Barbeiro MEI: dicas para decolar o seu negócio

4 minutos de leitura
barbeiro MEI
Navegue pelo conteúdo

A atividade de barbeiro correspondente ao CNAE 9602-5/01 e em 2020 fez parte das 10 categorias de microempresas mais abertas de 2020. Se você busca formalizar o seu negócio ou já é um barbeiro MEI, confira agora tudo sobre o assunto.

O ano passado bateu recorde de aberturas de MEIs. Somente entre os meses de março e agosto, quase 700 mil microempreendedores individuais foram registrados. E o número total de MEIs no Brasil já chega à quase 11 milhões.

O setor de barbearia tem sido bastante promissor nos últimos anos, tornando-se uma oportunidade para profissionais independentes. E para quem trabalha como barbeiro, a opção de ter um CNPJ MEI pode trazer diversos benefícios.

Para te ajudar a conquistar o sucesso nas suas atividades como MEI, elaboramos este artigo com as principais dicas para o mundo dos barbeiros. Vem com gente!

O barbeiro MEI pode abrir uma barbearia?

O barbeiro pode ser MEI, basta de registrar no CNAE 9602-5/01. Contudo não é permitido abrir uma barbearia sendo microempreendedor individual.

Os principais motivos que inviabilizam a abertura de uma barbearia MEI é a limitação de contratar somente 1 funcionário e ter um faturamento anual máximo de R$81 mil reais. Condições que limitam a possibilidade de abrir o negócio.

Mas o barbeiro MEI pode, sem problema algum, trabalhar em barbearias oferecendo o seu serviço.

Separamos alguns tópicos importantes que você precisa dominar como profissional MEI do setor. Seja para prestar serviços ou iniciar um planejamento de montar o seu salão, as dicas a seguir valem ouro e podem ser seguidas nos dois casos.

Comprar equipamentos e materiais para barbeiros

Antes de comprar os equipamentos e materiais que utilizará no dia a dia, é importante definir todos os serviços que serão realizados, pois assim não será gasto dinheiro com produtos desnecessários.

Por exemplo, se você trabalha com corte, hidratação, lavagem e tintura de cabelo, barba simples e modelada, foque em comprar apenas os equipamentos e materiais necessários para estas atividades.

O mercado de venda de produtos para barbearia oferece uma gama opções aos profissionais do ramo. E isso é bom, pois te permite falar com vários fornecedores e lojas de atacado e varejo. O importante é comparar preços antes de fechar qualquer negócio.

Existem centenas de sites que vendem tudo para o universo das barbearias. Por isso, selecionamos abaixo alguns de confiança para você pode encontrar os equipamentos e materiais que busca:

Você também pode encontrar outras opções apenas “dando um Google”. O importante é conseguir encontrar os produtos que deseja com o preço que seu bolso permite!

Cursos de barbearia

Não tem segredo, em um mercado competitivo como o atual, para ser um barbeiro valorizado, é necessário buscar a capacitação e qualificação.

Se você quer conquistar clientes e torná-los fregueses recorrentes do negócio, não existe melhor hora para começar os estudos!

E para te ajudar nessa escolha, separamos algumas escolas e institutos que oferecem cursos para barbeiros:

Quando você se capacita, aprimora técnicas e fica por dentro das tendências do mercado, torna-se um profissional valorizado e novas oportunidades naturalmente surgem na sua carreira. Além disso, investir na sua vida profissional, significa investir em você!

Uma dica importante é cultivar o relacionamento com outros profissionais, atividade também conhecido como networking. Isso pode te abrir portas, trocar experiências e aprendizados, além de crescer na profissão.

Ofereça seu serviço de barbeiro em aplicativos

Divulgar o seu serviço em aplicativos de salões de beleza é uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho e conquistar novos clientes.

Você pode divulgar de duas maneiras: em aplicativos que conectam profissionais com salões de beleza ou diretamente com o cliente, a partir de atendimentos em suas casas.

É uma oportunidade recente e que, com certeza, proporciona aos barbeiros maiores chances de fazer uma graninha extra.

Seguem alguns aplicativos onde você pode divulgar seus serviços:

Ao se cadastrar em aplicativos você consegue:

  • Organizar os próprios horários;
  • Não precisar administrar e ter custos com um espaço fixo;
  • Não tem que pagar um percentual do valor recebido pelo serviço ao proprietário do espaço.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão aderindo ao formato de atendimento em domicílio para realizar cuidados pessoais, outro sinal de que o mercado oferece possibilidades ao profissional do setor.

Lei do Salão Parceiro: o que é?

Você já ouviu falar na Lei do Salão Parceiro?

Pois bem, criada em 2017, a lei 13.352/2016, aborda assuntos referentes à terceirização de mão de obra em um salão de beleza. E isso envolve o barbeiro MEI.

Ela foi criada com o intuito de reduzir a informalidade do setor e ainda contribuir para a redução de tributos ao contratante, pois diminui os encargos obrigatórios com os profissionais.

Já para o MEI, oferece mais segurança, já que traz benefícios, possibilitando a negociação das condições de trabalho com o contratante.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as oportunidades para o barbeiro MEI, foque em estudar, aprimorar seus serviços e divulgar a sua microempresa. Decole de vez o seu negócio!

Já conhece a conta MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler