Cartão de crédito para MEI: confira as vantagens para o negócio

9 minutos de leitura
Imagem do cartão de crédito MEI Fácil por Neon sobre fundo branco
Navegue pelo conteúdo

Você sabia que é possível ter um cartão de crédito para MEI? Algumas instituições financeiras oferecem a opção de conta bancária vinculada ao CNPJ do microempreendedor, contemplando inclusive o acesso a cartão de crédito.

Ter um cartão de crédito específico para seu empreendimento facilita as boas práticas de gestão administrativa, permitindo acesso a inúmeros benefícios financeiros. 

Bateu a curiosidade?

Então, venha com a gente: descubra tudo sobre o cartão de crédito para MEI e faça o seu negócio decolar! 🚀

O que é cartão de crédito para MEI?

O cartão de crédito para MEI é um produto financeiro elaborado sob medida para o microempreendedor individual. Ele é ideal para quem busca flexibilidade de crédito e oportunidades para alavancar o crescimento da empresa.

Todas as funções disponíveis para essa modalidade de cartão estão associadas ao cotidiano do MEI, tornando a gestão empresarial muito mais prática

Por exemplo, o microempreendedor garante acesso facilitado a linhas de crédito vantajosas.

Com juros reduzidos e parcelamento acessível, é possível obter os recursos necessários para investir em capital de giro, compra de novos equipamentos e até quitar dívidas.

Qual a diferença entre cartão de crédito PF e cartão de crédito para MEI?

Em primeiro lugar, o cartão de crédito para MEI está vinculado ao CNPJ do empreendimento, sendo um dos possíveis produtos financeiros da conta jurídica.

Por sua vez, o cartão de crédito regular está associado ao CPF de uma pessoa física (PF). Assim, os benefícios e funcionalidades de cada cartão estão alinhados às necessidades específicas do respectivo público-alvo.

Por exemplo, um cartão de crédito para MEI costuma ter limites maiores, uma vez que um empreendimento normalmente movimenta valores muito maiores do que uma pessoa física.

Entenda melhor as diferenças entre a conta física e a jurídica.

Vantagens do cartão de crédito para MEI

Um cartão de crédito para MEI pode ser o impulso que faltava para o seu negócio crescer em todos os sentidos.

Com ele, você tem acesso a uma série de vantagens exclusivas, a começar pelas taxas, mais atraentes do que as praticadas pelos cartões convencionais para pessoa física.

Temos certeza de que você, assim como outros MEIs, trabalham duro para um dia pedir desenquadramento e mudar para uma categoria mais alta de empresa.

Para isso, é fundamental que você se habitue a manter suas finanças em dia e, principalmente, usar o direito ao crédito com sabedoria, conhecendo suas vantagens.

Veja algumas destas a seguir.

Separar contas pessoais e da empresa

Um erro frequente entre microempreendedores individuais é não fazer distinção entre as contas pessoais e as do negócio.

Assim, deixam de reservar para a empresa o capital necessário para poder expandir – sem contar as despesas inerentes à operação, como contas de luz, água, internet e aluguéis.

Lembrando ainda que todo MEI paga impostos mensais e declara imposto de renda com o seu CNPJ.

Um cartão de crédito para MEI ajuda nesse sentido, já que abre uma linha de crédito só para o seu negócio.

Confira 6 dicas para separar o dinheiro da empresa do pessoal!

Crédito em melhores condições

Uma vantagem de ter cartão de crédito para MEI são as condições diferenciadas. Tarifas mais baixas, juros menores e isenção de mensalidade são alguns dos benefícios que você encontra nesses cartões, feitos para quem precisa fazer o seu negócio crescer.

Lembrando que, no Brasil, o endividamento é um problema que atinge quase 80% das famílias mais pobres.

Assim, ter um cartão de crédito com taxas mais baixas e condições de pagamento mais suaves é sempre bem-vindo para evitar a bola de neve das dívidas.

Mais possibilidades de crescimento

Um cartão de crédito para MEI é, de certa forma, “dinheiro fazendo dinheiro”. Isso porque, com acesso ao crédito, você pode aproveitar para reinvestir no seu negócio, expandindo sua capacidade produtiva.

Produzindo mais, seus lucros tendem a aumentar e, assim, você pode conseguir limites mais altos e reinvestir no negócio, em um ciclo de crescimento.

Lembre-se de que, para isso, é fundamental ter disciplina com os seus gastos, sempre separando as contas do negócio das suas despesas pessoais.

Como funciona o cartão de crédito para MEI?

O cartão destinado aos microempreendedores funciona da mesma maneira que um cartão convencional: ao utilizar a função crédito, o valor será incluído na fatura em aberto.

Para não haver incidência de multa e juros de mora, é preciso fazer o pagamento da fatura fechada até a data limite, sendo possível cadastrar a opção de débito automático.

Caso seja feito o pagamento parcial, será ativada automaticamente a função de crédito rotativo.

Qual o limite do cartão de crédito para MEI?

O limite disponibilizado depende de cada instituição financeira e da análise de crédito do cliente. Ou seja, cada banco ou fintech estabelece um teto com base em uma série de fatores, como o histórico financeiro do cliente e seu atual faturamento.

Vale ressaltar que, de maneira geral, os valores costumam ser mais vantajosos do que os concedidos ao cliente PF.

Por exemplo, o limite do cartão de crédito MEI Fácil pode ser expandido com investimentos em renda fixa! Interessante, não é mesmo?

No vídeo abaixo você confere mais informações sobre o limite do cartão MEI Fácil:

Continue lendo para descobrir as inúmeras vantagens do cartão MEI Fácil por Neon.

Quando usar o cartão de crédito para MEI?

O cartão de crédito para MEI pode ser utilizado em diversas situações, como:

É importante lembrar que, na MEI Fácil por Neon, seu cartão de crédito também possui a versão virtual.

Assim, você pode fazer suas compras e investimentos nas plataformas online de maneira mais prática e segura.

Como usar o cartão virtual MEI Fácil por Neon? Principais dicas.

Vantagens do cartão de crédito para MEI da MEI Fácil por Neon

Infográfico com as vantagens do cartão de crédito MEI Fácil por Neon

A MEI Fácil por Neon buscou entender as principais necessidades dos microempreendedores individuais para oferecer um cartão de crédito para MEI que proporciona oportunidades de crescimento, sem letras miúdas e taxas escondidas.

Veja algumas boas razões para fazer o seu:

  • O cartão de crédito MEI Fácil por Neon não tem mensalidade, nem anuidade;
  • Sem tarifas escondidas — esse cartão veio para fortalecer o seu negócio
  • Você pode fazer compras parceladas ou à vista, de um jeito que cabe no orçamento da empresa;
  • A fatura pode ser paga no débito automático. Você ativa ou desativa o pagamento da fatura via débito automático direto no aplicativo, quando quiser! É só acessar Cartão de crédito > Configurações ⚙️> Ativar/Desativar débito automático;
  • A bandeira é Visa, o que garante confiança, benefícios, comodidade e eficiência em um só cartão;
  • O cartão de crédito da MEI Fácil por Neon é físico e virtual. Você pode fazer compras nas maquininhas ou em lojas online (ou com carteiras digitais) de forma fácil e segura;
  • Compras internacionais: você pode ir às compras fora do Brasil tranquilamente;
  • Escolha o melhor dia do mês para o vencimento da sua fatura e organize as finanças da sua MEI com mais facilidade.

São vantagens que não acabam mais!

Como é o cartão de crédito para MEI Fácil por Neon?

A partir do momento que você ativa sua conta MEI Fácil por Neon com o depósito inicial, após o valor ser compensado, dois cartões serão gerados:

  1. Cartão físico;
  2. Cartão virtual.

Vamos conhecer melhor cada um deles?

Cartão de crédito físico

Com o cartão físico, você pode fazer compras nos estabelecimentos normalmente. Se o seu cartão de crédito para MEI for aprovado, também valerá para as compras à vista ou parceladas.

Ele funciona como um cartão de crédito tradicional, contudo, pode ser utilizado somente em estabelecimentos físicos, ou seja, quando você realiza uma compra e paga utilizando a maquininha de cartão.

Cartão de crédito virtual

Já o cartão de crédito virtual pode ser usado tanto na função de débito como na de crédito (caso previamente aprovado) em suas compras feitas pela internet. Assim como o cartão físico, você também pode parcelar suas compras, caso utilize a função crédito.

Como o próprio nome já diz, o cartão de crédito virtual existe apenas no aplicativo, ou seja, ele não é físico, mas funciona como um cartão normal.

O cartão de crédito virtual possui uma numeração diferente da encontrada no cartão físico e está disponível no aplicativo para ser usado em compras online.

Dessa forma, quando for realizar uma compra pela internet, você não precisa mais pegar a sua carteira e digitar todos os dados do seu cartão físico: é só abrir o app MEI Fácil por Neon e copiar as informações do cartão na loja online que está comprando.

Além disso, o cartão de crédito virtual garante mais segurança nas suas transações, já que somente você, através do app, tem acesso aos números e informações dele.

Usar o seu cartão virtual MEI Fácil por Neon é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra o seu app MEI Fácil por Neon;
  • Clique em “Cartões”. Aqui você terá duas opções:
    1. Passar para o lado até aparecer o seu “Cartão Virtual cobrado na fatura” (caso você seja aprovado no cartão de crédito para MEI Fácil por Neon, as compras feitas por ele são compensadas na fatura do cartão);
    2. Passar para o lado até aparecer o “Cartão Virtual cobrado na hora” — este já é criado automaticamente, após você abrir uma conta digital MEI Fácil por Neon. O valor da compra é debitado no saldo da sua conta-corrente.
  • Pronto! Agora é só usar e fazer compras online com segurança e comodidade.

Nas transações feitas pela internet, você só deve usar o cartão virtual, pois esse é o seu cartão para compras online, e isso é importante para te proteger de golpes e fraudes.

Para a sua segurança, as informações do seu cartão físico (como o número do cartão, código de segurança (CVV) e validade) não funcionarão pela internet.

Atualmente, também é possível usar o cartão virtual em carteiras digitais para pagamento por aproximação em maquininhas, usando um smartphone ou smartwatch.

Então, vamos recapitular:

  • Cartão de crédito físico: funciona para compras feitas em estabelecimentos físicos (lojas, restaurantes, supermercados, etc.);
  • Cartão de crédito virtual: usado principalmente para compras online em e-commerce, marketplaces, aplicativos de comida e transporte, entre outros, por segurança — também pode ser usado em carteiras digitais por aproximação. 

Qual o limite do cartão de crédito para MEI Fácil?

Com o cartão de crédito MEI Fácil por Neon, é possível obter limite de até R$ 15 mil.

O objetivo da MEI Fácil por Neon é promover as condições necessárias à prosperidade econômica dos microempreendimentos, facilitando o acesso aos recursos financeiros imprescindíveis. 

Como pedir o cartão de crédito para CNPJ MEI da MEI Fácil por Neon?

Uma vez que você tiver sua conta pré-aprovada para ter o cartão de crédito para MEI, a proposta aparecerá no aplicativo e você pode prosseguir com a solicitação. Se a função crédito ainda não estiver liberada, não desanime, porque isso não é definitivo!

Durante a sua jornada como MEI, analisaremos as movimentações da sua conta para entender os seus hábitos financeiros aqui com a gente. Nós também fazemos análises de seus dados periodicamente.

Nesse caso, se tivermos informações suficientes, vamos oferecer o crédito para sua empresa e avisaremos por e-mail e pelo aplicativo.

Banner com CTA para solicitar o cartão de crédito MEI Fácil

Como aumentar as chances de ter o cartão de crédito para MEI Fácil por Neon?

Como comentamos acima, se você for pré-aprovado para ter o cartão de crédito, a proposta aparecerá no aplicativo e será possível prosseguir com a solicitação.

Para aumentar as suas chances de ter o cartão de crédito da MEI Fácil por Neon, temos algumas dicas de ações que são levadas em conta durante a avaliação de toda a jornada da sua empresa:

  • Mantenha sempre seu MEI regularizado;
  • Pague o imposto DAS em dia;
  • Continue movimentando a sua conta MEI Fácil por Neon.

Veja o vídeo que gravamos sobre o cartão de crédito MEI Fácil por Neon:

Cartão de crédito integrado com a conta MEI Fácil por Neon

Ter um cartão de crédito para MEI é apenas parte de uma grande variedade de serviços financeiros com os quais você pode (e deve) contar.

Não seria bem melhor se você também tivesse acesso a uma conta bancária criada em conjunto com o cartão?

Pois essa facilidade está ao seu alcance: com o cartão de crédito e conta MEI Fácil por Neon, você tem tudo o que precisa para gerir melhor as suas finanças.

A conta digital MEI Fácil por Neon é a opção ideal para quem busca uma conta pessoa jurídica (PJ) feita especialmente para o MEI.

Abra sua conta grátis para cuidar das finanças do negócio e alcançar mais autonomia financeira! Com a nossa conta, você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.

Você pode emitir boletos de cobrança à vista ou parcelados e pagar e receber via Pix, facilidades essenciais para o sucesso da empresa.

E mais: com a conta MEI Fácil por Neon, é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.

Para facilitar ainda mais a sua organização como MEI, a conta MEI Fácil por Neon também proporciona maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, evitando surpresas no fim do mês.

Não perca tempo: abra a sua conta MEI Fácil por Neon agora mesmo!

Banner com CTA para abrir a conta MEI Fácil por Neon

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler