Saúde mental e empreendedorismo: como equilibrar a vida pessoal e profissional?

5 minutos de leitura
Saúde Mental e Empreendedorismo
Navegue pelo conteúdo

Empreender não é uma tarefa fácil. Junto com a liberdade de cuidar do seu próprio negócio, vem o estresse, as incertezas, os medos… E por isso, um assunto precisa ser sempre discutido: saúde mental e empreendedorismo.

Como está o seu autocuidado, MEI?

Segundo a pesquisa “Saúde mental das pessoas que empreendem no Brasil frente à pandemia da Covid-19”:

76% dos empreendedores se sentiam afetados pela pandemia, 81% enxergaram um ambiente mais incerto, 15% iniciaram uso de medicamentos, e 6% apresentaram níveis severos dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Além disso, foi possível notar que as mulheres empreendedoras apresentaram sintomas mais intensos de estresse, ansiedade e depressão.

Mas a saúde mental não foi afetada apenas na pandemia.

Em 2019, uma pesquisa mostrou que 86% dos brasileiros já tinham algum transtorno mental, como ansiedade, depressão ou estresse. Mas, com a pandemia, a saúde mental dos brasileiros piorou em 53%, como mostra matéria.

Pensando nesses números e na realidade de muitos microempreendedores, vamos falar um pouco sobre como cuidar da sua saúde mental no empreendedorismo.

9 dicas para lidar com a saúde mental e empreendedorismo

  • Cuide das suas finanças
  • Cuide do seu corpo
  • Cuide da sua mente
  • Pratique meditação
  • Se cobre menos
  • Planeje sua rotina
  • Tenha um hobby
  • Desenvolva sua inteligência emocional
  • E procure ajuda!

Cuide das suas finanças

Durante a pandemia, também segundo a pesquisa citada anteriormente, 73% dos empreendedores relataram quedas financeiras.

Assim também foi possível descobrir que quanto maior a queda financeira, maiores são os índices de sofrimento psicológico.

Isso apenas reforça algo muito importante: a saúde financeira influencia na saúde mental e vice-versa, como você pode conferir neste conteúdo. Por isso, é importante que você cuide bem das suas finanças.

Separamos algumas dicas para você implementar na sua rotina:

Faça uma reserva de emergência – guarde sempre um valor para possíveis imprevistos, como falta de lucro em determinado mês

Separe o dinheiro da sua empresa do seu pessoal – assim você terá menos ansiedade sabendo onde está faltando dinheiro, quais contas pagar com qual valor, e como economizar

Busque sempre economizar – aplicar dicas de como economizar no seu dia a dia podem te ajudar a juntar uma boa graninha no final do mês

Faça um planejamento de aposentadoria – isso vai te ajudar a ter mais conforto no futuro, e diminuir um pouco a ansiedade de como será sua vida na velhice.

Veja como fazer um planejamento de aposentadoria para MEI e pessoa autônoma

Cuide do seu corpo

Cuidar do seu corpo é um grande ato de autocuidado. E eu estou longe de me referir ao “corpo de verão” (que, por sinal, é qualquer corpo saudável).

Estou falando de manter uma alimentação saudável – que te dá energia para trabalhar, e fazer exercício físico – que ajuda aliviar o estresse. E assim por diante.

Nada te impede de se permitir comer sua comida favorita em uma quarta-feira, mas manter uma rotina saudável com o seu corpo te trará mais motivação para empreender também!

E qualquer tipo de exercício físico já será bem-vindo para sua saúde mental: caminhada, yoga, musculação, dança, etc. Escolha o que te animar mais!

Cuide da sua mente

Manter a mente saudável também é um ato de autocuidado. Algumas dicas para você implementar no seu dia a dia são:

  • Tomar um banho quente para te relaxar de um dia estressante
  • Ter noites de sono bem dormidas para acordar revigorado no dia seguinte
  • Fazer leituras diárias para adquirir novos conhecimentos ou lidar melhor com seu psicológico

Para essa última, nossa sugestão é Biografias de empreendedores que vão te inspirar a criar o hábito de leitura.

Pratique meditação

Outra forma de cuidar do seu corpo, da sua mente e consequentemente da sua saúde mental é meditando.

Você não precisa se sentar em posição de lótus para meditar. A melhor meditação é estar presente no momento agora.

Em um programa de prática Mindfullness – atenção plena – no Google (conteúdo em inglês), os participantes reduziram o nível de estresse de 58% para 24%.

Já a performance no trabalho aumentou de 36% para 68%, e a capacidade de liderança foi de 17% para 46%.

Ao meditar, você desenvolve a concentração, reduz o estresse, controla a ansiedade, aumenta sua produtividade, consegue tomar decisões mais assertivas, diminui seu medo. E muito mais!

Para quem nunca praticou antes, uma dica é buscar por “meditação guiada” no Youtube. Com apoio de uma narração, você aprenderá a meditar.

Além disso, ficar cinco a dez minutos em silêncio e afastando seus pensamentos da sua mente, também é uma ótima forma de meditação.

Se cobre menos

A pior cobrança é a que vem de dentro da gente. E qual empreendedor nunca passou por isso?

Muitas vezes, nos obrigamos a fazer as coisas mesmo quando não estamos aguentando – por cansaço, por exemplo. Alguns empreendedores enfrentam a cobrança de outras pessoas também, como clientes e familiares, mas além de tudo isso existe a nossa própria cobrança.

É importante que o empreendedor se cobre um pouco para atingir seus objetivos e metas, mas quando começamos a fazer isso em excesso, começamos a falhar.

Não se comparar com outras pessoas e se permitir cometer erros é o começo para você diminuir a cobrança em si mesmo.

Sugestão de vídeo: Como parar de se cobrar tanto?

Planeje sua rotina

Você pode estar se cobrando, por exemplo, por achar que deveria estar fazendo mais. Mas será que você já não está fazendo o bastante?

Criar um planejamento do seu dia pode te ajudar tanto a se organizar quanto a entender se você está sendo produtivo ou se sua mente está te sabotando, fazendo você pensar ao contrário.

Nele, não tenha apenas as tarefas da sua MEI, mas também algumas tarefas de autocuidado que comentamos acima. Afinal, você não nasceu apenas para trabalhar, não é mesmo?

Veja 9 dicas de produtividade para MEI que realmente funcionam

Tenha um hobby

Hobbies são atividades prazerosas focadas apenas no seu lazer – ele pode ser traduzido como “passatempo”.

Ter um hobby te ajuda a trabalhar a criatividade, fortalecer a autoestima, desenvolver disciplina, ampliar sua vida social, e muito mais!

Além de ser divertido e te trazer momentos sem obrigações profissionais.

Tem quem goste de fotografar, outros de tocar instrumentos. Tem também aqueles que gostam de pintar quadros ou fazer velas aromáticas. Alguns ainda gostam de dançar ou customizar roupas. As possibilidades de hobbies são infinitas.

Vale lembrar que hobby não necessariamente é uma atividade na qual você é bom, mas sim uma atividade que te faça bem.

Mas atenção: se o seu hobby se tornar o seu trabalho, encontre um novo hobby.

Desenvolva sua inteligência emocional

Sabemos que isso não é uma tarefa tão fácil, mas vale a pena você colocar na sua rotina!

A inteligência emocional é a capacidade de identificarmos e lidarmos com as nossas emoções. Com ela, você poderá pensar de forma mais racional nas suas atividades empreendedoras.

Ao desenvolver a sua inteligência emocional, você saberá quais são os seus gatilhos e como você pode lidar com eles.

Confira a palestra de 15 minutos no TED do Daniel Goleman, especialista referência mundial e autor de “Inteligência Emocional”. Assista aqui (não esqueça de legendar para o português).

Ah, e você também pode desenvolver a sua inteligência emocional nas finanças, e assim reforçar a nossa primeira dica.

E procure ajuda!

Não tenha medo ou vergonha de procurar uma ajuda profissional! Esse pode ser o melhor caminho para manter a saúde mental e o empreendedorismo saudáveis.

“Ah, mas terapia é caro demais”, nossa dica é o artigo “Terapia Popular – Alternativas gratuitas para sua saúde mental e financeira” do Foca No Dinheiro.

Vale reforçarmos aqui que saúde mental deve ser levada muito a sério. Para você ser um empreendedor de sucesso, você precisa estar saudável física e mentalmente.

Não deixe de procurar ajuda, seja profissional ou de amigos e familiares. Pratique o autocuidado e se cuide!

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler