Quando olhamos o tamanho do mercado de estética no Brasil, facilmente percebemos o seu potencial para a geração de empregos e circulação de dinheiro. Apenas nos últimos 5 anos, os serviços de estética cresceram 564% no país, de 72 mil profissionais para 480 mil. Além disso, quase 70% dos clientes de produtos e serviços de estética entendem que os procedimentos realizados são uma necessidade, não luxo.

Isso mostra o poder do setor para as pessoas que buscam uma fonte de renda extra ou até mesmo tornar a prestação desses serviços a sua fonte principal de faturamento.

E para te ajudar no tema, elaboramos um material com as principais dicas sobre os serviços de estética que envolvem as profissões de maquiador, esteticista e depilador. Vem com a gente!

Serviços de estética – 6 dicas para Maquiador, Esteticista e Depilador

O profissional que deseja prestar serviços de estética deve dominar alguns temas principais, caso realmente queira atingir o sucesso nos negócios.

Dividimos o material em 6 dicas principais e esperamos que você as incorpore no dia a dia e conquiste o sucesso na profissão.

1) Formalize-se

Se você já oferece ou estuda trabalhar com serviços de estética, como maquiador, esteticista ou depilador, é importante formalizar o seu negócio.

Ao abrir um CNPJ MEI, por exemplo, você aproveita os diversos benefícios do regime, além de sair da informalidade, situação que pode trazer prejuízos ao prestador.

Quando você se torna um Microempreendedor Individual (MEI), começa a ter direitos previdenciários e do INSS, como aposentadoria, auxílio-maternidade, auxílio-doença e pensão para casos de reclusão ou morte.

Além disso, com o CNPJ MEI, é possível:

Para se formalizar como MEI, basta baixar o aplicativo da MEI Fácil e em poucos minutos seu CNPJ já estará ativo.

Importante: Ao oferecer serviços de estética, como maquiador, esteticista ou depilador, informe o CNAE 9602-5/02.

Lembrando que o Microempreendedor individual pode ter até 16 atividades diferentes cadastradas em seu CNPJ MEI, uma como atividade principal e outras 15 atividades secundárias, confira a lista com as 466 atividades MEI para 2021.

2) Defina onde irá oferecer o serviço

A prestação de serviços de estética é bastante flexível. O profissional pode trabalhar em centros de estética, salões de beleza, hotéis ou até mesmo atender à domicílio.

A escolha do local de atuação vai depender das técnicas e experiências que o profissional possui, contatos com outras pessoas do ramo, preferência de descolamentos, formas de atendimento e oportunidades do momento, por exemplo.

Como oferecer serviços de estética em domicílio?

O profissional maquiador, esteticista ou depilador pode atender seus clientes desta forma por duas estratégias principais:

Aplicativos que oferecem serviços de estética

No Brasil, ainda não existem muitos aplicativos para o profissional se cadastrar. Contudo, algumas plataformas possuem bastante procura e podem ser uma opção ao profissional maquiador, esteticista ou depilador atender em domicílio.

Agendar serviços diretamente com o cliente

Quando o profissional consegue agendar serviços de estética diretamente com o cliente, não precisa mais pagar comissões ao aplicativo, centro de estética ou salão de beleza que atua. E isso representa uma grande vantagem no final do mês.

Por outro lado, antes de tomas essa decisão é necessário possuir uma clientela fiel e recorrente, caso contrário o volume de atendimentos pode não ser suficiente.

Para alcançar esse cenário profissional, é importante focar no oferecimento de serviços de qualidade, além de trabalhar para alimentar um bom relacionamento com o cliente.

3) Tenha um bom relacionamento com seus clientes

O sucesso de qualquer negócio está atrelado a um bom relacionamento com os clientes. Principalmente pelo fato de que para uma empresa se tornar sustentável, é importante que ela possua clientes recorrentes, ou seja, pessoas que consumam os serviços periodicamente e não somente uma vez e nada mais.

E para que isso aconteça, alguns pontos devem ser levados em conta e incorporados na prestação do serviço.

Ofereça um atendimento de excelência

Seja sempre amigável, educado, comprometido e lembre de todos os procedimentos e serviços já consumidos por cada cliente.

Lembre-se: para 61% dos consumidores, ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. (Fonte: revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios).

Utilize produtos de qualidade

Quando são usados produtos de qualidade, os resultados podem acontecer mais rápido, a sensação pós procedimento pode ser melhor, o que te ajuda na hora de receber avaliações positivas e recorrência de serviços.

Em hipótese alguma, utilize produtos que não sejam aprovados pela Anvisa. Evite também se arriscar comprando produtos sem procedência ou de marcas desconhecidas.

Aprimore os métodos utilizados

Buscar uma melhor capacitação e especialização em diferentes métodos de tratamento estético, proporciona a cada cliente um tratamento exclusivo.

Além disso, quando você utiliza metodologias modernas e melhores, os resultados pode ser mais eficazes, o que aumenta as chances de reter o cliente e promover os seus serviços.

4) Serviços de estética: Faça cursos

Como mencionado acima, incorporar novos métodos e procedimentos estéticos no seu negócio aumentam as chances de recorrência e promoção espontânea de seus serviços, fatores essenciais para se conquistar o sucesso.

E para te ajudar a decolar neste ramo, separamos algumas opções de cursos podem impulsionar sua carreira.

Cursos para maquiador profissional

Cursos de depilação profissional

Cursos para Esteticista

5) Divulgue seu trabalho

Principalmente com a pandemia, a utilização da internet como meio de divulgação aumentou à passos largos.

E saiba que não é necessário gastar dinheiro para divulgar seus serviços estéticos e sua MEI na internet, principalmente quando falamos de redes sociais. Basta ter força de vontade!

Para começar, abra uma conta comercial da sua MEI no Instagram e Facebook. Isso já impulsionará a sua marca, trazendo mais visibilidade aos serviços oferecidos.

Utilize seus conhecimentos técnicos para produzir conteúdos explicativos aos visitantes, mostrando um pouco mais como funcionam os serviços estéticos que você realiza, para quem eles são indicados etc.

Sem dúvidas, essas inciativas irão promover a sua marca e empresa, além de proporcionar possíveis clientes que até então não conheciam o negócio.

6) Faça promoções e aumente suas vendas

Elaborar ofertas promocionais podem impulsionar suas vendas e reter novos clientes, sobretudo se você souber planejá-las de acordo com o perfil do seu público.

Existem diversas ideias de promoções que você pode avaliar para aplicar no negócio:

  • Ofertas para aniversariantes;
  • Ganhar um tratamento na compra de outros;
  • Oferecer pacotes de serviços estéticos;
  • Realizar ofertas do dia;
  • Sorteios nas redes sociais etc.

São dezenas de opções para você divulgar a sua empresa a partir de promoções. Basta entender como está o momento atual do seu negócio, qual o seu público-alvo e, principalmente, qual o objetivo da promoção.

Você quer vender para atrair mais pessoas, aumentar o ticket médio dos clientes (valor gasto por cada cliente), ou lançar um novo procedimento.

Tenha em mente o foco de tornar a sua marca sempre presente no dia a dia dos clientes. Assim, quando eles pensarem em serviços de estética, o seu negócio pode ser lembrado.

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.