Escrito por Victor Jacinto

Acredito que você já deve ter ouvido falar sobre educação financeira, mas você sabia que existem séries e filmes para empreendedores que te ajudam a entender mais sobre este assunto?

Podemos aprender de várias maneiras e uma das mais divertidas é assistindo programas e obras de assuntos que nos interessam. Eles nos mostram o caminho, a aventura e o risco por meio de uma história de um empreendedor de sucesso.

Neste artigo, vamos te mostrar alguns filmes para empreendedores, assim como séries e também dicas para a sua carreira no mundo dos negócios.

Quer saber mais? Continue lendo e escolha seu título preferido para assistir!

10 dicas de séries e filmes para empreendedores

Preparamos uma lista com algumas séries e filmes para empreendedores e empreendedorismo feminino que retratam superação, determinação e foco, e que podem te inspirar em relação ao seu próprio negócio.

Confira.

“Fome de Poder” (2016)

A obra relata a trajetória do filme para empreendedores do fast-food mais famoso do mundo: o McDonald’s.

Este filme aborda questões empresariais e evidencia momentos polêmicos, como a traição de Ray Kroc para atingir o seu objetivo final.

Os irmãos Richard e Maurice McDonald viveram no sul da Califórnia quando criaram restaurantes com conceitos diferentes, onde o principal seria uma cafeteria que venderia produtos baratos otimizando tempo e reduzindo custos.

“Self-made: A vida e a História de Madam C.J Walker” (2020)

Lançada pela Netflix, esta minissérie traz ao longo de quatro episódios uma motivação para empreendedores através de uma história de superação.

A personagem principal, Madam C.J., cria uma linha de produtos especializados em cabelos negros após sofrer com um problema de queda de cabelo e falta de autoestima.

A obra traz diversos assuntos relacionados ao universo do empreendedorismo feminino, como a busca de investimento inicial, a fidelização de clientes e a influência da concorrência no aprimoramento dos produtos ofertados na história de um empreendedor de sucesso.

Veja o que é afroempreendedorismo, quais suas dificuldades e como você pode apoiar.

“A Rede Social” (2010)

Um drama do gênio da tecnologia, a obra traz fatos polêmicos que levaram à fundação do Facebook.

A história retrata o empreendedorismo de uma das maiores redes sociais já criadas, a qual nasceu de uma ideia nada amigável que comparava a beleza de alunas da Universidade de Harvard, nos EUA.

“Joy: O Nome do Sucesso” (2016)

Este é um filme sobre empreendedorismo feminino, estrelado por Jennifer Lawrence no papel da empreendedora norte-americana Joy Mangano.

Ela fica conhecida pela invenção do “miracle mop” (“esfregão milagre”, em tradução livre para o português), que se popularizou nos anos 1990 e revolucionou o mercado de limpeza doméstica nos Estados Unidos.

O longa aborda todo o processo de negócio, desde o surgimento da ideia até a busca por distribuidores, passando pela construção de protótipo, a busca de investimento inicial e muito mais.

“Girl Boss” (2017)

Esta minissérie da Netflix tem apenas uma temporada e conta a história de uma jovem norte-americana responsável pela criação de uma marca de roupas e acessórios.

A história traz pontos sobre o empreendedorismo feminino, produção e inspiração para quem pensa em empreender.

“Jobs” (2013)

Não é por acaso que Steve Jobs se tornou um dos maiores empreendedores da atualidade, e este filme motivacional serve de inspiração para cultivar a criatividade e a habilidade com negociações.

“Jobs” também é um filme para empreendedores principalmente porque mostra todos os desafios enfrentados constantemente pelo criador da Apple, inclusive ao apresentar ao mundo o primeiro iPod, prometendo que o dispositivo iria revolucionar a indústria a musical.

“Um Senhor Estagiário” (2015)

O filme relata a história de empreendedorismo feminino de uma jovem criadora de um site bem-sucedido de vendas de roupas.

Porém, a trama vai além e mostra o projeto da empresa para contratar estagiários, dentre eles um idoso que vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar.

Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo o senhor de 70 anos conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules (a dona da empresa), que passa a vê-lo como um amigo.

Aproveite e descubra aqui se estagiário pode ser MEI!

“À Procura da Felicidade” (2013)

Este filme de empreendedor inspirado em fatos reais pode mexer com suas emoções, sendo uma obra de que mostra a importância da persistência e da autoconfiança.

O drama é protagonizado por Will Smith no papel de Chris Gardner, que é abandonado pela esposa, trabalha meses como estagiário sem remuneração e chega a ser despejado de sua casa, o que o obriga a morar na rua junto ao filho de apenas cinco anos.

“Coco Antes de Chanel” (2009)

Este longa mostra o caminho de luta, sucesso e fama da grande estilista Gabrielle Chanel, a primeira a desenhar calças femininas e conjuntos.

Quando você assistir “Coco Antes de Chanel “, vale reparar na determinação da estilista em sua luta para romper padrões de uma sociedade machista e promover transformações duradouras.

“De Porta em Porta” (2002)

Baseado em fatos reais, essa história sobre empreendedorismo e motivação relata a trajetória de um homem que sofre paralisia cerebral e luta por um emprego como vendedor de porta em porta, o que dá nome ao longa.

Esse filme para empreendedores ressalta o valor de se desafiar para romper com os limites impostos pela sociedade, como driblar a baixa autoestima e também mostra a disciplina necessária para atingir resultados duradouros.

O que se deve observar nos filmes para empreendedores?

Ao contrário do que todos pensam, empreender é uma jornada repleta de momentos sem glamour e que necessita de muito esforço.

São noite mal dormidas, prazos apertados, muitas negociações e dificuldade para conseguir investidores que acreditam no seu negócio.

Veja aqui como lidar com a saúde mental e o empreendedorismo.

Com isso, quem escolhe assumir o protagonismo e ter seu próprio negócio está batalhando para deixar a sua marca para o mundo.

Nesse sentido, criar um plano de negócio é o ideal para você ter clareza sobre os caminhos que poderão ser seguidos para alcançar os lucros esperados.

Outra dica é criar o hábito de leitura para se manter motivado empreendendo e ficar antenado sobre as mudanças do mercado. Temos dois artigos que poderão te interessar:

Então, antes de se desesperar com um obstáculo no caminho, pare, pense, respire fundo, consulte seu plano de negócio, escute a sua intuição e siga em frente.

E agora que você já viu as dicas de séries e filmes para empreendedores, não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo!

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI, seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com o atendimento e suporte de qualidade da nossa equipe.

Acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.