Fazer a digitalização dos negócios da sua MEI é importante para aumentar as chances de sucesso da empresa. Ainda mais se observarmos o aumento da formalização de pequenos empresários nos últimos meses, assim como a migração deles para as vendas online.

O número de microempreendedores individuais não para de crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, já são quase 11 milhões de MEIs no país. E quase 1 milhão deles foram registrados apenas durante a pandemia do Covid-19.

Esses números mostram como o MEI está ganhando força e buscando alternativas para superar o desemprego, realizar sonhos e dar a volta por cima diante do cenário em que estamos vivendo.

Mas não basta se tornar MEI, é importante buscar a profissionalização do negócio. E isso envolve separar um tempo para estudar sobre a empresa e o setor, desenvolver estratégias de crescimento, definir o público, onde divulgar os produtos e serviços, além de digitalizar o seu negócio.

Por isso, elaboramos esse material para te explicar tudo sobre a digitalização da sua MEI e se preparar para a transformação digital que já está acontecendo.

Planejamento financeiro para MEI: como fazer em 5 passos

O que é a digitalização de um negócio?

Digitalizar um negócio significa trazer recursos tecnológicos para dentro da empresa, a fim de otimizar processos e torná-los mais simples e eficientes, melhorando os resultados.

E isso inclui dois pontos principais:

1) Estruturar a empresa para vender online e atender o público por canais digitais.

Somente em 2020, o faturamento das vendas online no Brasil chegou a R$ 42 bilhões, um aumento de 56,8%, se compararmos com 2019. Números que mostram a importância de estar preparado para atender a esse mercado que cresce à passos largos.

As principais vantagens de abrir o seu negócio para as vendas online são:

  • Maior alcance dos seus produtos e serviços;
  • Empresa estará aberta 24 horas;
  • Possibilidade de um melhor relacionamento com o cliente;
  • Utilização de recursos focados para o seu público-alvo;
  • Análise de resultados através de ferramentas digitais.

2) Digitalizar documentos

Digitalizar os documentos da sua empresa pode ser uma ótima estratégia, principalmente por trazer mais agilidade e economia no dia a dia, além de melhorar a organização dos negócios. E aqui podemos citar:

  • Assinaturas digitais
  • Nota fiscal eletrônica
  • Segurança na armazenagem de documentos importantes
  • Economia no uso de papel
  • Mais facilidade no acesso de informações

Como fazer a digitalização da sua MEI

A digitalização do seu negócio possui um papel fundamental para o sucesso das vendas online.

Para tanto, alguns pontos principais devem ser trabalhados com atenção durante esse processo. Tais como:

  • Conhecer muito bem a sua empresa;
  • Tornar claro quais são os seus objetivos;
  • Saber quem são os seus clientes e como se comunicar com eles;
  • Fazer um planejamento para o curto, médio e longo prazo;
  • Definir metas e acompanhá-las de perto;
  • Analisar os resultados constantemente.

São tarefas que requerem força de vontade e dedicação, afinal é o futuro da sua MEI que está em jogo.

Por isso, mergulhe fundo nos conteúdos sobre marketing digital e divulgação de negócios online.

É possível encontrar diversos cursos de qualidade disponíveis na internet, e blogs que oferecem ótimos materiais sobre o mundo das MEIs.

Para te ajudar ainda mais nessa missão, elaboramos um artigo explicando tudo sobre plano de negócio e como fazer um. Aliás, esse é um tema que tem tudo a ver com a digitalização da sua MEI.

O que é um plano de negócios e qual sua importância para o MEI?

Agora, para digitalizar documentos, existem algumas empresas no mercado que oferecem o serviço.

Diante disso, não deixe de pesquisar bastante por opções que te ofereçam confiança, praticidade e assistência de qualidade no dia a dia.

Também vale destacar a iniciativa da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, responsável por lançar uma cartilha que ajuda empreendedores a digitalizar o seu negócio.

 

E temos uma novidade para te contar!

Acaba de chegar a Maquininha MEI Fácil em parceria com iZettle. Feita para quem é MEI e totalmente integrada com a conta MEI Fácil!

E não para por aí! A Maquininha MEI Fácil não tem burocracia, não tem mensalidade e nem contrato de fidelização.

Você não precisará mais esperar o recebimento dos seus pagamentos, pois com ela, em até 1 dia útil, o dinheiro está na sua conta. Demais, né?

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Aproveite e inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.