Como montar uma esmalteria? Passo a passo para empreender

5 minutos de leitura
Mão com unhas pintadas de amarelo sobre fundo amarelo
Navegue pelo conteúdo

Está pesquisando como montar uma esmalteria e se um negócio como esse é rentável? Saiba que é um tipo de investimento simples, de baixo custo e com ótimos retornos para quem quer empreender.

O Brasil é o segundo maior consumidor de esmaltes do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Então, o que não faltam são clientes interessados!

Para saber por onde começar, continue a leitura e siga o nosso passo a passo!

Como montar uma esmalteria em 7 passos

Para planejar e executar este projeto com sucesso, acompanhe os 7 passos a seguir.

1. Definir o plano de negócio

O primeiro passo para montar uma esmalteria é definir quais serão os propósitos, objetivos, público-alvo, estrutura, administração e oportunidades.

Todo empreendedor que está começando um projeto deve ter um bom plano de negócio para orientar em todas as tomadas de decisões.

Sem essa organização, a empresa não acontece. Nesse caso, o público-alvo da esmalteria será, em maior proporção, mulheres que têm afinidade com estética, beleza e higiene das unhas.

2. Estabelecer o modelo da empresa

Em uma esmalteria, o principal propósito é oferecer serviços especializados de cuidados com as unhas, e isso é o que faz seu negócio ser diferente de um salão de beleza.

Porém, é importante definir os produtos que serão usados, entrar em contato com fornecedores, pesquisar melhor custo-benefício e analisar se também serão comercializados para os clientes.

Além disso, atualmente, há diversos serviços focados em unhas, considere e escolha quais serão oferecidos.

3. Formalizar a empresa

Jamais atue de maneira informal, isso dificulta o crescimento da empresa, a contratação de serviços e compras de materiais, sem contar os prejuízos pessoais para você.

Para a sua esmalteria começar de verdade, você precisa de um número de CNPJ. Atualmente, abrir uma empresa como MEI é fácil, sem custos e completamente online.

Além disso, a carga tributária é baixa e a burocracia é pequena — ou seja, não há desculpas para não se formalizar!

4. Criar a marca

Nesse momento, é hora de pensar no nome da empresa, nas cores, no layout e no logotipo.

Essas decisões definem a identidade da empresa, “a cara” que ela terá, fortalece seu posicionamento e marca a diferença em relação à concorrência.

O posicionamento de marca é algo muito importante.

5. Definir o local

A escolha de um local é muito importante porque pode definir o sucesso do seu negócio. O primeiro ponto é pesquisar regiões que o seu público-alvo frequenta.

Depois, escolha locais que tenham fácil acesso, com fluxo alto de pessoas, próximos de residências, comércios e centros empresariais.

Para alugar o seu espaço, verifique se há espaço para todas as mobílias necessárias, se é confortável para os funcionários e clientes e se tem boa estrutura — falaremos mais sobre estrutura mais adiante.

6. Determinar e precificar a cartela de serviços e produtos

Como já foi abordado anteriormente, a esmalteria pode oferecer vários serviços que serão direcionados às unhas, mas também atividades extras.

Podem ser feitas unhas com esmaltação simples, decoradas, em gel, alongamento simples e em fibra.

Para precificar com sucesso, é preciso fazer um estudo do mercado, entender os valores cobrados pela concorrência, os custos do serviço e os lucros necessários.

7. Contratar profissionais

Após ter cumprido todos esses passos e ter os serviços definidos, você precisa de profissionais capacitados e especializados.

O número de colaboradores admitidos depende do porte do seu negócio — lembre-se que, como MEI, você pode ter só um funcionário.

Mas é possível fazer parcerias e outros tipos de acordo. Para uma esmalteria pequena e com apenas o serviço de esmaltação simples de mãos e pés, o recomendável é ter uma pessoa para a recepção e duas que sejam manicure e pedicure.

Para encontrar pessoas especializadas, busque recomendações e indicações. Se for possível, faça um teste antes ou um período de avaliação.

O que precisa para montar uma esmalteria?

Agora que você já sabe o passo a passo para montar uma esmalteria, veja o que é essencial adquirir em termos de estrutura para investir nesse tipo de negócio.

1. Móveis específicos para manicures/pedicures

As cadeiras e mesas para os profissionais devem ser confortáveis e não podem prejudicar a postura e a saúde. Então, escolha com cuidado e não economize nesse investimento.

Também é útil cada profissional ter um carrinho ou mesinha de apoio para facilitar o uso dos materiais e utensílios no dia a dia.

2. Mobílias em geral

Para a esmalteria em geral, é importante ter:

  • Balcão de atendimento;
  • Sofás, cadeiras ou poltronas de espera para os clientes;
  • Expositores para esmaltes.

3. Equipamentos e utensílios

Para o ambiente em geral, dependendo do quão completo o estabelecimento vai ser no início e de quanto recurso há disponível, você pode analisar a necessidade de alguns equipamentos:

  • Computador e impressora;
  • Telefone fixo e celular;
  • Maquininha de cartão;
  • Televisão;
  • Frigobar;
  • Esterilizador;
  • Uma lixadeira profissional, caso seja oferecido o serviço de unhas de fibra de vidro.

Já para os utensílios básicos, além de muitos esmaltes de diferentes cores e marcas, deve-se comprar no mínimo: acetona, alicates, palitos em inox, cortadores de unha, espátulas, lixas, toalhas, luvas, tesouras e pinças.

4. Investir na decoração

A decoração é um dos pontos que fortalecem a identidade da marca, por isso ela é tão necessária.

Então siga essas dicas acessíveis para tornar sua esmalteria decorada e sem gastar muito:

  • Piso frio e de cor neutra: tornam o ambiente mais elegante e fácil de limpar;
  • Iluminação adequada: aproveite a luz natural e equilibre as luzes quentes e frias, use as primeiras para iluminação geral e as outras para luminárias;
  • Paredes decoradas: use papel de parede com texturas, pintura diferentes, espelhos, revestimentos, o que achar melhor;
  • Escolha objetos de decoração: os esmaltes devem ser o foco, então coloque-os em prateleiras diferentes, iluminadas e que se destacam no ambiente.

Qual o custo para abrir uma esmalteria?

Montar uma esmalteria é um negócio que não tem um custo tão alto, relativamente.

Se for um estabelecimento pequeno, o investimento começa a partir de R$ 3 mil.

Em caso de franquias, para esse setor deve-se contar pelo menos R$ 7 mil necessários.

O que vender em uma esmalteria?

Além de vender esmaltes e produtos para unhas, como fortalecedores e hidratantes, também é uma opção ter uma nail bar, um bar e/ou cafeteria com esmalteria.

Esse modelo tem ficado cada vez mais popular e atrai clientes por ser um ambiente mais confortável e personalizado.

Para esse tipo de investimento, o passo a passo é o mesmo, porém, devem ser adicionados os custos com equipamentos de bar e cafeteria, e produtos específicos.

Em compensação, a possibilidade de lucro também aumenta bastante.

Como organizar uma esmalteria?

Sem uma boa administração, a esmalteria pode não ter os lucros que você deseja.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante ter um controle dos serviços vendidos e gastos em geral.

Então faça uma gestão controlada: organize todos os custos e despesas, negocie com os fornecedores, tenha um bom planejamento financeiro e defina metas.

Como atrair clientes para a esmalteria?

Para atrair clientes, desenvolva uma estratégia de divulgação. No dia da inauguração, faça um evento e convide pessoas.

Já nos dias anteriores, distribua panfletos da esmalteria pela região anunciando a data de abertura, o evento de inauguração e os serviços.

As redes sociais são ótimas para chamar atenção de possíveis clientes.

Crie perfis da sua empresa nas redes sociais, coloque fotos, vídeos, fale sobre todos os serviços e compartilhe com todas as pessoas que puder.

Por fim, use o WhatsApp Business para ter o contato facilitado com os clientes e divulgar seu catálogo.

Esmalteria pode ser MEI?

Sim, é um negócio que pode ser MEI. Esmalterias, assim como os salões de beleza e clínicas de estética, se enquadram como empresas de beleza.

Porém, como MEI, há uma série de fatores que devem ser respeitados, por exemplo, o limite de faturamento anual e o contrato de apenas um funcionário.

Em caso de aumento no faturamento, você pode migrar para ME (microempresa), categoria que permite maior faturamento anual e contratação de até nove funcionários.

Antes de tomar essa decisão, analise a sua situação, pesquise e converse com profissionais.

Enquanto isso, abra MEI grátis e rápido com a MEI Fácil por Neon! Estamos aqui para ajudar na sua jornada empreendedora.

Banner com CTA para abrir a conta MEI Fácil por Neon

Aproveite e inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler