Durantes as férias de dezembro e janeiro, até o comecinho do carnaval em fevereiro, o Microempreendedor Individual (MEI) pode aproveitar o grande movimento nas cidades turísticas, tendências de moda ou hábitos da temporada de calor para aumentar seus lucros e oportunidades de negócios.

MEIs que oferecem produtos ou prestam serviços relacionados à saúde, beleza, estética, lazer e turismo são os mais beneficiados com essa estação ensolarada. Seja qual for o segmento entre os mencionados acima, é essencial identificar e aproveitar as oportunidades de aumento de faturamento, se preparando com mercadoria e  atendimento. Uma dica prática é se organizar com antecedência, antes do momento de pico.

Um exemplo prático: se você aluga cadeiras e guarda-sol na praia e num dia normal costuma atender 30 clientes, pense que na temporada esse número pode ser 5 vezes maior. Ou seja, não dá pra se preparar na hora!

Por isso, para ajudar você a pensar em como vender mais nessa temporada, a equipe MEI Fácil fala um pouco sobre as áreas de maior destaque nessa época do ano:

Alimentação saudável e fitness: no verão, os corpos ficam mais à mostra e as academias, lotadas. Negócios com vestuário de ginástica ou alimentação natural podem trazer ótimas oportunidades. Você, que já trabalha com alimentos pense em criar opções de “verão” com vegetais, frutas e carnes mais leves. Um sanduíche especial, uma quentinha fit ou uma salada com frutas da estação.

Clínica de estética e beleza em geral: quem oferece tratamentos estéticos também sente o “efeito verão”. Pensar em tratamentos, parcerias e locações de máquinas para tratamentos da moda parece um investimento maior ou mais trabalhoso, mas pode trazer ótimo retorno. Outra coisa legal: esteja sempre por dentro das cores, maquiagens e penteados que estão em alta, pois antes mesmo de seus clientes pedirem você pode falar “esse é o esmalte que está bombando”. Siga algumas personalidades no Instagram como a @biancaandradeoficial, @esteticaflaviamedeiros e @mbiaggi para inspiração e tendencias e fique de olho!

Sorvetes e Bebidas: com as altas temperaturas do verão, todo mundo quer se refrescar com um sorvete ou um picolé. Apostar na venda desses produtos é uma boa. E o mesmo vale para as bebidas que tem clientela garantida. As festas e o calor contribuem para a procura por bebidas. Vender esses produtos ou distribuí-los pode ser uma boa ideia para essa temporada. Seja para o sorvete, suco ou caipirinha escolha as frutas da estação. É economia pro bolso e os clientes adoram! Quer deixar seu cardápio de bebidas mais sofisticado? Confira aqui os drinks do verão!

Roupas fitness e de banho: no verão as vendas de biquínis, maiôs, sungas e roupas de ginástica disparam. Trabalha com moda? Vestuário? Que tal fazer parceria com algum colega que vende acessórios como bijuterias, cangas e bolsas? Quando seu cliente espiar o conjunto completo não irá resistir. Outra dica legal é abusar do Instagram e Whatsapp para enviar fotos das suas peças e combinações, encantando os potenciais clientes que, com certeza, vão querer comprar!

Comércio próximo a pontos turísticos: nessa época do ano a procura por viagens fica ainda maior. Se você atua em regiões turísticas pense que geralmente é preciso ter licenças específicas para trabalhar nessas regiões. Como conseguir? Procure informações na sua prefeitura, pois o esforço pode ser recompensado com mais “dindin” no bolso.

Entender como momentos específicos podem ajudar seu negócio é uma mão na roda para alavancar resultados da sua MEI. Se você ainda atua sem CNPJ aproveite essa época também para fomalizar seu negócio, oferecer novos meios de pagamento como maquininha e garantir que as chances de sucesso não vão escapar de você. E aí, pronto para aproveitar o verão? 😀