Mães empreendedoras: oportunidades e desafios

5 minutos de leitura
Mulher segurando criança no colo, ambas em frente a fundo rosa
Navegue pelo conteúdo

Bora falar de mães empreendedoras? Aposto que você sai desse artigo cheio de vontade de apoiar uma! O ato de empreender por si só já é um grande desafio.

Iniciar um negócio, passar por todas as fases do seu desenvolvimento e se manter no mercado é um processo que demanda aprendizado, persistência e dedicação para fazer as coisas acontecerem.

Ainda assim, muitas mulheres têm optado por fazer seus sonhos virarem realidade tornando-se, em muitos casos, MEI. Com isso conseguem finalmente a sonhada liberdade para conciliarem suas carreiras, aspirações profissionais à maternidade.

Boa leitura!

Desemprego após a maternidade

Infelizmente as mulheres ainda perdem seus empregos após terem filhos.

Segundo uma pesquisa da FGV, o desemprego atinge quase metade das mulheres até um ano após o retorno da licença maternidade. O desemprego chega em 51% para as mulheres com nível educacional mais baixo.

Com isso, se torna importante repensar o formato de trabalho para que a mãe possa conseguir uma renda – além de ter maior flexibilidade para gerenciar o dia a dia.

Ainda que as mulheres sejam maioria da população no Brasil, elas também são as maioria dos desempregos. Além disso, o número de mulheres desempregadas bateu recorde em 2021, como diz matéria.

Na pandemia, mais de 7 milhões de mulheres perderam seus empregos – mais de 2 milhões acima que os homens, de acordo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc).

Nessas horas, qual mãe nunca pensou “qual o emprego para mães com filhos pequenos?”

Isso faz com que, cada vez mais, as mulheres e principalmente as que passam pela experiência da maternidade, passam a buscar controlar as rédeas de sua vida empreendendo.

Veja o impacto da pandemia na atuação da mulher no mercado de trabalho

Por que ser uma mãe empreendedora

Existe desafio de ser mãe empreendedora, mas também há muitos motivos para você se tornar uma!

Para muitas mulheres, ter seu próprio negócio significa unir uma série de fatores que normalmente atormentam seu dia a dia. Além disso, há sempre a chance de estar mais perto dos seus filhos, fazer seu próprio tempo e realizar o sonho de empreender.

Conciliação entre vida pessoal e profissional

Existe ainda um grande caminho a ser percorrido no que diz respeito a divisão de tarefas domésticas. No final do dia, fica para a mulher fazer seu trabalho e ainda gerenciar casa e filhos. A famosa jornada tripla, não é mesmo?

Isso, além de desgastante e prejudicial para a saúde mental da empreendedora, muitas vezes cria impeditivos.

As vezes a carreira acaba porque as empresas não conseguem lidar com flexibilidade que mães necessitam Outras vezes, pelo peso na consciência que as mulheres têm por não poderem dedicar o tempo que gostariam à casa.

Nesse sentido ser dona do seu tempo e rotina tornam-se muito atrativos!

Entenda sobre empreendedorismo feminino – dificuldades e inspirações

Fortalecimento de autoconfiança

Ainda há muita disparidade no mercado do trabalho entre homens e mulheres e isso torna-se frustrante para as profissionais. Dedicação, sacrifício de tempo junto à família e a promoção que nunca chega ou salário aquém.

A partir do momento em que a mãe empreendedora tem as rédeas do seu negócio, ela passa a ser a cara da empresa e mostrar para todos todo seu potencial e capacidade, indo além de uma única função como cuidar da casa ou dos filhos.

Menos de preconceitos 

A gente queria dizer que é o fim do preconceito, mas ainda estamos caminhando, não é mesmo?

Felizmente muitas mães empreendedoras de sucesso que passam a ter faturamento tão bom que se tornam a principal renda da casa.

A antiga visão do homem como provedor cai por terra e a mãe empreendedora mostra que é capaz de ter seu próprio negócio e faturar com ele.

Hoje a sociedade brasileira, inclusive, conta com um elevado número de mulheres chefes de família provendo e decidindo sob todos os aspectos da gestão do lar.

Mães empreendedoras e MEI: quais as vantagens

Você já conhece o MEI? É a sigla para microempreendedor individual, o tipo mais simples de empresa que existe.

Você consegue ter direito a diversos benefícios do INSS pagando uma taxa mensal chamada DAS MEI, que varia de R$ 61,60 e R$ 66,60.

A abertura do CNPJ MEI é gratuita, e pode ser feita em 5 minutos pela MEI Fácil 💙

A partir do momento em que uma empreendedora se torna MEI uma série de vantagens fazem parte de sua vida, garantindo planejamento e estabilidade para a mulher.

As principais vantagens do MEI para as mães empreendedoras são:

Além de diversos outros benefícios, como comprar um carro com desconto.

Uma vantagem de se tornar microempreendedora individual é que a mulher pode conciliar seu dia a dia às atividades.

E esse tipo de empresa permite com que diversos perfis de negócios possam trabalhar sob esse formato, regularizados e com CNPJ.

[Guia Completo] Veja como abrir uma MEI

5 oportunidades para mães empreendedoras

Precisando de ideias de empreendedorismo para mães?

Pensando em ajudar as profissionais que desejam empreender, listamos algumas das áreas possuem ótimas oportunidades para as mães se inspirarem:

Alimentação

Para as que fazem sucesso na cozinha, há um leque de oportunidades tanto para venda direta a consumidores como, depois já como MEI, de poder vender para empresas – afinal você poderá emitir notas fiscais e fazer vendas maiores.

Bolos de pote, diversos tipos de doces, lanches, marmitex e são alguns dos diversos produtos que a empreendedora pode produzir e vender fazendo diretamente em sua casa e gerenciando tempo e a casa.

Além disso, você pode apostar nas dark kitchen – cozinhas fantasma, onde você trabalha apenas por delivery, ou abrir um restaurante próprio.

Estética

As brasileiras estão entre as mulheres que mais consomem produtos e serviços de estética, e agora os homens – cada vez mais – também adoram dedicar um tempo para cuidar do visual, principalmente cabelo e barba.

Serviços como cabeleireira, manicure, massagista e esteticista são oportunidades incríveis de empreender e contar com flexibilidade para atender em locais fixos ou em domicílio dos clientes

Entenda sobre o CNAE de cabeleireiro, barbeiro, manicure e pedicure

Comunicação

Mãe ganha dinheiro pela internet? Ganha, e muito! E uma das alternativas é trabalhar com comunicação.

Quem estudava comunicação, no passado, se sentia fadado a ter que fazer carreira em uma agência ou redação e lutar com horários complexos para conciliar com a vida familiar e, principalmente, filhos.

Com a chegada dos portais de internet e avanço das redes sociais é cada vez maior o número de profissionais de conteúdo, assessoria, design e fotografia que abraça o empreendedorismo e cria um negócio que se adapte ao seu estilo de vida.

Entenda sobre o CNAE de marketing digital

Infoprodutos

Outra ótima opção dentro do marketing digital são os infoprodutos, já ouviu falar? São produtos ou serviços 100% digitais que são comercializados e consumidos exclusivamente pela internet.

Eles são perfeitos para mãe empreendedora e digital, porque você pode trabalhar uma vez para desenvolver o seu produto, e seguir apenas lucrando com ele. Um exemplo são os cursos online.

Vamos imaginar que você faça um curso de terapia holística e divulgue em uma plataforma online. Você vai precisar dedicar um tempo para a produção, porém depois dedicará blocos menores para divulgação desse infoproduto.

Sobrando muito mais tempo para ficar com quem a gente ama, não é mesmo?

Ah, desenvolver um infoproduto é uma ótima opção para quem pensa em deixar o trabalho para cuidar dos filhos. Pois você consegue dedicar um tempo bem menos para seu projeto, e focar mais na sua família.

Transporte

Já pensou em trabalhar com serviços de transportes? Trabalhar como motorista de aplicativos de transporte é uma ótima opção, e hoje em dia há inclusive alguns focados em mulheres como o Ladydriver.

Esse aplicativo atende suas colegas de forma que elas se sintam mais seguras na hora de contratar o serviço. Mais uma maneira de empreender ou trabalhar por conta e conciliar com as demais prioridades de sua vida.

Além disso, você pode ser uma mulher caminhoneira, se esse for mais o seu estilo de transporte! 😉

Gostou das ideias de empreendedorismo feminino que citamos acima?

Além desses negócios que listamos, existe uma série de opções que podem inspirar as mulheres que buscam empreender.

Já falamos aqui sobre diversos negócios e, diariamente, os novos rumos da economia geram oportunidades incríveis para quem quer começar seu empreendimento.

Você é mãe empreendedora? Tem uma história legal de sucesso para compartilhar conosco? Conte pra gente e ajude a inspirar mais mulheres a abrir seu próprio negócio! 🙂

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler