Biografias de empreendedores que vão te inspirar a criar o hábito de leitura

6 minutos de leitura
Veja biografias de empreendedores
Navegue pelo conteúdo

Quem tem um pequeno negócio sabe que empreender não é uma tarefa fácil. E por isso é importante estarmos sempre estudando e nos inspirando para manter a motivação em dia. E algumas biografias de empreendedores podem te ajudar nisso!

Afinal, uma das melhores formas de se manter atualizado, criativo e engajado é através da leitura. Ter um livro na sua mesa de cabeceira e ler algumas páginas todas as manhãs pode ser extremamente inspirador e te ajudar a ser mais produtivo.

Você já ouvir falar do livro “O milagre da manhã”? Nele, o autor Hal Elrod mostra alguns segredos de como transformar a sua vida antes das 8 horas da manhã. Um desses segredos é a leitura.

Ao longo do livro, ele mostra que 20 minutos de leitura por dia ou cerca de 10 páginas já são suficientes.

Considerando que a média de páginas de um livro seja 200, em um mês você completa um livro. Em um ano, você terá lido 12 livros.

Lembrando que a média de leitura do brasileiro é de 5 livros por ano, sendo que cerca de 2 livros são lindos por inteiro (dados).

Já temos aqui no blog 5 livros para quem quer empreender. Hoje vamos trazer 7 biografias de empreendedores para você aprender com eles e se inspirar muito!

Por que criar o hábito de leitura?

Através da leitura conseguimos trocar experiências e aprender com grandes mentores, com os que vamos citar no próximo tópico. Mentores esses, que talvez a gente nunca vá conhecer pessoalmente.

Os livros também são fonte de inspiração. Em muitos deles, nós conseguimos ver que todo empreendedor passa por altos e baixos para conseguir que sua empresa seja um sucesso. Não é apenas você que está lutando para se tornar grande!

Se dedicar aos estudos – e a leitura é uma forma de estudo – é um passo para se destacar no mercado. Lembrando que as abertura de MEIs no Brasil bateu recorde em 2020 com novos 2,6 milhões de microempreendedores, segundo dados da Sebrae e a Receita Federal.

“Ler está para a mente assim como exercícios físicos estão para o corpo e a oração está para a alma. Nós nos transformamos nos livros que lemos.” – Mattheuw Kelly

E não para por aí!

Ler também ajuda a evitar Alzheimer, torna nosso cérebro mais elástico e ativo, ajuda na ansiedade e na depressão, ajuda a relaxar a mente, diminui o nível de estresse, ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico, aumenta a criatividade, ajuda nas reflexões, e muito mais.

Aposto que já está convencido que ler precisa ser um hábito novo na sua vida, não é? Agora, como?

Como criar o hábito de leitura?

Chegou o momento de colocar suas leituras em práticas e finalmente desenvolver esse hábito que é tão necessário para os empreendedores.

  • Liste os livros que gostaria de ler
  • Crie pequenas metas – como 10 páginas por dia
  • Descubra o seu horário favorito de leitura – ao acordar, no almoço, antes de dormir
  • Se desligue nesse momento – nada de celular ou televisão por perto
  • Aposte em músicas de concentração se facilitar – dica procure pela frequência 432HZ
  • Não tenha medo de grifar os livros ou anotar as melhores partes
  • Se possível, leia em grupo
  • Compartilhe seus aprendizados – pode ser no Instagram, no LinkedIn ou contando para um amigo
  • Se discipline a testar a leitura por 21 dias – a partir disso, já se tornará um hábito

Agora se você precisa de ajuda para começar a listar os livros que gostaria de ler, vamos te ajudar. Vem conferir nossas sugestões!

7 biografias de empreendedores para você começar a seu hábito de leitura

#Girlboss

#Girlboss é o livro da Sophia Amoruso, fundadora da Nasty Gal, e uma inspiração de empreendedorismo feminino. O livro já chama atenção pela capa bem diferente da maioria dos livros de empreendedores: cor de rosa, com a foto da Sophia maquiada e com um corte da moda nos cabelos.

Sua história com o empreendedorismo começa vendendo roupas. Ela garimpava roupas em brechós e vendia no eBay (um site semelhante ao Mercado Livre aqui no Brasil). Segundo a Forbes, com 6 anos de vida, a Nasty Gal já tinha faturado US$ 300 milhões.

Sabia que uma das primeiras atitudes da Sophia para começar o seu negócio foi comprar um livro?

Ela adquiriu o livro “Starting an Ebay Business For Dummies” (“Como Começar um Negócio no eBay para Principiantes”), e aprendeu como construir sua loja!

“Uma #GIRLBOSS é alguém que é responsável pela própria vida. Ela consegue o que quer porque trabalha para isso (…) Você é uma lutadora – sabe quando dar o soco e sabe quando receber o golpe. Às vezes descumpre regras, às vezes você obedece, mas nas condições que você estabelece. – Sophie Amoruso

Girl = menina; Boss = chefe

Oprah: uma biografia

Mais uma empreendedora para essa lista, dessa vez a Oprah Winfrey. Essa mulher não precisa nem de apresentações, mas vamos lá.

De forma muito resumida: Oprah é apresentadora do programa de entrevistas de maior audiência de todos os tempos, a maior filantropa negra do planeta, e uma das mulheres mais influentes do mundo.

Oprah é filha de mãe solo, teve uma infância muito difícil e chegou a sofreu um aborto, e nada a impediu chegar tão longe! Se essa biografia de empreendedora não te inspirar, eu não sei o que mais pode.

“Crie a melhor, a mais grandiosa visão possível para sua vida, porque você se torna aquilo que você acredita.” – Oprah Winfrey

Novos caminhos, novas escolhas

Esse livro é escrito por Abilio Diniz, empresário que construiu a maior rede varejista brasileira, o Grupo Pão de Açúcar.

Ao longo da leitura, você descobrirá alguns desafios que ele passou, incluindo até um sequestro. O conteúdo não fala apenas do empreendedorismo, mas também da sua rotina como empreendedor, incluindo esportes, alimentação e busca por autoconhecimento.

“Ao ler este livro, você vai constatar que o Abilio Diniz que aparece nas capas de revistas e no noticiário dos jornais não tem e nunca teve nada fora do comum, nada que a grande maioria das pessoas não possa ter também no seu crescimento pessoal e profissional.” – Prologo do livro

Minimercado MEI: Dicas para montar seu negócio e ter descontos pelo CNPJ

Marca da Vitória

Marca da Vitória é a biografia do empreendedor Phil Knight, fundador da Nike. Já na sinopse do livro você descobre que com 50 dólares, Phil abriu uma empresa com o objetivo de importar tênis de alta qualidade do Japão.

Se você está buscando como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro, essa leitura pode ser uma ótima indicação para você começar seu hábito de leitura!

Para Rich Karlgaard, da Forbes, esse livro “atinge um nível de honestidade e emoção que nem mesmo as melhores biografias conseguem alcançar.”

Alguns dos principais aprendizados desse livro são: importância da liderança, precisamos apostar no que amamos, persistência, tentativa e erro.

“Nunca será apenas um negócio. Nunca será. Se alguma vez se tornar apenas um negócio, significará que o negócio é muito ruim.” – Phil Knight

Descubra se MEI pode registrar um funcionário e se tornar uma liderança inspiradora

De Zero a Um

Esse livro foi escrito pelo co-fundador do PayPal, Peter Thiel. O conteúdo aborda bastante sobre o processo horizontal de copiar, e o vertical de imaginar e criar algo do zero ao um. E acredita que ele surgiu por conta das anotações de um aluno?

“De zero a um não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador.” – Sinopse do livro

Dedique-se de coração

Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara. O livro é escrito pelo próprio empreendedor, Howard Schultz.

Essa leitura fala sobre propósitos, valores, trabalho e pessoas, mesclando a vida do autor com a história da Starbucks.

“Estou convencido de que a maioria das pessoas pode alcançar seus sonhos e ir além se tiver a determinação de continuar tentando.” – Howard Schultz

Bônus: #VQD – Vai que dá!

É histórias de empreendedores brasileiros de sucesso que você está buscando?

Para Jorge Paulo Lemman, um dos mais bem-sucedidos empresários brasileiros, o melhor sinônimo de “empreender” é “Vai que dá!”. E assim, junto com outros empreendedores surgiu esse livro!

Essa indicação é nacional, e conta com história de 10 empreendedores. Esse livro vai te mostrar realidades bem brasileiras, que incluem as nossas burocracias de empreendedorismo.

Além disso, você vai se aprofundar nos desafios de 10 empresas que sonharam grande e se tornaram um grande sucesso!

O grande motor da mudança é o empreendedorismo, nada pode ser mais importante para alavancar o crescimento de um país.” – Beto Sicupira, membro do conselho da ABInBev

Sentiu falta de outras biografias de empreendedores por aqui? Tem algum outro livro que te inspira muito? Compartilha com a gente no Grupo MEI Fácil.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler