Escrito por Victor Jacinto

Entender sobre inteligência financeira, vai muito além de guardar dinheiro na conta.

Na prática, entender sobre inteligência financeira, sendo empreendedor, é saber lidar com o seu dinheiro, o tornando favorável a você.

Resumindo, é fazer com que o dinheiro trabalhe para você – e não você para ele.

Como empreendedor, você precisa saber como fazer com que sua empresa feche todos os meses no azul. A inteligência financeira te dará essa habilidade.

Neste conteúdo, vamos falar sobre inteligência financeira e como ela ajudar a controlar suas finanças.

Gostou? Continue lendo.

O que é inteligência financeira?

Hoje, você sente que sabe fazer a gestão do seu dinheiro?

A inteligência financeira é a maneira como você administra os seus recursos econômicos. Com ela, você descobre a melhor forma de construir ou administrar os seus gastos e ganhos para que sejam positivos.

Deste modo, você organiza as suas finanças de forma prática e equilibrada, e assim você conseguirá viver sem passar apertos no final do mês ou no dia a dia.

Qual é a importância inteligência financeira?

Quando desenvolvemos nossa inteligência financeira, nós conseguimos administrar melhor nossos recursos financeiros e passamos a ter uma visão ampla do que pode ser gasto ou guardado.

Você sabe o quanto pode investir? O quanto de dinheiro precisa guardar? Quanto pode gastar? E qual é o seu lucro?

Além disso, a inteligência financeira serve de guia para a realização das nossas metas. Afinal, você precisa saber quanto de recursos econômicos tem disponível para cada um dos seus sonhos.

A inteligência financeira te ajuda a ter uma maior consciência para as tomadas de decisões mais assertivas, e assim evitar arrependimentos.

Leia também: 30 conceitos financeiros que um MEI precisa conhecer

5 dicas de como desenvolver a inteligência financeira sendo MEI

Ser empreendedor exige muito de você: tempo, responsabilidade, paciência e inteligência financeira.

Mas você sabe como aplicar a inteligência financeira na sua empresa?

Um dos grandes desafios do empreendedor é se manter equilibrado e fechar o mês no positivo.

Vamos trazer algumas dicas de inteligência financeira para MEI que podem te ajudar a controlar e organizar as suas finanças de forma positiva.

Tenha conhecimento

Como já falamos, a inteligência financeira te ajuda a cuidar melhor do seu negócio e obter mais sucesso. Mas isso só é possível se você conhecer mais sobre o tema.

Ser empreendedor é saber tudo que acontece ao seu redor e com a sua empresa, você precisa estar por dentro do assunto, porque se acontecer qualquer coisa positiva ou não você estará preparado para resolver.

Esteja sempre por dentro dos assuntos e preparado para tudo que pode acontecer 😉

Leia também: Como empreender com pouco dinheiro: ideias de negócios para você

Análise suas finanças

Através da análise de suas finanças você consegue entender sobre os seus ganhos e tomar as decisões corretas sobre seus valores.

Para isso, você precisa entender se todo o dinheiro que você investiu está fazendo sentindo, se todas as entradas e saídas estão batendo de acordo com suas vendas planejadas.

Tenha conhecimento sobre o assunto, porque entender sobre inteligência financeira te deixará extremamente preparado para qualquer problema que surja ao longo do caminho.

Assista filmes, leia livros e mantenha-se atualizado sobre o mercado financeiro quando mais por dentro você estiver sobre o assunto, mais preparado você se sentirá 😉

Dicas de livros para inteligência financeira temos:

  • Pai Rico, Pai Pobre – Autor Robert Kiyosaki
  • Os segredos da mente milionária – Autor Harv T. Eker
  • O Milionário mora ao lado – Autor Thomas J Stanley

Monte a sua organização

A dica aqui é você criar um planejamento financeiro empresarial porque através dele você conseguira entender sobre inteligência financeira para alcançar os lucros desejados.

Ser empreendedor é ter na ponta do lápis todos os gastos e compras possíveis que podem acontecer. Todo empreendimento é um dinheiro bem aplicado se você sabe para onde ele está indo 😉

Com inteligência financeira o seu negócio será construído em cima de estratégia e planejamento para alcançar resultados positivos.

Assim a possibilidade de você ter erros no seu empreendimento será mínima e você entenderá tudo sobre gestão financeira 😉

Quando você tem uma visão geral de tudo que tem e quanto de dinheiro tem disponível, será mais fácil traçar os objetivos que você precisa.

A MEI Fácil tem uma Planilha de Controle Financeiro MEI gratuita, assim você consegue controlar melhor sua vida financeira e ter visão dos seus lucros e gastos.

Tenha domínio emocional

A inteligência financeira anda lado a lado com a inteligência emocional.

Sabemos que ser empreendedor é desafiador, mas também sabemos que é muito gratificante.

Nos momentos de desânimos, a inteligência emocional te ajudará a se manter motivado. Já nas dificuldades de caixa, a inteligência financeira será seu porto seguro.

E sempre irá surgir aquela dúvida, será que está valendo a pena este empreendimento?

Abrir um novo negócio sempre será um desafio, mas no momento de desanimo olhe a sua planilha e lembre-se o proposito do seu novo negócio.

Se mantenha confiante de sua escolha, você pode estar passando por um momento difícil inicialmente, mas tudo pode mudar, pense positivo 😊

Leia também: 5 livros para quem quer empreender: saiba como crescer seu negócio

Entenda o seu dinheiro e faça ele render

Quando você consegue controlar seus gastos e manter o planejamento financeiro empresarial, com todos os gastos e lucros anotados, você começa a entender o seu dinheiro.

Tendo as decisões corretas em relação as finanças, você tem grandes oportunidades de aumentar os seus ganhos.

Se seu estabelecimento está indo bem, você pode aumentá-lo (caso seja físico), e colocar outros produtos para vender junto no seu estabelecimento.

Caso você venda pela internet, certifique-se, seja não está na hora de abrir um local físico.

E caso você não saiba você consegue fazer investimentos para MEI que pode te ajudar a fazer uma reserva de emergência e ter controle financeiro.

Através da inteligência financeira você pode, por exemplo, começar a se planejar para a aposentadoria MEI, sem preocupação com o futuro.

Leia também: Aposentadoria MEI: entenda as regras e tire suas dúvidas

5 aplicativos para impulsionar sua inteligência financeira

Com o aumento da tecnologia, surgiram muitos aplicativos que podem te ajudar com a inteligência financeira e como guia financeiro.

Notion

O Notion é um aplicativo para organização perfeito para empreendedores. Através dele, você consegue visualizar planilhas, lista de afazeres, calendário e organização do seu dia a dia, e inclusive nas finanças.

MEI Fácil

Você terá controle do pagamento das suas DAS, do quanto está gastando na sua empresa, receber dos seus clientes, pagar fornecedores e uma série de benefícios que a conta te oferece, dicas de cursos grátis para MEI, e muito mais!

Neon Pagamentos

A Conta Neon, é uma conta digital para cuidar do seu dinheiro de forma clara e objetiva dando a você total controle sobre suas finanças.

Através da Neon, é possível você criar investimentos para cuidar melhor dos seus valores e seus rendimentos e consegue montar também uma reserva de emergência.

TED

Com o aplicativo TED você pode assistir palestras de todos os segmentos e contar um pouco da sua experiência para outras pessoas.

Com ele, você consegue ter informações sobre o mercado, empresas e marcas assim você consegue conhecer outras pessoas de outras áreas e trocar experiência.

 

Primer

O Primer é um aplicativo de empreendedor, que através dele você consegue aprender de forma prática e rápida novas habilidades para o seu negócio.

 

Você conseguiu notar como a inteligência financeira pode te ajudar no dia a dia? Já sabe quais os próximos passos que irá seguir para ter maior controle das suas finanças?

Acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.