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que te responderemos 😊

Entenda quais são as Despesas fixas e variáveis da sua MEI

 

Ah, temos uma novidade para te contar!

Acaba de chegar a Maquininha MEI Fácil em parceria com iZettle. Feita para quem é MEI e totalmente integrada com a conta MEI Fácil!

E não para por aí! A Maquininha MEI Fácil não tem burocracia, não tem mensalidade e nem contrato de fidelização.

Você não precisará mais esperar o recebimento dos seus pagamentos, pois com ela, em até 1 dia útil, o dinheiro está na sua conta. Demais, né?

Aproveite e inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.