Nômade digital: quem é, o que faz e como você pode se juntar

9 minutos de leitura
uma mulher com o notebook sendo nômade digital
Navegue pelo conteúdo

Já ouviu falar em nômade digital? Os nômades digitais representam a nova classe de empreendedores e profissionais que trabalham 100% online – fazendo do mundo todo o seu escritório.

Esses viajantes abrem mão do endereço fixo para abraçar sua liberdade, ganhando dinheiro pela internet enquanto conhecem novos lugares e pessoas.

Graças à tecnologia, cada vez mais pessoas preferem trabalhar a distância – muitas vezes por conta própria – e conciliar a carreira com o nomadismo. Parece um estilo de vida incrível, não é mesmo?

Com este guia completo, você vai conhecer os prós e contras da escolha e descobrir se tem perfil para se tornar um nômade digital.

O que é nômade digital

O nômade digital é o profissional que exclusivamente online, de qualquer lugar do mundo — bastando uma conexão à internet.

Como não precisa estar presente em um escritório, cidade ou mesmo país específico, ele aproveita essa flexibilidade para viajar pelo mundo ou se mudar constantemente.

O diferencial, no caso, é levar um estilo de vida alternativo graças às facilidades do trabalho remoto, sem a necessidade de se fixar em um único local.

Mas, para que uma pessoa seja considerada nômade digital, é preciso que os dois aspectos estejam presentes:

  • Trabalho remunerado ou negócio próprio 100% online
  • Viagens e mudanças constantes de um lugar para outro.

Ou seja: não basta ter apenas um trabalho remoto e viver no mesmo lugar, tampouco viver viajando, mas não trabalhar pela internet.

Somente a combinação dos dois elementos define o nômade digital, que é uma figura típica da era digital e da economia freelancer.

Usualmente, esses profissionais são vistos com seus notebooks trabalhando em espaços de coworking, cafés, hotéis e hostels ao redor do mundo.

Não há um padrão para o deslocamento, pois alguns preferem viajar todo mês, enquanto outros passam períodos mais longos explorando uma única região – o importante é estar em movimento.

A previsão é que o estilo de vida nômade digital seja adotado por 1 bilhão de pessoas até 2035, segundo matéria.

Esse estilo é escolhido não só pela liberdade e pelo turismo, mas também pelo retorno financeiro, já que 40% desses trabalhadores tem a renda mensal superior a US$ 75 mil.

Um relatório da Page Group mostrou que 44% das organizações da América Latina contam com profissionais que trabalham em países diferentes daquele onde a sede da empresa está instalada.

Em relação às áreas de atuação, os nômades digitais se dividem entre:

  • Profissionais criativos (designers, redatores, editores, fotógrafos, videomakers, etc.)
  • Profissionais de TI (desenvolvedores e programadores)
  • Profissionais de marketing e comunicação (analistas de marketing digital, community managers e gerentes de conteúdo)
  • Profissionais de e-commerce em geral.

Há outras profissões que podem se adequar ao estilo de vida, mas essas reúnem os principais atributos do trabalho digital e de um público com espírito aventureiro.

O que é nomadismo e a origem do nômade digital

O conceito de nomadismo vem dos povos nômades – pessoas sem habitação fixas, que estavam sempre buscando novos lugares. As comunidades viajavam até determinado ambiente, usavam dos recursos existem até que se esgotassem, e partiam para um novo destino.

Lá nos primórdios, ser nômade era importante para a sobrevivência do ser humano. E há povos nômades atuais, sabia?

Mas vamos voltar ao tema de hoje nômade digital.

Já o termo nômade digital é atribuído ao livro homônimo Digital Nomad (Wiley, 1997), que prevê um retorno ao nomadismo associado às novas tecnologias — o “estilo de vida do futuro”.

Para os autores Tsugio Makimoto e David Manners, a combinação do mundo digital com a urgência natural do ser humano em desbravar novos lugares daria origem a uma sociedade de nômades digitais.

Parece que eles acertaram na previsão, pois o número de pessoas atraídas por esse estilo de vida só aumenta, no mesmo ritmo do mercado voltado a esse novo público.

O site Roam, por exemplo, é especializado em locação de espaços de co-living e coworking para nômades digitais, enquanto o Nomad Cruise reúne os profissionais viajantes em cruzeiros ao redor do planeta.

Outro termo importante para esse universo é “location independence” (independência de localização, na tradução livre), cunhado pela nômade digital Lea Woodward em 2006.

Antes que o termo nômade digital se tornasse popular, os profissionais eram chamados de “independentes de localização”.

O nome oficial só explodiu de fato por volta de 2014, quando surgiu o Digital Nomad Festival (DNX).

Vantagens de ser um nômade digital

Ser nômade digital é ótimo para quem buscar por profissões para quem gosta de viajar, mas as vantagens não param por aí.

Liberdade e flexibilidade

A principal vantagem de ser nômade digital é, obviamente, ter a liberdade de trabalhar de onde quiser e fazer seus próprios horários, dependendo apenas de uma conexão à internet.

Você é do time que busca profissões que viajam muito? Quer conhecer um país por ano de vida? Então, se jogue no nomadismo digital!

Experiências incríveis

Junto com toda a liberdade e flexibilidade, você poderá conhecer qualquer lugar do mundo e levar sua fonte de renda com você, vivenciando experiências incríveis enquanto mantém uma rotina de trabalho online.

Ou seja: nada de ficar preso a um escritório em um único local, ou ter que cumprir normas de trabalho de uma empresa. Para um sonho? Mas pode ser realidade, sim!

Trabalhos freelancers

Freelancer, significado: termo em inglês usado para se referir ao profissional autônomo.

Além disso, a atuação como freelancer costuma render projetos mais interessantes de se trabalhar, com total autonomia e possibilidade de fazer o que gosta.

Quem sabe aquele hobby não vira sua maior fonte de renda? Profissões que viajam muito e ganham bem existem, e veremos alguns exemplos nos próximos tópicos.

Maior motivação

Se manter motivado não é uma tarefa fácil para você?

Você trabalha de segunda a sexta-feira no escritório pensando no final de semana? Bar, cinema, um bate e volta para a praia mais perto da sua cidade?

Sendo nômade digital os níveis de motivação são muito maiores, ainda mais sabendo que a próxima folga será em uma praia paradisíaca.

Desvantagens de ser um nômade digital

Sem só de passagem área e mala cheia se vive o nômade digital, há também algumas desvantagens em não escolher um lugar fixo para morar e trabalhar. Entre elas:

Ausência de enderenço fixo

Ser nômade digital também tem suas desvantagens, que estão ligadas, principalmente, à ausência de um endereço fixo. Você vai estar sempre buscando um novo hotel ou hostel para ficar, uma nova cidade, um novo país e assim por diante.

“E as minhas comprinhas online?” Pois é, cada hora irá para um CEP diferente.

Solidão

O primeiro problema que pode aparecer é a solidão por estar sempre na estrada e não conseguir desenvolver relacionamentos duradouros, apesar de conhecer muitas pessoas.

A saudade de casa também costuma bater, principalmente quando você não se sente pertencente a outras culturas e lugares.

Cuidar da saúde mental será um passo importantíssimo na sua rotina!

Gestão de tempo

Outro ponto complexo é a gestão do tempo e das tarefas, pois não é tão fácil organizar seu próprio trabalho enquanto viaja de um lugar ao outro.

Por isso, muitos nômades digitais iniciantes acabam trabalhando demais e perdendo a noção do limite entre vida pessoal e profissional.

Idioma inglês

Você já imaginou que dependendo do país que você escolha, você vai estar apenas vivendo em inglês? Pois é!

Ter um segundo ou terceiro idioma será fundamental para te ajudar nessa aventura – se você quiser explorar lugares que não falam o português.

O que fazem os nômades digitais

Buscando ideias para trabalhar autônomo como nômade digital? Não sabe em qual atividade se qualidade para achar uma empresa home office que te possibilidade viajar e ainda ser remunerado por isso?

Há várias carreiras que se encaixam no estilo de vida nômade digital, principalmente nas áreas de tecnologia, marketing e negócios.

Veja o que fazem esses viajantes hiperconectados e qual a melhor área para trabalhar como nômade digital:

Desenvolvimento de software

Os desenvolvedores e programadores estão entre os profissionais com maior oferta de trabalho online.

Afinal, todo o trabalho dessa área já pode ser realizado a distância, sem depender da atuação presencial para avançar nos projetos mais complexos.

Em sites como o RemoteOK, por exemplo, não faltam vagas remotas para desenvolvedores de software de todos os níveis de experiência.

E-commerce

O e-commerce também é um terreno fértil para nômades digitais, principalmente depois do surgimento da técnica Dropshipping (estoque na fonte).

Com esse método, o empreendedor digital pode gerenciar sua loja online sem a necessidade de manter controlar um estoque físico, deixando o armazenamento, preparo e entrega dos produtos por conta do fornecedor.

Assim, eles se encarregam das vendas e marketing e podem trabalhar de qualquer lugar, mediando as relações entre fornecedores e clientes finais.

Produção de conteúdo

Se você busca profissões para quem gosta de escrever e viajar, você está muito perto de ser um nômade digital.

Isso porque, outra área típica do nomadismo digital é a produção de conteúdo, especialmente para blogs (marketing de conteúdo), sites e mídias sociais.

Nessa categoria estão os famosos blogueiros, youtubers e influenciadores digitais que monetizam seus projetos de conteúdo e ganham a vida falando sobre o que mais gostam.

Veja se influenciador digital pode ser MEI

Marketing digital

O campo do marketing digital é cheio de oportunidades para nômades digitais, principalmente no marketing de conteúdo e marketing de busca.

No caso, é possível trabalhar com anúncios patrocinados, SEO (Search Engine Optimization), inbound marketing, mídias sociais e várias outras especialidades.

Afinal, não é preciso estar presente para gerar tráfego e oportunidades de negócios para clientes na internet.

Saiba qual é o CNAE marketing digital e se marketeiros e publicitários podem ser MEI

UI/UX design

Os profissionais de UX/UI design também têm encontrado cada vez mais oportunidades para trabalhar pela internet e alcançar o nomadismo.

Com o auxílio das plataformas colaborativas, esses criativos conseguem trabalhar em equipe com outras áreas online, agregando seu conhecimento em interfaces e experiência do usuário.

Copywriting/Redação

Os copywriters e redatores fazem parte do grupo de profissionais criativos que podem seguir o nomadismo digital.

Entre as oportunidades de trabalho online, destacam-se a produção de conteúdo para blogs e sites, branded content e campanhas publicitárias.

Consultoria e coaching

Por fim, a área de consultoria e coaching também vem ganhando adeptos do nomadismo digital, que prestam serviços online para seus clientes.

Nesse caso, profissionais de qualquer área do conhecimento podem atender via Skype ou Hangouts, por exemplo, oferecendo mais flexibilidade.

Aulas online

O que você faz hoje pode virar uma aula online?

Você pode ganhar dinheiro ensinando idiomas ou tendências do seu mercado de trabalho. Também pode dar aulas de yoga ou meditação (se tiver um ambiente fechado para isso ao longo as suas viagens).

Como ser um nômade digital

Se você se interessou pelo estilo de vida nômade digital, saiba que essa realidade pode estar ao seu alcance.

Veja algumas dicas para se juntar ao grupo.

1. Comece buscando oportunidades de trabalho

Para se tornar nômade digital, você precisa, antes de tudo, ter uma renda garantida online.

Então, o primeiro passo é verificar quais são as oportunidades de trabalho a distância na sua área, seja como empregado ou freelancer.

Como vimos, há várias profissões que já englobam as vagas remotas – cabe a você buscar as oportunidades.

2. Prepare seu equipamento e documentação

Com o trabalho online definido, você deve preparar todo o equipamento necessário para trabalhar a distância, como notebook, fones de ouvido, carregador portátil, microfone, etc.

Além disso, é fundamental deixar seus documentos e passaporte em ordem para começar a viagem – e de preferência contratar um bom seguro.

E claro, é preciso juntar um bom dinheiro de reserva, além da previsão de renda. Já fez sua reserva de emergência?

3. Escolha seus destinos

Para iniciar a jornada de nômade digital, você pode escolher um único destino ou planejar um roteiro para vários meses.

O importante é checar o custo de vida, acomodações e dinâmica do local com antecedência, além de conferir as políticas de impostos e permanência para estrangeiros (se for outro país).

4. Mantenha um endereço fixo

Mesmo viajando por anos, você precisa manter um endereço fixo para receber sua correspondência, que pode ser seu ou de um familiar.

Como alternativa, alguns nômades alugam caixas de correspondência em sites como o Traveling Mailbox.

5. Invista na sua carreira

Ao partir para o seu primeiro destino, lembre-se de que você precisa investir na sua carreira como qualquer outro profissional.

O desafio será conciliar suas viagens com o desenvolvimento profissional e progresso na área escolhida – ou no seu negócio próprio -, mantendo uma rotina mínima para cumprir suas tarefas e evoluir.

Se precisar, não hesite em voltar para casa por um tempo para se organizar melhor – o nomadismo continuará sendo uma possibilidade.

Como se estabelecer financeiramente sendo nômade digital

Os nômades digitais gerenciam sua vida online, e isso também vale para as finanças.

Por isso, uma conta bancária digital é a solução ideal para viajar pelo mundo com controle total sobre o dinheiro e acesso 24 horas.

Para os freelancers e empreendedores, a MEI Fácil por Neon é feita sob medida: 100% digital, sem mensalidade e gerenciável a qualquer hora e lugar pelo aplicativo.

Afinal, nenhum nômade digital tem tempo para lidar com burocracia bancária tradicional, filas e taxas ocultas, certo?

banner conta pj 1

Quem é nômade digital? Veja exemplos

Para fechar e realmente entender quem são, de onde vivem e como trabalham os nômades digitais, nada melhor do que ter exemplos reais. Conheça alguns dos representantes mais famosos da categoria:

Tim Ferriss

O escritor e empresário Timothy Ferriss é um dos nômades digitais mais conhecidos do mundo.

Ele escreveu o best-seller The 4-Hour Week (Crown Publishers, 2009), que ensina o caminho para ter uma renda considerável trabalhando apenas quatro horas por semana de forma totalmente independente.

Com essa obra, ele se tornou uma espécie de guru do nomadismo digital, e hoje ocupa um lugar no conselho de empresas como Facebook, Twitter e Evernote.

Elia Locardi

No campo da fotografia, Elia Locardi se destaca como um nômade digital especialista em fotos de paisagens ao redor do mundo.

Ele desenvolveu um método próprio de fotografia digital utilizando múltiplas exposições para capturar imagens incríveis.

Enquanto viajava pelo planeta, o fotógrafo eternizou imagens de cidades, ecossistemas e patrimônios da humanidade, tendo seu trabalho publicado pela National Geographic, Digital Camera Magazine e Professional Photographer Magazine.

Matthew Kepnes

O blogueiro e especialista em viagens Matthew Kepnes, conhecido como “Nomadic Matt”, é um embaixador dos nômades digitais e autor de vários best-sellers.

Ele nunca havia saído dos EUA, sua terra natal, até 2005, quando embarcou em uma viagem à Tailândia.

Desde então, Matthew largou seu trabalho fixo e passou a viajar pelo mundo escrevendo sobre suas experiências em seu blog.

Hoje, ele é um dos maiores influenciadores da categoria e já viajou por mais de 70 países em sete anos de nomadismo digital.

Jaque Barbosa e Eme Viegas

A tradutora Jaqueline Barbosa e o publicitário Eme Viegas estão por trás de sites de sucesso como Nômades Digitais, Casal Sem Vergonha e Hypeness.

Eles são empreendedores digitais em série, viajam pelo mundo desde 2010 e servem de inspiração para os entusiastas brasileiros do nomadismo digital.

Atualmente, circulam pelo Brasil dando palestras e ajudando outras pessoas a seguirem o caminho do trabalho independente em qualquer lugar do mundo.

E aí, qual será seu próximo destino? Encontrou qual é a melhor profissão do mundo para você? Esperamos que tenha muito sucesso na sua nova jornada como nômade digital!

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler