Quais as vantagens do MEI: 7 motivos para sair da informalidade

3 minutos de leitura
quais as vantagens do mei
Navegue pelo conteúdo

Empreender pode ser um desafio, especialmente pela burocracia para se abrir uma empresa. Mas se você quer crescer e aproveitar novas oportunidades, descubra agora quais as vantagens do MEI, além de 7 motivos para sair da informalidade.

Quais as vantagens do MEI?

O recorde na taxa de informalidade foi de 41,4%, alcançado em agosto de 2019. De acordo com a Agência Brasil, a informalidade inclui trabalhadores sem carteira assinada (11,6 milhões), trabalhadores domésticos sem carteira (4,5 milhões), empregadores sem CNPJ (810 mil), por conta própria sem CNPJ (24,5 milhões) e trabalhadores familiares auxiliares (1,97 milhão).

Uma alternativa vantajosa para parte desses trabalhadores informais, principalmente aqueles que tem negócio próprio e querem crescer, é se tornar microempreendedor individual.

Ter CNPJ MEI é a forma mais fácil, rápida e barata de formalizar um pequeno negócio. Sabendo disso, descubra a seguir 7 motivos para sair da informalidade:

1) Menos burocracia

A burocracia para se abrir uma empresa pode afastar quem possui um negócio próprio do objetivo de ter sua empresa formalizada. O CNPJ MEI, entretanto, pode ser aberto on-line rapidamente, sem qualquer custo.

Para isso, basta instalar o aplicativo MEI Fácil no seu celular ou acessar o site.

2) Menos impostos

Outro motivo para sair da informalidade com o CNPJ MEI é não precisar se preocupar com valores altos de imposto. O MEI realiza o pagamento do INSS, ISS e ICMS em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

O pagamento deve ser feito até o dia 20 de cada mês, sendo o pagamento em dia uma das principais obrigações fiscais do MEI.

3) Acesso a benefícios previdenciários

Conforme falado no tópico anterior, pagar o DAS em dia é uma das obrigações do MEI. Isso porque o pagamento dos impostos é o que garante ao microempreendedor acesso aos benefícios do INSS, como salário maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Portanto, o terceiro motivo para sair da informalidade com o CNPJ MEI é poder contar com suporte previdenciário quando você precisar.

4) Emissão de notas fiscais

Sim, quem é MEI pode emitir Nota Fiscal ao prestar serviços ou realizar vendas! Além de transmitir credibilidade aos clientes e facilitar o relacionamento com fornecedores, a emissão de nota é um registro da transação e traz mais segurança para o empreendedor.

5) Obtenção de crédito

Quem busca facilitar o processo de obtenção de crédito ao pedir empréstimos pode aproveitar as linhas voltadas para o microempreendedor. Dessa forma, ter CNPJ MEI abre portas para crescer seu negócio.

6) Mais clientes e parcerias

O CNPJ MEI facilita a comunicação com clientes e fornecedores. Fica mais fácil comprar com desconto e aproveitar condições vantajosas sendo MEI. Com o negócio formalizado, você passa confiança aos clientes e possíveis parceiros. É mais um motivo para sair da informalidade e aproveitar ao máximo as oportunidades!

7) Acesso a conta digital grátis

A Conta MEI Fácil chegou para dar mais confiança sobre o dinheiro para o microempreendedor. Ela foi feita por quem mais entende de MEI e oferece as mesmas funcionalidades de qualquer outra conta, porém, de forma 100% digital e sem custos.

Para abrir a conta, é preciso ter um CNPJ MEI ativo. Esse é o último e um dos mais importantes motivos para você sair da informalidade e cuidar melhor do seu negócio.

A Conta MEI Fácil possibilita que você receba dos clientes, emita boletos de cobrança e muito mais! Você também recebe um cartão para comprar o que quiser via maquininha, junto de sua versão digital, para compras virtuais.

Conte com a parceira do MEI

Depois de descobrir quais as vantagens do MEI, venha crescer seu negócio com a gente! A MEI Fácil, parceira do microempreendedor, traz todo o suporte e confiança que você precisa para ter o negócio formalizado e aprender muito sobre gestão e empreendedorismo.

Vamos juntos!

Leia também o que é Selo de Confiabilidade e qual é o seu nível!

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler