Como se destacar da concorrência no mercado sendo MEI?

5 minutos de leitura
Veja como se destacar da concorrência
Navegue pelo conteúdo

Sabe como se destacar da concorrência sendo MEI e conquistar um lugar único no seu mercado?

Ainda que você venda o mesmo produto que seu concorrente, é possível se diferenciar e conquistar mais clientes com algumas estratégias simples.

Você pode se destacar por várias razões: um produto com qualidade maior, um atendimento excepcional, uma entrega rápida, um brinde, etc.

Leia com atenção e saiba como sair na frente dos competidores.

Tem como se destacar da concorrência sendo MEI?

Sim, tem como se destacar da concorrência sendo MEI com um bom planejamento e algumas estratégias de marketing.

Para o microempreendedor individual, é muito importante ganhar destaque em seu ramo de atuação, pois o mercado fica cada vez mais competitivo – e os pequenos negócios também enfrentam uma concorrência acirrada.

Quando você tem uma ideia de negócio, pode ter certeza de que várias pessoas tiveram a mesma sacada e de que você terá vários concorrentes disputando a atenção do mesmo público-alvo.

Por exemplo, se você abrir uma loja de roupas femininas, terá que pensar em coleções diferenciadas, um preço mais atrativo, um provador mais confortável, entre outros aspectos que colocam seu negócio em evidência no segmento.

Ou seja: para que o consumidor escolha seu negócio em vez de outros da mesma área, você precisa oferecer um diferencial, algo que justifique a preferência do cliente.

E, felizmente, existem várias ações que você pode tomar para conquistar essa vantagem e sair da frente da concorrência sendo MEI.

Como se diferenciar diante da concorrência?

O segredo para se destacar dos concorrentes é o diferencial competitivo.

Usamos essa expressão para identificar vantagens únicas que seu negócio oferece aos clientes, tendo como referência o padrão de oferta da concorrência.

Por exemplo, o diferencial competitivo da Apple é criar produtos exclusivos com alto valor agregado, enquanto a Amazon é conhecida pela logística imbatível, e a Natura se destaca pela sustentabilidade.

Cada empresa aposta em um ponto forte para conquistar clientes e criar uma identidade única no mercado.

Mas o diferencial competitivo não é exclusividade de grandes marcas.

A padaria do bairro que faz um sonho inesquecível ou o salão de beleza que ficou conhecido pelas luzes perfeitas são exemplos de pequenas empresas que conseguem se destacar da concorrência com sucesso.

Então, você só precisa pensar no diferencial competitivo ideal para o seu negócio, com base nos padrões do seu mercado.

Como se destacar da concorrência: 8 dicas

Agora vamos ao que interessa: dicas de como se destacar da concorrência pensadas especialmente para a MEI.

Anote e coloque em prática:

1. Tenha uma marca forte

O diferencial competitivo de qualquer negócio começa com o nome e o logotipo.

A dica é criar um nome que seja fácil de memorizar e que tenha potencial para ser fixado na mente do consumidor.

Se possível, ele deve estar associado à atividade da empresa, como um restaurante chamado “Tempero do Chef” ou um espaço para terapia holística chamado “Viva Zen”.

Além disso, você precisa de um logotipo com uma imagem ou símbolo atrativo, e também uma identidade visual com um padrão de cores e fonte feitos para a sua empresa.

Assim, a forma como você aparece para os clientes já é uma vantagem competitiva – principalmente se a concorrência não tiver investido nessa parte.

2. Estude seus concorrentes

Se você quer ser melhor do que seus concorrentes, precisa, primeiramente, conhecê-los muito bem.

Por isso, vale mapear todos os competidores diretos (que vendem os mesmos produtos e atendem o mesmo público) e indiretos (que não são do mesmo segmento, mas podem atender seu público no seu lugar em algumas situações) no seu mercado.

Depois de saber quem são seus concorrentes, você precisa acompanhar de perto as ações que eles realizam para atrair clientes e entender qual é o diferencial competitivo de cada um deles.

Dessa forma, você saberá qual é o ponto em que seu negócio deve se destacar para ser único no segmento.

3. Conheça a fundo seu público-alvo

A vantagem competitiva também é construída sobre as necessidades do público-alvo.

Se você conhecer muito bem seu cliente, saberá quais pontos são mais importantes para ele e poderá investir nas ofertas certas.

Por exemplo, não adianta abaixar os preços se o público é do tipo que está disposto a pagar por um valor agregado superior.

4. Tenha um produto ou serviço exclusivo

Conseguir um diferencial competitivo através do produto ou serviço que você vende é um dos caminhos mais comuns para se destacar da concorrência sendo MEI.

Por exemplo, se você tem uma adega, pode vender uma safra de vinho exclusiva ou uma cerveja importada que nenhum outro concorrente comercializa no seu mercado.

Se você tem uma papelaria, pode ter o maior catálogo de cadernos e fichários da sua região.

5. Tenha um atendimento excelente

Outra forma de se destacar da concorrência é ter um atendimento ao cliente de excelência.

Para isso, é importante que você respeite as necessidades do cliente acima de tudo, atenda com muita simpatia e ofereça um ótimo pós-venda, com todo o suporte que o consumidor precisa.

Um tatuador, por exemplo, pode se destacar pela atenção dada a cada projeto individual de tatuagem criado sob medida, além dos cuidados com a segurança do cliente e orientações para a cicatrização.

6. Tenha o melhor custo-benefício

Para se destacar da concorrência pelo preço, é preciso ter cuidado, pois é mais interessante ser visto como uma empresa com melhor custo-benefício.

Ou seja: de nada adianta baixar muito o preço de venda se isso comprometer a qualidade do seu produto, reduzir seu lucro e ainda fazer com que seu negócio seja visto como “barato”.

O valor mais baixo pode funcionar para públicos de renda inferior, mas é preciso chegar a um número que seja compatível com as expectativas do consumidor e ainda garanta a lucratividade da empresa.

Veja como precificar um produto.

7. Tenha um espaço exclusivo

Ter um espaço exclusivo com uma decoração diferenciada e um ambiente acolhedor também faz toda a diferença para estabelecimentos físicos.

Se você presta serviços de estética, por exemplo, pode criar um espaço temático com móveis confortáveis, música ambiente, velas aromáticas e outros detalhes que tornam o local mais atrativo.

Com certeza, os clientes vão se sentir mais acolhidos e cuidados nesse espaço do que em um salão todo branco e sem graça.

O mesmo vale para lojas, que precisam de vitrines caprichadas e espaços confortáveis para que os clientes circulem e fiquem à vontade.

8. Ofereça as melhores promoções

Por fim, você sempre pode criar seu diferencial competitivo por meio de promoções atrativas.

Podem ser descontos, liquidações, sorteios, concursos e o que sua imaginação permitir.

Se você ficar atento ao calendário promocional, terá muitas datas para aproveitar e destacar seu negócio.

Bônus: 3 ferramentas de análise da concorrência para o MEI

Para finalizar, vamos conferir algumas ferramentas que você pode usar para monitorar sua concorrência e ganhar destaque mais facilmente.

Veja como fazer uma análise de concorrência!

Confira:

1. Google Alertas

Já imaginou receber alertas por e-mail toda vez que o nome dos seus concorrentes for citado na internet?

É exatamente isso que você pode fazer com o Google Alertas, um serviço do Google que envia notificações quando palavras-chave definidas por você são encontradas na internet.

Assim, você pode incluir o nome dos seus concorrentes e termos importantes para o seu negócio.

Dessa forma, toda vez que a palavra ou expressão for citada em um link você ficará sabendo imediatamente o que está acontecendo no mercado.

2. Planejador de palavras-chave do Google

O Planejador de palavras-chave do Google é perfeito para saber quais termos relacionados ao seu negócio estão sendo buscados no Google.

Com ele, você pode buscar por palavras-chave que seus concorrentes usam e descobrir quais conteúdos eles estão publicando sobre o assunto.

Assim, você pode desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo e otimizar seus materiais para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca).

O objetivo é aparecer nas primeiras posições do Google toda vez que um usuário buscar por termos associados a sua MEI e, dessa forma, superar seus concorrentes.

3. Mention

O Mention é uma ferramenta muito conhecida no universo das redes sociais.

Ela permite monitorar conversas que citam sua marca e a marca de concorrentes (ou assuntos relacionados ao seu negócio) pela web.

Assim, você consegue acompanhar citações sobre sua área de atuação e seus competidores em redes sociais, blogs, portais, fóruns e diversos outros canais online.

Entendeu como se destacar da concorrência e construir um diferencial competitivo sendo MEI?

Aproveite e confira como divulgar sua marca do zero com dicas acessíveis.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler