Afroempreendedorismo: o que é, dificuldades e como apoiar

4 minutos de leitura
Saiba mais sobre afroempreendedorismo
Navegue pelo conteúdo

Você enxerga o afroempreendedorismo no seu dia a dia? Você está consumindo produtos e serviços de pessoas negras? Você está entrando em contato com afroempreendedores?

Apesar de quase 14 milhões de negros empreendem no país, muitos desafios são enfrentados para o sucesso desses empreendedores.

Entre os principais está a menor média de escolaridade, a falta de incentivo e claro, o racismo. E embora a maior parte dos empreendedores sejam negros, eles também são os que conseguem menos lucro (dados).

Isso sem contar que, uma pesquisa sobre afroempreendedorismo no Brasil mostrou que 48,6% dos negócios ainda não têm faturamento.

Vamos entender um pouco mais sobre o afroempreendedorismo e como podemos apoiar esses empreendedores?

O que é Afroempreendedorismo?

O afroempreendedorismo é o movimento empreendedor feito por pessoas negras. Estamos falando de empreendedores negros, e não necessariamente consumidores.

O afroempreendedor pode sim, criar um negócio voltado apenas para um grupo exclusivo de pessoas, mas essa não é regra.

Assim, qualquer pessoa pode (e deve) consumir de afroempreendedores.

E o que é Black Money?

O Black Money pode ser traduzido como dinheiro preto. Inicialmente ele era usado para se referir a dinheiro ilegal, mas hoje foi ressignificado.

Esse termo é usado para incentivar o consumo de produtos e serviços produzidos por pessoas negras.

Aqui no Brasil precisamos destacar a Nina Silva. Ela é a líder do Movimento Black Money, uma plataforma online que permite a conexão entre empreendedores e consumidores negros.

O site traz informações bastante importantes:

“Somos 54% da população, 51% dos proprietários de negócios e movimentamos R$1,7 trilhão no ano, mas não controlamos bancos, grandes mercados ou partidos políticos.”

Além disso, a diferença de renda entre negros e brancos é de 40%, e não podemos deixar de lembrar que a cada 23 minutos, um negro é assassinado.

Desafios de ser um afroempreendedor

As mulheres negras empreendedoras são 61,5% dos afroempreendedores. Além disso, a pesquisa mostrou que a solidão é um grande desafio.

Além disso, os empreendedores destacaram outras duas maiores dificuldades: 40,4% tem dificuldade de acesso ao crédito e 30,7% relataram o preconceito racial.

Outros desafios encontrados são o não conhecimento em estratégias digitais (50,9%), métodos para tornar seus negócios rentáveis (59,2%) e métodos e processos (48.9%).

E não para por aí!

47,8% comentaram sobre a falta de autoconfiança de que o seu negócio daria certo.

O medo de fazer dívidas atinge 46,4% e a falta de apoio das pessoas ao redor impactou 29,2%.

Vale ressaltar o desafio da pandemia do coronavírus que atingiu principalmente os empreendedores negros mais velhos.

Os que tem de 45 a 54 anos tiveram, em média, uma queda de 7% no faturamento já os maiores de 65 anos sofrem uma queda de 23,5%.

Afroempreendimentos que você precisa conhecer!

Você lembra de algum empreendedor negro perto da sua casa? Separamos alguns negócios que você precisa conhecer e acompanhar para apoiar mais esse movimento.

Clube da Preta é o primeiro clube de assinatura de moda afro Brasil, com planos a partir de R$ 56 mensais.

Você já conhece a Livraria Africanidades? Ela foi criada por uma bibliotecária que sentia falta de autores negros na literatura, a Ketty Valencio. Sua livraria é especialidade em literatura afro-brasileira e feminista.

Adriana Barbosa é outra mulher negra empreendedora. Ela é responsável pela Feira Preta, um marketplace que “nasceu para levar até os consumidores a multi-pluraridade criativa e cultural afro, por meio de produtos e serviços oferecidos por empreendedores”.

Se você pretende viajar com segurança provavelmente vai gostar de conhecer a Diáspora.Black, uma startup fundada por Carlos da Silva e Antonio Pita. Essa empresa conta com uma rede de viajantes e anfitriões que buscam valorizar a cultura negra e oferecer um atendimento sem discriminações.

Agora se você está buscando serviços de estética para cabelos cacheados e crespos, você precisa conhecer a Makeda Cosméticos, fundada pela Sheila Makeda e Shirley Leela.

Já a Zkaya é “uma marca de moda afro-brasileira que traduz em suas estampas a alma e a força ancestral africana.”

Como apoiar afroempreendedores?

Existem algumas formas de você apoiar os empreendedores negros, seja você negro ou não.

Conheça quem são os empreendedores negros da sua região

Muitas vezes não reparamos quem são os donos dos negócios que estamos habituados a frequentar, seja o dono da padaria, do minimercado ou da loja de roupas.

E se não reparamos, como vamos saber se estamos consumindo de pessoas negras?

Começar a olhar para o seu bairro, te trará uma visão mais crítica sobre os empreendedorismos da sua região. E claro, conhecendo quais são os empreendedores negros, você poderá comprar com eles.

Ah, e sempre que possível, dê preferência para o pequeno empreendedor.

Divulgue profissionais negros que você admira

Depois de descobrir quem são os empreendedores negros e consumir com eles, chegou a hora de divulgar esse trabalho para mais pessoas.

Você pode mandar uma mensagem para sua amiga falando que sua nova manicure é muito boa, pode compartilhar foto dos doces que você comprou nas suas redes sociais, entregar para sua mãe o cartão de visita do eletricista que resolveu o problema da sua casa, e assim por diante…

E mesmo que você não tenha condições financeiras de consumir desses profissionais agora, ainda assim indique para amigos!

Se você for empreendedor, faça parceria com empreendedores negros

A parceria entre empresas é uma ótima forma de unir forças para crescer no mercado cada vez mais competitivo. E por que não fazer essa parceria com empreendedores negros?

Essa aliança será benéfica para os dois lados. Ambas as empresas conseguirão vender mais, conquistar novos clientes, divulgar suas marcas e gerar uma relação de longo prazo.

Assim como, contratar funcionários e fornecedores negros

Outra dica de apoio para quem já é empreendedor é contratar funcionários negros. Mesmo que você seja MEI, você pode contratar um colaborador para te ajudar no seu pequeno negócio.

Além de gerar renda para uma pessoa negra, você terá outros pontos de vista para sua empresa, o que será muito positivo.

E não esqueça dos fornecedores. Na hora de escolher o fornecedor ideal, dê preferência para as empresas e MEIs que são lideradas por pessoas negras.

Projetos que incentivam empreendedores negros

Felizmente hoje podemos encontrar alguns projetos que oferecem suporte para empreendedores negros.

O AfroBusiness Brasil é uma instituição sem fins econômicos que tem como objetivo promover a integração entre empreendedores para fortalecer o processo de inclusão social e econômica da população negra.

Outro projeto que você precisa conhecer é a PretaHub, uma aceleradora de empreendedorismo negro no Brasil. A PretaHub é um hub de inventividade, criatividade e tendência pretas.

Para quem está buscando educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva, a indicação é o projeto FA.VELA. Liderado por empreendedores negros, LGBTQIA+ e periféricos, FA.VELA busca a erradicação da pobreza e a educação de qualidade.

O Vale do Dendê é uma aceleradora de tecnologia e o Alma Preta Jornalismo é uma plataforma que visa valorizar a cultura negra.

Você já sabia de tudo isso? Já sabe qual próximo afroempreendedor você irá apoiar?

Se inscreva na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse, e participe do Grupo MEI Fácil – onde diversos empreendedores podem trocar experiências e tirar dúvidas!

Ah, e se Inscreva na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.1 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler