Ideias para ganhar dinheiro são sempre bem-vindas, principalmente para quem quer se tornar microempreendedor ou já tem um CNPJ MEI. Neste artigo, saiba como começar um negócio com investimento baixo e complemente sua renda.

Como começar um negócio MEI com investimento baixo 

Um dos maiores obstáculos para começar um negócio costuma ser o investimento inicial. Independente do que você escolha como seu novo empreendimento MEI, sempre analise a demanda de potenciais clientes antes de investir totalmente em um novo negócio ou projeto. Para te ajudar nesta etapa, conte com o Mapa de Oportunidades MEI.

Agora, descubra como começar um negócio MEI, a partir de algumas sugestões. Abrace esta oportunidade e conheça ideias para ganhar dinheiro com investimento baixo. Com certeza, alguma das alternativas apresentadas irá se encaixar com seu perfil.

Todas as ideias para ganhar dinheiro apresentadas abaixo podem ser formalizadas através do CNPJ MEI. 

Ideias para ganhar dinheiro para MEI: Tenha uma fonte de renda extra

1) Seja um revendedor MEI

Você provavelmente conhece alguma revendedora no seu bairro, certo? Apesar de não se tratar de um negócio próprio, a revenda costuma aparecer como primeira sugestão nas ideias para ganhar dinheiro.

A mais comum é a revenda de cosméticos. Com diversas marcas renomadas presentes no mercado e grande aceitação do público, apenas tome cuidado com as franquias que exigem qualquer pagamento – fora o investimento nos produtos – para você se tornar um vendedor.

Antes de iniciar sua jornada como revendedor MEI, preste atenção no investimento inicial necessário. A boa notícia é que grandes franquias necessitam de investimentos abaixo de R$200.

Você pode investir na revenda caso não esteja completamente seguro para começar um negócio MEI. Essa é uma ótima alternativa, principalmente se você puder deixar seus catálogos em casas de amigas, salões e outros estabelecimentos.

Atualmente, também é possível revender sapatos, chocolates e até mesmo artigos para pets. Outras vantagens de revender produtos inclui desconto para a compra dos mesmos e a possibilidade de ser revendedor de marcas diferentes ao mesmo tempo.

2) Venda comida na rua 

Use seus dotes culinários para garantir uma fonte de renda extra! A comida de rua também é algo familiar na rotina da maioria das pessoas, e são um investimento certeiro para o MEI. As bancas de lanches, pipoca, doces, café da manhã e até mesmo de marmitas são muito comuns nas grandes cidades.

Se você gosta de cozinhar e tem a estrutura necessária para produzir em maior escala, vender comida de rua pode ser o caminho ideal para começar um negócio MEI com baixo investimento.

Observe as demandas dos locais que frequenta e avalie a possibilidade de vender comida em avenidas comerciais, próximo aos terminais de ônibus, metrô ou trem.

3) Faça doces de festa por encomenda 

Caso você tenha habilidades culinárias, mas não quer ou não tem tempo de vender na rua, pode investir na venda de doces, bolos e salgados de festa, por encomenda. Essa é uma opção válida para quem possui muitas crianças na família ou conta com a possibilidade de ofertar os seus produtos em escolas, por exemplo.

MEI: use as redes sociais ao seu favor

Se você ainda enxerga muitas dificuldades para começar um negócio MEI, pode economizar seu tempo e ainda aumentar o seu alcance com a ajuda das redes sociais.

Para isso, assista ao vídeo abaixo e descubra como tirar máximo proveito das redes sociais para suas vendas:

4) Trabalhar com costura

Para quem tem habilidades manuais e sabe costurar, é possível aproveitar o CNPJ MEI para ser costureira(o) ou alfaiate. Trabalhe em casa, ofereça reparos e confecção de roupas para garantir um dinheiro extra no fim do mês.

Apesar de exigir alguns equipamentos, o retorno financeiro dos serviços de costura costuma ser bem vantajoso, em pouco tempo. É possível até mesmo transformar esse negócio na sua renda principal. Você também pode avaliar a possibilidade de parcerias com estilistas, oficinas de uniformes e lavanderias.

Como começar um negócio MEI: Formalize e garanta seus benefícios.

As vantagens de ter um negócio MEI são diversas, como a possibilidade de trabalhar em casa, com horários flexíveis. Além disso, sendo um microempreendedor individual, você garante seus direitos trabalhistas, incluindo o direito à aposentadoria e outros benefícios do INSS. Descubra seus talentos e aposte nas oportunidades que o mercado tem para oferecer.

Já sou MEI, mas quero começar um negócio: O que fazer

Se você já possui um CNPJ MEI e deseja iniciar um novo projeto ou negócio, não se preocupe! Cada CNPJ pode ter até 16 atividades diferentes registradas.  Ou seja, você pode manter o mesmo CNPJ, mesmo trabalhando com segmentos diferentes.

Para alterar os dados do seu cadastro MEI, você pode dar uma olhada nos nossos serviços de contabilidade, onde fazemos as alterações no CNPJ MEI para você.

Outra opção para alterar os dados do seu CNPJ MEI, de forma gratuita, é acessar o Portal do Empreendedor.

Acompanhe a MEI Fácil nas redes sociais e conheça dicas exclusivas de empreendedorismo para o MEI: Instagram, Youtube e Facebook.