O regime MEI é a categoria de pessoas jurídicas que mais cresce no país. Por isso, cada vez mais os empreendedores buscam por dicas sobre como construir uma MEI de sucesso.

Esses questionamentos fazem sentido. Através de observações e estudos, foi constatado que 65% dos empreendedores abriram uma MEI com o objetivo de obter uma fonte de renda extra e conquistar a tão sonhada independência financeira.

Não existe, contudo, uma receita de bolo a ser seguida de modo que determine o sucesso de uma MEI em 100% das vezes. Mas, existem boas práticas e estratégias que todas as empresas de sucesso seguiram e ainda seguem.

E são elas que iremos abordar e te explicar hoje. Então vem com a gente e siga na direção correta para conquistar uma MEI de sucesso.

5 dicas essenciais para ser um MEI de Sucesso

Pegue uma caneta e papel, anote todas as dicas abaixo e vamos juntos nessa!

1) Valide o seu negócio

Como mencionado acima, o regime MEI proporciona diversas vantagens ao empreendedor que deseja formalizar um negócio e buscar o sucesso. E o primeiro passo para isso é validar todas as oportunidades e limitações existentes.

Quando se tem as informações estruturais mapeadas, fica mais fácil e seguro seguir em frente com o empreendimento.

Ocupações Permitidas no MEI

Atualmente, os empreendedores podem optar por quase 500 atividades diferentes na lista de ocupações permitidas no MEI, em 2021.

Mesmo que o número de opções seja vasto, ainda existem atividades que não podem ser enquadradas no regime em questão, como Médicos, Nutricionistas, Advogados, Contadores, entre outros.

Para tanto, basta clicar aqui e conferir a lista com todas as atividades permitidas para o CNPJ MEI.

Vale ressaltar que o Microempreendedor individual pode cadastrar até 16 atividades diferentes na sua MEI – uma como principal e outras 15 atividades secundárias.

Pesquise o mercado

Todo MEI de sucesso consegue entender como é o comportamento e hábitos do mercado onde ele atua. Mas o que isso significa?

Se você pretende vender marmitas saudáveis, por exemplo, é essencial que faça uma boa pesquisa de mercado a respeito deste produto. Ou seja, quem compra marmitas saudáveis, com qual frequência, quanto costumam pagar, como eles pedem ela – por delivery ou consomem no local, entre outras questões.

A partir do momento que você consegue respostas para essas perguntas, automaticamente entende como é o comportamento do mercado, quais são os principais concorrentes e possíveis consumidores que você lidará no dia a dia.

Uma dica aqui é levar em consideração a região onde será vendido o produto ou serviço, para então realizar todo o processo de pesquisa de mercado.

Descubra seu público-alvo

Ao estudar o mercado, é provável que você encontre respostas diferentes para as mesmas perguntas. E isso não não quer dizer que você está no caminho errado, mas que existem públicos diferentes para o mesmo ramo.

E o diferencial aqui é encontrar o público-alvo para o seu produto ou serviço. Portanto, foque suas vendas nelas, pois a chance de efetuarem uma compra é maior, já que o que está sendo oferecido contemplará melhor suas necessidades.

Defina o produto ou serviço que irá oferecer

Após entender mais sobre o mercado e definir seu público-alvo, é importante oferecer um produto ou serviço diferenciado e específico para esse nicho.

Ainda sobre o exemplo de marmitas saudáveis, perceba que é possível, dentro desse segmento de alimentação, produzir marmitas saudáveis fitness, sem glúten, vegetarianas, veganas etc.

E quando mais você focar em um segmento específico e entregar o produto perfeito para quem busca isso, maiores a chances de vendas e de se tornar um MEI de sucesso.

2) Faça um Planejamento Estratégico

Ao validar a sua ideia de negócio, você já pode partir para a etapa de planejar estratégias que te levarão a ser um MEI de sucesso.

Antes de tudo, é importante ter em mente que o sucesso de um negócio só depende de você e do seu esforço. E o planejamento estratégico entra para te ajudar a focar todas as energias na direção correta.

Portanto, essa dica, se bem executada, é determinante para a construção de uma MEI de sucesso.

O planejamento estratégico é um guia composto por diversos planos que envolvem os fatores internos e externos à sua MEI.

Nele, você pode entender quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio, a partir de uma análise SWOT.

Defina metas claras que contenham um objetivo, o valor a ser atingido, a sua relevância e o prazo para serem alcançadas. A renomada metodologia SMART pode te auxiliar nisso.

Ainda dentro desta etapa, existe um técnica conhecida como os “4 Ps do marketing” (Produto, Preço, Praça e Promoção). Com ela, é possível traçar uma estratégia de vendas efetiva para o seu negócio MEI. É a chance de faturar mais e conhecer a fundo o seu empreendimento.

Por fim, para que você consiga integrar todo esse planejamento e acompanhar o seu desenvolvimento, é importante criar indicadores que irão mostrar como está o andamento de uma meta e quais ações precisam ser tomadas para atingi-la.

3) Elabore um Planejamento Financeiro

Ter um planejamento financeiro estruturado é fundamental para quem busca construir uma MEI de sucesso, por isso você deve dedicar uma atenção especial a essa dica.

O objetivo do planejamento financeiro é conhecer exatamente a quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa para, a partir disso, elaborar ações que otimizem e melhorem a gestão do seu negócio.

Ao elaborar um planejamento financeiro eficiente, você consegue se preparar para despesas e pagamentos futuros, lucrar mais e fazer o negócio prosperar.

Para entender como fazer um planejamento financeiro do jeito que a sua empresa precisa, basta clicar aqui e conferir um artigo que fizemos especificamente sobre isso.

Não deixe de controlar todas as finanças com uma planilha de gastos gratuita feita especialmente para a sua MEI.

Para baixar a sua planilha de gastos MEI, basta clicar aqui.

4) Saiba Precificar o Seu Produto

Você consegue saber se o preço do seu produto ou serviço está barato ou caro, quando comparado ao mercado e aos custos para produzi-lo?

Pois bem, essa é uma dúvida comum à todos os empreendedores, pois afeta diretamente a geração ou perda de lucro ao final do mês.

Quando o empreendedor consegue precificar seus produtos corretamente, construir uma MEI de sucesso torna-se muito mais fácil.

Para chegar ao preço correto dos produtos, é necessário analisar três pontos principais:

  • Os custos totais do empreendedor;
  • Mapear a concorrência e seus preços aplicados;
  • Entender qual a faixa de preços que o seu cliente está disposto a pagar pelo produto ou serviço.

Para entender como fazer esse cálculo exato, clique aqui e aprenda a precificar seu produto.

5) Utilize a Tecnologia a Seu Favor

Não tem jeito, se você não incorporar tecnologias na sua empresa, as chances de criar uma MEI de sucesso são mínimas.

Isso acontece porque a tecnologia está presente em tudo: na negociação com fornecedores, no desenvolvimento do produto ou serviço, divulgação da sua marca, plataformas de venda, meios de pagamento e contas digitais para PJ.

Poucas são as empresas que não divulgam seus serviços em redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo. Afinal, essas iniciativas trazem mais visibilidade e possíveis clientes para a empresa.

As vendas na internet, por exemplo, já estão começando a fazer parte de grande fatia no faturamento das empresas. Apenas em 2020, o e-commerce cresceu quase 74%, correspondendo a um mercado que fatura bilhões de reais por ano.

Os meios de pagamento, como a maquininha de cartão, boleto bancário e Pix já representam grande parte das vendas nas empresas. E esse número não para de crescer.

Por isso, não fique fora dessa! Use e abuse da tecnologia para construir uma MEI de sucesso.

Dica Extra: Controle a Contabilidade do Seu Negócio

O MEI não é obrigado a contratar um contador ou serviço de contabilidade para administrar os fiscos e tributos da categoria.

Contudo, ele deve ficar atento às suas obrigações e prazos, principalmente do boleto DAS, da declaração anual MEI (DASN-Simei) e do limite de faturamento anual da categoria.

Além dessas responsabilidades principais, existem outras que merecem atenção e que um serviço de contabilidade pode ser útil:

  • Controle de pagamentos;
  • Orientação gerais sobre as obrigações do MEI;
  • Auxílio na regularização de débitos;
  • Orientação sobre documentações;
  • Zelo pela regularidade do CNPJ;
  • Auxílio em procedimentos burocráticos com os negócios da empresa;
  • Orientação sobre a contratação de um funcionário MEI.

Pensando em facilitar a vida do MEI, a MEI Fácil criou um serviço de contabilidade especial para o microempreendedor individual. Assim, o MEI pode ter mais tempo e facilidade para fazer a empresa crescer, deixando as questões burocráticas com a gente.

Saiba mais sobre como funciona o serviço de contabilidade MEI Fácil agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI. Seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com atendimento e suporte de qualidade de nossa equipe.

Inscreva-se na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.