Como abrir um CNPJ MEI pode te ajudar a vender mais?

6 minutos de leitura
abrir um cnpj mei
Navegue pelo conteúdo

Atualizado em 22 de novembro de 2021

 Se você trabalha como autônomo informal e ainda possui dúvidas sobre as vantagens da formalização e a necessidade de abrir um CNPJ MEI, este artigo é para você!

Para muitas empresas de sucesso no Brasil, a formalização foi o início da jornada para a construção de negócios hoje milionários.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que a formalização aumentou em 71% as vendas dos microempreendedores individuais. Além disso, para 72% deles, abrir um CNPJ MEI trouxe melhores condições de compra.

Mesmo com todos esses números favoráveis à formalização, é normal que ainda haja dúvidas sobre o tema. Ainda há quem pense que para abrir um CNPJ MEI, você precisa de muito dinheiro.

Porém, a verdade é que obter um CNPJ MEI é bem mais simples do que em outras categorias de empresas, e a formalização é gratuita.

Então não perca tempo e confira como abrir um CNPJ MEI pode te ajudar a vender mais.

9 provas de que abrir um CNPJ MEI te ajuda a vender mais

Antes de mostrar como a formalização pode ajudar o profissional a vender mais, vamos aos benefícios previdenciários que a MEI proporciona aos microempreendedores individuais:

Ou seja, ao abrir um CNPJ MEI, o microempreendedor contribui para que não apenas ele como também a sua família tenha benefícios.

Agora vamos aos principais pontos que comprovam como a formalização ajuda o MEI a vender mais.

Você pode ter mais de uma atividade

Ao abrir um CNPJ MEI, você não fica limitado a trabalhar em apenas uma atividade, mas sim até 16 atividades diferentes!

Essa vantagem do regime MEI pode auxiliar, e muito, o microempreendedor na hora de vender mais.

Mas como? Vamos a um exemplo:

Se você trabalha com vendas de um modo geral, poderá se cadastrar como comerciante de armarinho, comerciante de artigos de bebê, vendedor de produtos de beleza, entre outros, podendo ter até 16 atividades diferentes.

Essas atividades podem tanto ser da mesma área ou não, e você pode emitir nota fiscal separadamente para cada uma delas.

É importante lembrar a eventual necessidades de alvarás de funcionamento, de acordo com os riscos e regras da atividade exercida.

O principal ponto é: dessas 16 atividades, uma deve ser a principal e as outras 15 atividades secundárias.

Confira a lista com as atividades MEI

Com o CNPJ MEI você tem mais credibilidade

Imagine que você está buscando algum produto ou serviço pela internet ou nas ruas e se depara com duas opções de vendedor:

  • aquele que não possui um CNPJ nem emite nota fiscal, e
  • outro que é registrado como pessoa jurídica e pode emitir uma nota fiscal

Qual você escolheria?

A resposta é fácil! Quando um profissional formaliza o seu negócio, ele está transmitindo e oferecendo mais confiança e legitimidade aos produtos ou serviços vendidos.

Isso acontece basicamente porque a empresa torna-se pública (basta pesquisar o seu CNPJ no Google) e capaz de oferecer aos clientes a emissão de notas fiscais, fatores que proporcionam segurança e tranquilidade.

Com isso, ao abrir um CNPJ MEI e se formalizar, automaticamente você aumenta suas chances de vender mais!

Será mais fácil conseguir crédito

O empreendedor formalizado possui condições diferenciadas de crédito pra MEI perante as instituições financeiras do Brasil.

Pelo lado dos bancos, isso acontece porque a burocracia é menor, visto que a instituição possui menores riscos de inadimplência, assim como um baixo custo operacional.

Já pelo lado do MEI, é possível acessar o crédito à juros menores e com melhores níveis de exigência para aprovação.

Lembre-se: é importante que o dinheiro emprestado seja investido na expansão do negócio, compra de ativos para a empresa, como equipamentos e insumos, funcionamento do capital de giro ou até mesmo para quitar contas atrasadas.

Maior poder de negociação com fornecedores

Quando a pessoa decide se formalizar e abrir um CNPJ MEI, ela consegue negociar com fornecedores melhores prazos, preços e formas de pagamento.

Isso acontece, porque o fornecedor deixará de vender para uma pessoa física e receberá a confiança e legitimidade de uma empresa.

E essa vantagem pode ser refletida para o cliente final, seja na realização de descontos, promoções, pacotes, entre outras formas de prospectar ou reter compradores. Isso quer dizer maiores chances de venda e sucesso do negócio.

Comprar um carro com até 30% de desconto

Se você utiliza um carro para visitar clientes, buscar insumos e compras de fornecedores ou até mesmo vender seus produtos, saiba que, ao abrir um CNPJ MEI, é possível comprar um carro com até 30% de desconto.

Isso acontece porque, quando a concessionária vende um carro para a pessoa jurídica, o microempresário recebe isenção nos impostos IPI e ICMS, resultando em um valor até 30% mais barato, se comparado à uma compra por meio da pessoa física.

E esse benefício vai além dos carros, sabia? É possível comprar com CNPJ MEI mais barato em diversos lugares!

Você pode vender para o governo

Essa é uma das grandes vantagens após a formalização como MEI. O governo pode comprar produtos ou serviços da sua empresa.

Contudo, é necessário que haja com um contrato assinado e um prazo para cumprimento da atividade, pois você poderá emitir nota fiscal.

Esse prazo de contrato pode ser até mesmo de quatro anos, período em que dura um mandato.

Ou seja, ao abrir um CNPJ MEI, você pode vender até mesmo para o governo. Ao passo que, sendo um autônomo informal, você não teria essa chance!

Vender produtos na internet

Para se ter uma ideia, em 2020 o e-commerce brasileiro, ou seja, as vendas online cresceram quase 74%. Isso significa um faturamento bilionário para o setor.

Já no primeiro trimestre de 2021, as pesquisas mostraram que as vendas online tiveram uma alta de 57,4%.

 Além disso, matérias também informam que o faturamento do e-commerce em 2021 cresce 72%

Você não vai querer ficar fora dessa, né?

Ao abrir um CNPJ MEI, você tem maiores chances de sucesso ao divulgar e vender seus produtos pela internet.

Você pode expor seus produtos em plataformas digitais de comercialização e expandir seu negócio. Em todo o processo de venda – da exposição do produto ou serviço ao recebimento do pagamento, o ambiente é 100% online.

Você pode vender em marketplace, nas redes sociais, por dropshipping e muito mais!

Vender para outras empresas emitindo nota fiscal

O comércio direto com outras empresas também é uma ótima oportunidade para que você venda mais como MEI, já que além de vender para o consumidor final (pessoa física), você também pode prestar serviços ou vender para outra empresa, atendendo pedidos em grande escala.

Para vender para outras empresas, você precisará emitir nota fiscal – o que não ocorre sem um CNPJ.

A nota fiscal é um dos principais motivos para dar credibilidade a você junto ao mercado.

É isso que vai lhe abrir as portas para outras oportunidades de negócio, com a possibilidade de formalizar um contrato de prestação de serviços, por exemplo.

Contratar um funcionário para te ajudar

Além de todas as vantagens mencionadas acima, quando a pessoa se formaliza e decide abrir um CNPJ MEI, sua microempresa tem o direito de contratar um funcionário.

E dependendo do momento em que o negócio se encontra, contratar um ajudante para focar em vender mais e fazer a empresa crescer, é essencial.

O funcionário da MEI pode ganhar até um salário-mínimo ou então o piso salarial da categoria. Além disso, o custo da contratação corresponde à 11% do salário a ser pago.

Ah, vale lembrar que está em análise a proposta que permitirá a contratação de até dois funcionários. 

Quero me formalizar! Como fazer CNPJ MEI gratuito?

Finalmente resolveu deixar a informalidade de lado e decidiu abrir um CNPJ MEI?

Se você ainda não sabe como fazer CNPJ MEI gratuito, você pode conferir o passo a passo de como se cadastrar no MEI grátis ou no vídeo abaixo:

Vale lembrar que a abertura do CNPJ MEI é gratuita!

 Você pode abrir seu CNPJ pelo aplicativo MEI Fácil, onde você consegue se cadastrar em menos de 5 minutos.

E caso o seu celular seja de sistema IOS, uma alternativa é você abrir uma MEI online pelo portal do empreendedor – grátis também!

⚠ Cuidado com taxas MEI que você pode pagar sem necessidade!

ABRIR MINHA MEI EM POUCOS MINUTOS

Confira as vantagens de abrir MEI com a MEI Fácil!

No aplicativo da MEI Fácil, você consegue centralizar todas as suas obrigações – sejam elas financeiras ou burocráticas.

Além disso, você conta com uma equipe preparada para te ajudar com as burocracias e regularizações do seu CNPJ MEI.

Também tenha acesso a serviços exclusivos (e gratuitos), como:

E mais: ao abrir um CNPJ MEI com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

banner conta pj 2

Caso você possa investir mais, você pode contratar a contabilidade MEI Fácil por R$ 89,90 ao ano!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler