Com a pandemia e as medidas restritivas de contenção do coronavírus, está cada vez mais complicado sair às ruas para trabalhar. Com isso, cresceu bastante o número de pessoas que buscam por alternativas para ganhar dinheiro trabalhando em casa.

E se você também está buscando por opções de como fazer uma renda extra desta maneira, leia o artigo até final.

Iremos te mostrar algumas ideias para abrir um negócio em casa, além de entender quais pontos de atenção devem ser observados antes de sair colocando a mão na massa.

Vem com a gente!

Ah, caso você queira ir direto ao tópico de seu interesse, é só clicar nos links abaixo:

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa?

Primeiro, separamos 7 ideias de negócio para você conseguir ganhar dinheiro trabalhando em casa. São alguns ramos de atuação que crescem bastante no Brasil e oferecem oportunidades para se formalizar como MEI.

7 ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa

Cada ideia contém um ramo de atuação que, por sua vez, oferece diversas possibilidades, com isso, você verá abaixo dezenas de opções de trabalho para atravessar a crise da melhor maneira possível.

Grande parte das atividades correspondem às MEIs mais abertas de 2020, ou seja, são áreas que oferecem oportunidades de crescimento e fonte de renda extra para quem se formalizar como microempreendedor individual.

Ramo da alimentação

Se você possui algum dote culinário ou então gosta de cozinhar, o setor de alimentos oferece ótimas oportunidades para ganhar dinheiro trabalhando em casa.

As principais atividades para o ramo correspondem às vendas de doces, bolos, salgados, marmitas e lanches.

Todas elas oferecem chances de crescimento e conquista de uma renda extra.

Confira as principais opções para cada atividades do setor:

  • Doces: doces para festas, trufas, pães de mel, palhas italianas, brownie, ovos de páscoa, assim como a possibilidade de trabalhar com um buffet.
  • Bolos: é possível vender bolos para festas, confraternizações de trabalho, bolos de pote ou também serviços de buffet.
  • Salgados: coxinhas, bolinhas de queijo, enroladinhos, kibes, espihas, além da opção de trabalhar com buffet ou vendas por cento.
  • Marmitas: você pode fazer marmitas ou marmitex fitness, saudáveis, veganas, vegetarianas, para trabalhadores braçais (marmitas maiores), ou então para o público infantil.
  • Lanches: lanches gourmet, de trailer ou food truck, hambúrgueres, baguetes, lanches naturais, são apenas algumas das opções que uma lanchonete pode oferecer.

Ramo da estética

De 2014 à 2019, o ramo da estética cresceu 567% no Brasil. Isso mostra o tamanho do mercado no país, assim como as oportunidades que ele pode oferecer às pessoas que se dedicarem às suas atividades.

Dentro do ramo da estética, podemos citar atividades como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, manicure e pedicure, esteticista, entre outros.

É uma boa opção para ganhar dinheiro trabalhando em casa, pois existe a possibilidade de atender clientes em domicílio ou então prestar serviços à salões de beleza.

Caso queira se formalizar como MEI neste ramo, saiba mais sobre os aplicativos que conectam profissionais e clientes. Eles são uma alternativa para conquistar novos clientes e garantir uma renda extra no final do mês.

Venda de cosméticos

De acordo com a Abihpec, o mercado de beleza e bem-estar cresceu cerca de 10% ao ano nos últimos 10 anos. São números bastante otimistas para quem pretende se formalizar como MEI e trabalhar com a venda de cosméticos.

É uma atividade ampla e que oferece um leque de opções, como a revenda de cosméticos, venda por e-commerce, por lojas no Facebook e Instagram ou até na sua vizinhança.

A dica aqui é usar e abusar da internet para ganhar dinheiro trabalhando em casa. Afinal, com uma boa divulgação online de seus produtos, é possível faturar bastante.

Venda de produtos online

Sem dúvidas, vender produtos online é a atividade que oferece mais opções para quem busca ganhar dinheiro trabalhando em casa.

São milhares de opções de produtos que podem ser vendidos, além de dezenas de plataformas (marketplaces) onde você pode divulgar sua loja. Caso prefira, também é possível criar uma loja virtual só sua.

É possível vender por varejo, atacado, consignado a até trabalhar sem estoque.

Loja de roupas

O ramo do vestuário sempre ofereceu muitas possibilidades para quem busca uma fonte de renda, seja ela primária ou extra. E com a expansão a passos largos do e-commerce, o cenário se torna ainda mais favorável.

A partir da venda de roupas, você pode ganhar dinheiro trabalhando em casa de várias maneiras: abrindo uma loja onde mora, vendendo produtos online – plataformas de venda, criar um site, pelo Facebook ou Instagram, entre outras opções.

Aproveite para se formalizar como MEI e consiga grandes descontos ao negociar com fornecedores, pelo CNPJ da sua empresa.

Seja um Redator Freelancer

Abrir uma empresa MEI como redator (CNAE 5812-3/01), é uma oportunidade de utilizar suas qualidades de escrita para ganhar dinheiro trabalhando de casa.

Para oferecer serviços como redator é bem simples, basta se cadastrar em alguns sites, como o Workana, Meu Redator, Fiverr, Rock Content, entre outros e fazer uma renda extra.

Sendo um redator, você pode escrever para sites, blogs, portais de notícias, descrição de vídeos no Youtube, mídias sociais etc.

Realizar aulas particulares

Abrir uma MEI e oferecer aulas particulares é uma das opções mais versáteis para a categoria.

E assim como as outras atividades mencionadas acima, ganhar dinheiro trabalhando em casa com aulas particulares só depende de você.

Existem milhares de cursos gratuitos na internet sobre os mais variados temas. Então, se você tiver facilidade e aptidão para alguma área, existe a oportunidade de se tornar um professor particular.

Você pode dar aulas de instrumentos musicais, línguas, desenho, programação, culinária, matemática, reforço escolar para crianças, marketing digital, redação, entre diversas outras opções.

Para abrir seu MEI de dar aulas particulares você pode se cadastrar no CNAE 8599-6/99.

Por fim, iremos te explicar quais os pontos de atenção e estrutura necessários para montar um negócio em casa.

É importante que você dê atenção à eles antes de colocar o seu empreendimento de pé. Assim, seu tempo e esforços são utilizados da melhor maneira.

Veja se a sua MEI pode ser aberta em casa

Em 2016, a Lei complementar n° 123 sofreu alterações de modo a facilitar a vida das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, a partir da possibilidade de se abrir um negócio em casa. E isso facilitou bastante a vida do MEI.

A partir disso, foi regularizado que: o MEI pode abrir um negócio em sua residência, desde que não seja necessária a existência de um local próprio para a realização da atividade.

Por exemplo, o empreendedor não pode realizar as atividades da sua MEI em casos como a realização de serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos.

Ou seja, na grande maioria dos casos é possível abrir um negócio em casa e se formalizar como MEI.

Separe um espaço para as atividades da sua MEI

Por mais que empreender em casa possa ajudar nas finanças do negócio, é aconselhado que se tenha um espaço exclusivo para as atividades.

Dependendo do ramo escolhido, basta separar um cômodo ou região da casa e estruturar o ambiente com os móveis e equipamentos necessários.

O mais importante é que exista esse espaço que separe a sua residência do ambiente de trabalho, por dois motivos principais:

  • Melhora a organização, gerenciamento, qualidade e profissionalismo do negócio;
  • Em alguns casos, é necessário solicitar o alvará de funcionamento da sua MEI e essa separação é essencial.

No último ponto, referente ao alvará de funcionamento, vale destacar que entrou em vigor, no ano passado, uma resolução que dispensa o microempreendedor individual de atos públicos de liberação de atividades econômicas relativas à categoria a partir de 1º de setembro de 2020.

Ou seja, as fiscalizações para verificação dos requisitos de dispensa de alvará continuarão sendo realizadas, mas o empreendedor não precisa mais esperar a visita dos agentes públicos para abrir a empresa. É uma grande conquista da categoria!

Elabore um plano de negócios para empreender em casa

Não porque a sua empresa irá funcionar em casa que você está isento de fazer um bom planejamento do negócio.

E quando falamos em planejar e estruturar a sua empresa, a elaboração de um plano de negócios é essencial.

O Plano de negócios é um documento que elenca as principais informações sobre uma empresa: objetivos, metas, concorrentes, mercado, fornecedores, produto, orçamento, pontos fortes e fracos e o que é preciso fazer para o negócio crescer.

Elaboramos um artigo especial sobre o tema. Veja como montar o seu plano de negócios clicando aqui.

Divulgue seu negócio

Saber divulgar a sua marca e produtos é a principal forma da sua empresa chegar nos clientes que tanto deseja.

Quanto mais pessoas conhecerem a sua empresa e serviços, maior a chance de se realizar uma venda . E esse é o papel da divulgação para a sua MEI

Você pode divulgar seu negócio com cartazes, banners, panfletos, rádio e tv etc., ou até mesmo online, a partir do Instagram, Facebook, Google e aplicativos de comida ou serviços.

A melhor maneira de divulgar a sua empresa é aquela que alcança e conversa com o seu público-alvo, ou seja, os clientes que para você são ideais. Se você não sabe o que é mais eficaz para sua MEI, não tem problema, faça testes e veja qual formato traz mais resultados para o seu negócio.

Formalize-se: Abra um CNPJ MEI

A MEI é o tipo de CNPJ mais rápido de simples de ser aberto. Em poucos minutos, pelo aplicativo da MEI Fácil, você consegue se tornar um Microempreendedor Individual.

O MEI pode ter até 16 atividades diferentes cadastradas em seu CNPJ, uma como principal e outras 15 atividades secundárias. Clique aqui e confira a lista com as 466 atividades MEI 2021.

O regime tributário do MEI é o Simples Nacional, sendo o único tipo de contribuição que o MEI precisa pagar, através do boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

É a partir do pagamento mensal dele que o microempreendedor contribui para sua para sua Previdência Social e benefícios do INSS, como salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-Reclusão e pensão por Morte.

Abaixo você confere algumas características do CNPJ MEI:

Como abrir uma MEI em endereço residencial

Para abrir a sua MEI, basta acessar o site da MEI Fácil e inserir os dados e documentos necessários. Durante o cadastro, será pedido o preenchimento do endereço da sua empresa, então é só adicionar a opção especificando que o seu endereço residencial será igual ao endereço comercial.

Tudo isso pode ser feito em poucos minutos. É bem simples e rápido!

Já conhece a MEI Fácil?

Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.

E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.

Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.