Escrito por Victor Jacinto

Considerando que a arte de desenhar tem levado muitas pessoas a descobrirem uma nova profissão, pode ser que você já tenha se perguntado: “Como ser um tatuador?”

Outra dúvida comum é se é possível se formalizar com essa profissão, apesar das burocracias no Brasil para abrir uma empresa. O fato é que muitos profissionais lutam constantemente para se aperfeiçoar e atender às exigências do mercado, ao mesmo tempo em que conquistam cada vez mais clientes.

Mas temos boas notícias: tatuadores podem se registrar como Microempreendedores Individuais (MEIs) e ter uma série de benefícios.

Quer saber mais? Continue lendo!

Como ser um tatuador? Dicas para quem está começando

Invista em conhecimento

Para aprender como ser um tatuador e um bom profissional, é necessário que você se mantenha sempre atualizado com o mercado. Para isso, faça cursos para tatuador e se aperfeiçoe sobre o seu trabalho.

Vale assistir a workshops, participar de feiras e palestras, e fazer alguns cursos que hoje podem ser realizados tanto online quanto presencialmente.

Investir na sua profissão também é entender o que o mercado mais procura. Por exemplo, atualmente as pessoas procuram pelo curso de tatuagem “Fine Line”  (traço fino, em português), assim como buscam cursos para aprender a tatuar desenhos preto e branco e “Old School”.

Para te ajudar, separamos algumas sugestões de cursos para tatuador online:

Monte seu planejamento

Você tem que sempre pensar em seu planejamento para que o seu sonho não se torne pesadelo. Para isso não acontecer, nenhum negócio pode ser construído sem planejamento, sem estudo ou sem uma estratégia para alcançar resultados.

A partir do momento em que você tem uma visão geral de tudo que quer e quanto de dinheiro tem disponível, fica mais fácil traçar os próximos passos do que precisa ser feito.

A dica aqui é você criar um plano de negócios, que será como um “mapa” para te mostrar todos os caminhos que poderão ser seguidos para que os lucros esperados sejam alcançados.

Escolha bem o local para abrir o seu negócio

Busque por um espaço bem localizado, onde as pessoas não tenham dificuldades para chegar. Como dica, é legal ter uma área de estacionamento no local ou nas proximidades.

Outra dica é colocar seu estúdio no Google Meu Negócio. Sabe quando as pessoas procuram por “estúdio de tatuagem perto de mim” no Google e as pesquisas mostram lugares perto e suas avaliações? As informações que aparecem são justamente do Google Meu Negócio.

Segundo pesquisas, 6 em 10 pessoas descobriram novas empresas ano passado através dessa ferramenta.

Tenha uma boa estrutura

Uma sala de 40m2 é o suficiente para este início. Você tem que pensar que para começar também precisará de um espaço para recepção, como sala de espera, além do local para trabalhar, é claro.

O estúdio Freua’s Tattoo otimizou o seu espaço para fazer parceria com outras empresas. Tem venda de roupa, doces, piercings e muito mais!

Tem também o estúdio de The Old Cut, que em um único espaço criou uma galeria de arte, uma barbearia, lanchonete, e um estúdio de tatuagem.

Adquira os equipamentos necessários

Alguns dos itens essenciais que devem estar na sua lista são:

  • agulhas de traços e de pintura;
  • biqueiras;
  • esterilizador;
  • máquinas de tatuagem;
  • luvas descartáveis;
  • toalhas de papel;
  • copos descartáveis;
  • tintas para pele;
  • estufa;
  • maca;
  • cadeiras;
  • mesas;
  • balcão;
  • computador;

Escolha uma boa decoração

Mesmo que seja um local mais simples no começo, invista em decoração. Coloque quadros, faça uma boa pintura, monte um ambiente arrojado, confortável e interativo. O importante é ter criatividade e capricho.

O estúdio Hajime Tattoo apostou em tintas para fazer a sua decoração:

Já a tatuadora Laila Yanez decorou seu espaço com quadros:

Divulgue o seu trabalho

A divulgação é a alma de qualquer negócio, afinal, caso ela seja bem-feita, você poderá ter grandes ganhos logo no início.

Invista em um banner grande com um design profissional para exibir fora do seu novo estúdio e distribua folhetos nos arredores do local, por exemplo.

Também é importante que você se esteja em redes sociais como Facebook, Instagram  e Twitter para aumentar a sua divulgação e gerar engajamento.

Veja como começar a divulgar sua marca do zero!

O que fazer para se profissionalizar como tatuador?

Você que decidiu formalizar a sua nova profissão, comece abrindo uma MEI. Dessa forma, você começará dando os seus primeiros passos para regularizar o seu sonho.

Para abrir sua MEI, você só precisa informar a sua atividade principal, que neste caso é CNAE 9609-2/06 Serviço de Tatuagem e Colocação de Piercing.

Como MEI, você pode faturar até R$ 81 mil por ano. Porém já está sendo discutido o aumento do limite e a possibilidade contratar até dois funcionários.

Além disso, por ter CNPJ existe a vantagem de negociar mais barato com os fornecedores de tintas e agulhas, por exemplo.

E não precisa se desesperar na hora de empreender, pois tendo MEI você terá direito a benefícios como:

E muito mais. Gostou? Não perca tempo, abra sua conta agora mesmo!

Abrir conta MEI gratuita de forma simples e rápida.

É válido mencionar que como MEI você tem impostos a pagar. Para tatuador com a descrição de atividade CNAE 9609-2/06, a DAS MEI tem o valor de R$ 60, que já contempla o INSS e o ISS.

Importante! MEI também precisa fazer uma declaração de Imposto de Renda separada da declaração de IR pessoa física, chamada Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Sempre fique atento ao prazo!

Inspirações para divulgar o seu trabalho

Agora que você já sabe como ser um tatuador, que tal conferir algumas inspirações de divulgação de tatuagens? Dá uma olhada!

O tatuador Carlos Freua apostou em apresentar sua empresa no TikTok:

@carlosfreuatattooApresentando a equipe do meu studio! Vídeo gravado pela @barbaracaleffo minha namorada/gerente/social mídia ❤️❤️ #freuastattoo♬ Beggin’ – Måneskin

Já o Caio Rodrigues divulga seus workshops no Instagram:

E a tatuadora Sabrina Conde, com traços minimalistas:

Gostou das dicas sobre como ser um tatuador MEI de sucesso? Então não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI, seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com o atendimento e suporte de qualidade da nossa equipe.

Acompanhe as redes socias para não perder nenhuma novidade Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.