Tudo sobre o CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure

6 minutos de leitura
CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure
Navegue pelo conteúdo

As atividades inscritas no CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure, fazem parte das 10 microempresas mais abertas de 2020. E se você busca formalizar o seu negócio ou já possui um MEI que realiza essas atividades, confira agora tudo sobre o assunto.

O ano de 2020 bateu recorde de aberturas de MEIs. Somente entre 31 de março e 15 de agosto do ano passado, quase 700 mil microempreendedores individuais foram registrados. E o número total de MEIs no Brasil já chega à quase 11 milhões.

Dentre as atividades permitidas para a abertura de microempresas individuais, o CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure, está entre os 10 mais abertos. Principalmente pelo fato de que é um mercado com grande potencial de crescimento, possui demanda durante todo o ano e pode proporcionar ao profissional oportunidades de sucesso.

E para te ajudar a conquistar o sucesso nas suas atividades como MEI, sejam elas cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure, elaboramos este artigo com as principais dicas do CNAE 9602-5/01. Vem com gente!

O MEI pode montar um salão?

Para você que exerce a profissão inscrita no CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure, montar um salão próprio talvez seja o principal objetivo da sua carreira.

De fato, ter um salão para chamar de seu é uma grande conquista. Contudo, antes de tirar o projeto do papel, é necessário bastante cuidado e planejamento, pois o processo envolve tempo, dinheiro e toda uma legislação que deve ser seguida.

Um salão de beleza não pode ser registrado com um CNPJ MEI, apenas os profissionais que trabalham nele.

O estabelecimento deve descrever na nota fiscal com o valor pago ao microempreendedor individual.

E se você é MEI, não desanime, você pode continuar exercendo as suas atividades de cabeleireiro, barbeiro, manicure ou pedicure em salões de beleza, basta oferecer o seu serviço à eles.

Separamos alguns tópicos importantes que você precisa dominar como profissional MEI do setor.

Seja para prestar serviços ou iniciar um planejamento de montar o seu salão, as dicas a seguir valem ouro e podem ser seguidas nos dois casos.

Faça um planejamento para o seu negócio

Pegue um papel, uma caneta e escreva todos os passos que precisará realizar, como obrigatoriedades da atividade, capital necessário, atividades que serão realizadas, perfil dos seus clientes, riscos envolvidos etc.

Anote tudo e revise várias vezes, certificando-se de que não se esqueceu de nenhuma tarefa e etapa.

É a partir daí que você começará a montar o seu plano de negócio.

Dentro do plano de negócio é importante colocar:

  • Como será o posicionamento da empresa no mercado;
  • Resultados de pesquisas realizadas para definir e detalhar quais as características e comportamentos do seu público-alvo;
  • Como a empresa irá oferecer os serviços (mão de obra necessário, equipamentos, materiais etc);
  • Ações de marketing;
  • Dinheiro necessário para abrir o salão;

Com um plano de negócio bem elaborado e estruturado, suas chances de sucesso aumentam ainda mais.

Conheça as leis que regem o seu negócio

Existem processos burocráticos na abertura de um salão de beleza ou barbearia.

Primeiramente, é necessário estar regulamentado nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial do seu estado;
  • Secretaria da Receita Federal – para adquirir o seu CNPJ;
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Prefeitura da sua cidade – necessário para conseguir o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Caixa Econômica Federal (cadastro no programa Conectividade Social – INSS/FGTS);
  • Corpo de Bombeiros.

Além disso, pelo fato de um salão trabalhar e manipular produtos e cosméticos químicos, é necessário estar de acordo com as regras da ANVISA.

Por fim, existe a Lei do Salão Parceiro, criada em 2017, a lei 13.352/2016, aborda assuntos referentes à terceirização de mão de obra em um salão de beleza.

Ela foi criada com o intuito de reduzir a informalidade do setor e ainda contribuir para a redução de tributos ao contratante, pois diminui os encargos obrigatórios com os profissionais.

Já para o MEI, oferece mais segurança, já que tráz benefícios, possibilitando a negociação das condições de trabalho com o contratante.

Compra de equipamentos e materiais

Antes de comprar os equipamentos e materiais que utilizará no dia a dia, é importante definir todos os serviços que serão realizados, pois assim não será gasto dinheiro com produtos desnecessários.

Após esta etapa, é o momento de entrar em contato com fornecedores e comparar preços, qualidade dos produtos, funcionalidade, praticidade para o dia a dia, poder de barganha e descontos para compras em maior quantidade.

Busque por móveis e equipamentos versáteis e de multiuso. Dessa forma, você pode economizar comprando uma menor quantidade, porém capaz de atender todas as necessidades do negócio.

Pesquise por outlets, promoções na internet, lojas com venda direto da fábrica e não se esqueça de negociar tudo que puder.

Afinal, quanto mais você conseguir economizar, melhor!

Confira dicas de compra de equipamentos e materiais para as três profissões:

Quer saber mais? Veja no vídeo dicas para cabeleireiros se destacarem sendo MEI:

Como divulgar o seu serviço?

Para aumentar as chances de vender os serviços que você oferece, é essencial divulgá-los.

Não tem segredo, quanto mais pessoas conhecerem a sua empresa e serviços, maior a chance de se realizar uma venda e conquistar clientes. E esse é o papel da divulgação para a sua MEI.

Você pode divulgar o seu serviço online ou offline (ações que acontecem fora do mundo digital, como cartazes, banners, panfletos, rádio e tv, por exemplo).

Também é possível pagar para divulgar ou então realizar campanhas gratuitas. Essa escolha depende do seu orçamento e limitações financeiras da empresa.

Comece abrindo uma loja no Instagram. Além de ser uma grande oportunidade para prospectar clientes, funciona como uma alternativa para contornar o momento atual.

As vendas pelas redes sociais ganham cada vez mais força e garantem uma renda extra para o vendedor MEI.

No caso de prestadores de serviços inscritos no CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure, é uma ótima oportunidade para postar fotos de antes e depois dos procedimentos, dar dicas de produtos e métodos para os seguidores, interagir com o público e entender mais sobre as tendências do mercado.

Clique aqui e veja como abrir a sua loja no Instagram agora mesmo!

Foque na realização de cursos

Mesmo que o mercado de cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures esteja aquecido, a concorrência é grande.

Por isso, é importante se destacar e oferecer serviços capazes de conquistar clientes e torná-los fregueses recorrentes do negócio.

“Mas como fazer isso?”

Uma das formas é buscar um constante aprendizado da área e se especializar. Para isso, a realização de cursos possui um papel fundamental.

Ao realizar cursos com frequência, você se torna um profissional valorizado no mercado de trabalho e recebe mais oportunidades na carreira. Além disso, investir na sua vida profissional, significa investir em você!

Invista em cursos com abordagens práticas e teóricas, sobre assuntos técnicos e que te possibilitem ter uma visão de negócio para gerir a sua MEI.

Busque por cursos com certificados reconhecidos no mercado.

Selecionamos opções de cursos específicos para cabeleireiros, barbeiros e manicures e pedicures. É só clicar e conferir.

Uma dica importante é cultivar o relacionamento com outros profissionais, também conhecido como networking. Isso pode te abrir portas, trocar experiências e aprendizados, além de crescer na profissão.

Cadastre-se em um aplicativo

Divulgar o seu serviço em aplicativos de salões de beleza ou barbearia é uma ótima oportunidade para mostrar seu serviço e conquistar novos clientes.

Você pode divulgar de duas maneiras: em aplicativos que conectam profissionais com salões de beleza e barbearias ou diretamente com o cliente, a partir de atendimentos em suas casas.

É uma oportunidade nova e que, com certeza, proporciona aos profissionais que possuem o CNAE 9602-5/01, maiores chances de fazer uma graninha extra.

Para você que prefere trabalhar por conta própria, veja algumas vantagens que o cadastro em aplicativos possui:

  • Organizar os próprios horários;
  • Não precisar administrar e ter custos com um espaço fixo;
  • Não tem que pagar um percentual do valor recebido pelo serviço ao proprietário do espaço.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão aderindo ao formato de atendimento em domicílio para realizar cuidados pessoais, outro sinal de que o mercado oferece possibilidades ao profissional do setor.

Separamos alguns aplicativos que você pode se cadastrar e ofertar seus serviços:

Cabeleireiros

Barbeiros

Manicure e pedicure

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as oportunidades do CNAE para cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure MEI, foque em estudar, aprimorar seus serviços e divulgar a sua microempresa. Decole de vez o seu negócio!

Já conhece a conta MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler