Escrito por Victor Jacinto

Conhecer alguns hábitos de sucesso para empreendedores pode transformar à sua maneira de pensar e te ajudar em sua jornada como dono do próprio negócio.

Ao contrário do que muitos pensam, empreender é um processo complexo que envolve tempo, risco, muita dedicação e esforço.

Para te ajudar, aqui vamos te mostrar alguns hábitos das pessoas de sucesso que podem servir de inspiração para você. Tenha em mente que é sempre possível adquirir novas habilidades tendo persistência e determinação.

Quer saber mais? Continue lendo!

10 hábitos de sucesso para empreendedores que podem fazer a diferença para você

1. Estar preparado para o dia

Um bom hábito de sucesso para empreendedores é sempre estar pronto para o seu dia. Quanto mais preparado você estiver, mais confiança você terá para trabalhar e resolverá suas pendências com muito mais eficiência.

Quer uma dica? Faça uma lista de afazeres, pois isso pode te ajudar. Veja um exemplo:

  • telefonemas a serem feitos;
  • reuniões;
  • metas do dia;
  • pagamentos a serem quitados.

O importante é organizar sua rotina diariamente. Assim, em vez de sempre correr atrás das coisas, as obrigações já estarão determinadas e você terá um dia de trabalho mais produtivo.

2. Ter organização e planejamento

Outro hábito de sucesso para empreendedores é ter um plano de negócio para otimizar sua organização e planejamento.

Com esse documento, você tem um panorama tudo que quer e quanto de dinheiro tem disponível, o que facilita traçar os próximos passos do que precisa ser feito.

Talvez um dos motivos para você não estar alcançando os resultados esperados com suas ações seja a falta de planejamento. Com um plano de negócio, você terá um “mapa” com todos os caminhos que poderão ser seguidos para que os lucros esperados sejam alcançados.

3. Aceitar novos desafios

Você não vai crescer como empreendedor de sucesso a não ser que tente coisas novas.

Então, desafie-se, saia da rotina e veja as coisas sob um novo ponto de vista. Novos desafios são determinantes para você adquirir mais experiência e estar preparado para o que está por vir na sua jornada como empreendedor.

4. Ter controle financeiro

Empresários prósperos são extremamente cuidadosos com as suas finanças e sabem como equilibrar o fluxo de caixa para evitar a falência.

O controle financeiro de uma empresa não é sobre optar por insumos e fornecedores mais baratos, mas sim sobre fazer escolhas inteligentes para o seu negócio e seus clientes.

5. Manter a autodisciplina e a motivação

A autodisciplina e a motivação são determinantes para alcançar os objetivos traçados para o seu negócio e está dentre os hábitos de sucesso para empreendedores.

Então, adote comportamentos que te coloquem no caminho certo e não te afastem do seu propósito. Uma dica é criar o hábito de leitura, pois com ele você aprenderá mais sobre empreendedorismo, negócios, mercado e muito mais.

Leia também: 5 livros para quem quer empreender

6. Ter horários definidos para cada uma das suas atividades

Outra característica de empresários de sucesso é determinar horários para suas atividades e respeitá-los.

Aproveite o começo do dia para fazer as tarefas mais “pesadas” e complexas, ou as que demandem mais tempo, por exemplo.

Também escreva suas metas e seja o mais específico possível: liste os detalhes para alcançá-las, o que é preciso ser feito e quais são os resultados esperados a partir da conclusão desse objetivo.

Aproveite e veja 30 conceitos financeiros que um MEI precisa conhecer.

7. Adotar uma comunicação construtiva

Ter uma comunicação construtiva significa buscar referências para trocar ideias, compartilhar informações, e falar sobre medos e frustrações.

É interessante ter uma rede de contatos com pessoas que estão no mesmo processo que você e que também usam como estratégia a comunicação construtiva.

Se você está buscando inspiração, veja alguns empreendedores que podem ser uma referência para você:

5 lições de Luiza Trajano para quem quer empreender

8. Acompanhar o progresso

Saber em que ponto começou, o que é preciso fazer para alcançar ao seu objetivo e quais foram as experiências acumuladas no processo te ajuda no seu crescimento como empreendedor.

O acompanhamento do progresso mostra a dimensão do que já foi feito e quanto ainda precisa ser executado para chegar na sua meta final.

Assim, tenha sempre registros das suas ações, até mesmo daquelas que não foram tão positivas, mas te ensinaram algo.

9. Trabalhar os pontos fortes

Outro hábito das pessoas de sucesso é evitar a armadilha de focar nos seus pontos fracos e aprender a identificar os seus pontos fortes.

Ao perceber que alguma fraqueza está impedindo o seu avanço, reveja seus conceitos e concentre seus esforços no seu aperfeiçoamento para impulsionar o que você tem de melhor.

10. Comemorar conquistas e ter tempo para o lazer

Cada ação bem-sucedida, desafios superados e metas alcançadas mostram que você está no caminho certo para o sucesso e devem ser comemorados, por isso valorize suas vitórias.

Também é importante tirar um tempo para você mesmo para assistir séries e filmes, fazer uma atividade física, escutar músicas, ler um livro, apreciar a família, enfim, qualquer coisa que te dê prazer.

O fato é que os hábitos de empreendedores de sucesso mostram uma coisa que muita gente já desconfiava: o sucesso não vem por acaso e não é resultado apenas de trabalho duro.

O modo de agir, o método de trabalho e até o modo de pensar e ver cada situação contribuem para o sucesso das maiores mentes do empreendedorismo.

Gostou de conhecer os hábitos de sucesso para empreendedores? Tenha em mente que o importante é adotar aquilo que faz mais sentido para você e que te ajudará a conquistar a vida que você deseja.

E, se você ainda não tem uma conta para o seu negócio, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI, seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com o atendimento e suporte de qualidade da nossa equipe.

Acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.