O que é NF-e e quando o MEI precisa emitir nota fiscal?

7 minutos de leitura
Mulher segurando documentos em frente a computador
Navegue pelo conteúdo

Entender o que é NF-e e suas regras faz parte da rotina fiscal e tributária de qualquer empresa no país. Mas será que isso vale também para o microempreendedor individual (MEI)? Ou ele não precisa emitir a nota fiscal?

Muitos são os questionamentos acerca da NF-e, a nota fiscal mais comum emitida por todas as empresas do comércio, inclusive por quem é MEI.

Para utilizar esse documento fiscal, você precisa realizar o credenciamento na Secretaria da Fazenda do seu estado, obter uma senha e, em alguns casos, adquirir um certificado digital.

Parece complicado? Não se preocupe: vamos explicar para você o passo a passo de como emitir nota fiscal sendo MEI, bem como trazer muitas outras informações indispensáveis para o sucesso do seu negócio.

Leia com atenção e deixe sua empresa sem pendências com o Fisco.

O que é NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)?

É simples entender o que é NF-e (Nota Fiscal Eletrônica): um documento fiscal emitido pela internet para registrar as vendas de produtos no comércio.

Ele é 100% digital e serve para regularizar as atividades comerciais, bem como garantir o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), um tributo de competência estadual.

Na prática, o órgão responsável por validar a NF-e em cada estado é a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Logo, todas as empresas que comercializam produtos são obrigadas a emitir nota fiscal.

Por isso, devem se cadastrar na respectiva Sefaz e utilizar a NF-e em suas vendas, conforme o procedimento de cada região.

Antes da digitalização do sistema fiscal do governo, eram emitidas notas fiscais em papel dos modelos 1 e 1A nas atividades de comércio.

Hoje, basta emitir uma NF-e por meio de um software emissor para tornar a operação regular e ficar em dia com o Fisco, sem ter preocupações com fiscalizações e eventuais problemas de sonegação fiscal.

Confira um guia completo sobre a nota fiscal MEI para você tirar suas dúvidas.

Para que serve a nota fiscal NF-e?

Desde documentar o recolhimento tributário até auxiliar nos direitos do consumidor, há diversas finalidades para o uso e emissão da nota fiscal eletrônica.

Acompanhe!

Combate aos crimes tributários

De acordo com a Lei 8.137/1990, os crimes tributários ocorrem quando há supressão ou redução indevida de tributo, contribuição ou qualquer encargo.

Um exemplo de crime fiscal é a sonegação de impostos, que envolve ocultação de fontes de renda para que o empreendedor não realize o pagamento tributário devido.

Considerando que os impostos são direcionados aos entes federativos, a sonegação está impactando diretamente nos cofres públicos. Dessa maneira, o sonegador fiscal reduz as verbas destinadas a políticas públicas, infraestrutura e saúde, por exemplo.

Uma das estratégias de combate à sonegação fiscal é justamente a emissão da NF-e. Quando o estabelecimento lança a NF-e emitida, a receita federal toma conhecimento da geração de renda, dificultando a omissão dos impostos.

Afinal, por se tratar de notas padronizadas e digitalizadas, a NF-e facilita o cruzamento de informações entre os órgãos de fiscalização.

Contabilidade mais assertiva

A NF-e foi criada em 2007 para compor o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

A passagem da documentação para o ambiente digital facilitou sua emissão e armazenamento, representando grande avanço para a gestão fiscal e tributária dos empreendimentos.

Há vantagens para a contabilidade de qualquer empresa, já que não é preciso mais guardar notas em papel. Basta uma busca no computador para ter rápido acesso a qualquer nota.

Agora mais bem documentadas, as transações feitas pelos negócios ficam também mais facilmente rastreáveis, permitindo maior assertividade em casos de auditoria.

Será que MEI precisa de contador? Descubra agora!

Melhor credibilidade fiscal para o negócio

A emissão da nota fiscal eletrônica empresta credibilidade para o MEI, uma vez que demonstra que o estabelecimento segue as boas práticas de recolhimento tributário.

Sempre lembrando que, especialmente quando o seu cliente também é pessoa jurídica, a emissão da NF-e pode ser um diferencial. Muitas vezes, sem a nota, não há negócio — e o cliente bate na porta da concorrência.

Auxílio à garantia dos direitos do consumidor

A NF-e atua como comprovante da compra, facilitando quando o consumidor precisa realizar trocas e devoluções de itens defeituosos.

Pelo fato de ser eletrônica, o cliente pode acessá-la quantas vezes precisar. No entanto, vale lembrar que apresentar a nota fiscal é somente um facilitador.

Afinal, o Código de Defesa do Consumidor desobriga a exigência da nota fiscal para comprovar o vínculo do material defeituoso com o estabelecimento, desde que seja respeitado o prazo da garantia.

Redução de custos

Por ser eletrônica, a NF-e permite considerável redução dos gastos com papel e impressão.  Portanto, representa uma alternativa sustentável para o fluxo burocrático fiscal.

Veja outras estratégias para reduzir custos na empresa e cortar gastos invisíveis.

Qual a diferença entre NF-e e cupom fiscal?

Apesar de muitas vezes serem utilizados como sinônimos, a NF-e e o cupom fiscal não são a mesma documentação. A diferença básica reside nas informações que cada opção traz.

O cupom fiscal é o comprovante de venda, contendo apenas informações a respeito do empreendedor e da transação realizada. Portanto, não são mencionados os dados do consumidor.

O cupom fiscal vem gradualmente caindo em desuso, em especial por não ser muito prático.

A documentação só pode ser emitida em impressoras do tipo Emissor de Cupom Fiscal (ECF) autorizadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ou seja: não existe cupom fiscal online.

Em contrapartida, a nota fiscal eletrônica traz todas as informações do cupom fiscal e muito mais. Ela menciona também os dados do cliente e da transportadora, bem como a descrição mais detalhada dos impostos recolhidos.

A NF-e ainda possui a vantagem de ser emitida de forma online, enviando uma cópia para o endereço eletrônico do cliente.

Portanto, os estabelecimentos estão aos poucos substituindo o cupom fiscal pela NF-e, uma vez que essa é uma opção automatizada muito mais prática.

Entenda as diferenças entre nota fiscal de saída e de entrada.

Qual a diferença entre NF-e e NFS-e?

Agora, você já sabe o que é NF-e. Essa é a sigla para Nota Fiscal Eletrônica, o comprovante aplicado à compra e venda de produtos.

Por sua vez, a NFS-e trata-se da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica que documenta a prestação de serviços. Para ficar mais fácil de visualizar as diferenças, vamos a um exemplo.

Uma loja de informática emite NF-e ao vender um computador, já que se trata de um produto. Por outro lado, o técnico de TI que realizar a formatação no computador poderá emitir uma NFS-e, uma vez que foi realizado um serviço.

Vale a pena ressaltar que, apesar de ambas envolverem a mesma função, são emitidas e validadas por órgãos diferentes: a Sefaz e a prefeitura, respectivamente para a NF-e e NFS-e.

MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

De acordo com a legislação, o MEI só é obrigado a emitir NF-e quando vende produtos para outras empresas.

Agora, se a venda for realizada para uma pessoa física, o microempreendedor está dispensado dessa exigência.

A única exceção é para casos em que o consumidor solicita a nota fiscal com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) — nessa situação, o MEI precisa providenciar o documento.

Veja a seguir quando é preciso emitir os diferentes tipos de notas fiscais sendo MEI.

Quer saber mais? Confira mais detalhes sobre o assunto no vídeo abaixo:

Quando emitir Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica deve ser emitida toda vez que o MEI vender um produto para uma pessoa jurídica.

Logo, microempreendedores individuais que vendem para empresas com frequência precisam fazer o credenciamento na Sefaz para emitir a NF-e e regularizar suas atividades.

Desse modo, o ICMS é recolhido corretamente e o MEI fica em situação regular com a Receita Federal.

Lembrando que a NF-e também pode ser emitida voluntariamente nas vendas para pessoas físicas para demonstrar mais profissionalismo ao cliente.

Outro ponto importante é entender a diferença entre DANFE e NF-e.

Enquanto a NF-e é o documento oficial, o DANFE é um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica que representa o conteúdo da nota fiscal original no transporte da mercadoria.

Aqui explicamos sobre a venda sem nota fiscal e quais os riscos desse procedimento.

E a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços?

A Nota Fiscal Eletrônica de serviços (NFS-e) segue a mesma regra da NF-e: só precisa ser emitida pelo MEI na prestação de serviços para pessoas jurídicas.

Nesse caso, o credenciamento para emissão do documento deve ser feito na Prefeitura, responsável pelo recolhimento do ISS (Imposto sobre Serviços).

Novamente, o MEI também pode emitir voluntariamente a NFS-e para seus clientes pessoa física, se desejar.

Descubra agora como emitir a NFS-e sendo MEI.

O que acontece se o MEI não emitir nota fiscal?

Vale recapitular algumas informações para não restar dúvidas.

Quando o cliente é pessoa física, a nota fiscal não é obrigatória. Dessa forma, não há consequência alguma para o MEI.

No entanto, caso não haja emissão de nota para pessoas jurídicas, a situação se complica um pouco: trata-se de crime de sonegação fiscal.

A lei não diferencia a sonegação acidental da que foi realizada intencionalmente, o que reforça a importância de se manter a contabilidade em dia.

O peso das sanções dependerá da gravidade do crime, podendo envolver multa ou mesmo prisão.

Como tirar Nota Fiscal Eletrônica no MEI?

Agora que você sabe o que é NF-e, veja como proceder se precisar emitir nota fiscal de comércio sendo MEI.

Venda de produtos

Se você vende produtos e precisa emitir NF-e com regularidade, deve procurar a Sefaz do seu estado para fazer seu credenciamento.

Cada órgão tem seus procedimentos para isso, mas geralmente você deverá fornecer os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência;
  • CCMEI (Certificado da Condição do Microempreendedor Individual);
  • Inscrição Estadual;
  • Preenchimento do requerimento de habilitação (particular de cada estado).

Após o cadastro, você deverá desbloquear a senha web recebida para acessar o sistema do governo e emitir suas notas fiscais. Então, você terá a opção de utilizar o software público ou emitir suas NF-es por meio de um emissor de nota fiscal próprio.

Verifique também a obrigatoriedade de possuir um certificado digital para emitir os documentos fiscais.

Se tiver dificuldades, você pode contar com os serviços de contabilidade da MEI Fácil por Neon, que incluem a orientação para emissão de NF-e pelo seu estado.

Controle de notas fiscais: veja como fazer e qual a sua importância para o MEI.

Prestação de serviços

O processo para emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços como MEI é um pouco mais simples.

Você deverá ir à Prefeitura do seu município para fazer o credenciamento e obter a senha web, apresentando os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência;
  • CCMEI (Certificado da Condição do Microempreendedor Individual);
  • Inscrição Municipal.

Então, é só desbloquear sua senha web e escolher o emissor para começar a emitir NFS-e em suas prestações de serviços.

Como cancelar Nota Fiscal Eletrônica no MEI?

Cadastro de informações incorretas, erro no cálculo de impostos, dados faltantes… são diversos os motivos que podem levar à necessidade de cancelar uma NF-e.

No entanto, este procedimento depende de alguns fatores:

  • Se a mercadoria já foi enviada;
  • Se já passou o prazo de cancelamento definido pela Sefaz estadual;
  • Se o destinatário confirmou ciência da emissão da nota.

Se o prazo de cancelamento não foi ultrapassado e a mercadoria não foi enviada, a NF-e pode ser cancelada normalmente pelo próprio sistema emissor de origem.

No entanto, se a mercadoria já saiu do estabelecimento, bem como no caso de o destinatário ter confirmado ciência da nota, não há como realizar o cancelamento da NF-e.

Para situações em que já se passou o prazo, a possibilidade de cancelamento depende das regras estabelecidas por cada Sefaz estadual.

Alguns estados permitem que o cancelamento seja realizado mediante o pagamento de multa de 1,5% em cima do valor da nota cancelada.

Caso seu estado não permita o cancelamento, a solução é solicitar a anulação da nota fiscal e o retorno da mercadoria por parte do destinatário. No entanto, entenda que você ainda assim poderá receber penalizações conforme as regras de cada Sefaz estadual.

Entendeu o que é NF-e e quando o MEI deve emitir essa nota fiscal?

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler