MEI, você sabe se organizar para o Dia do Consumidor 2023?

4 minutos de leitura
Dicas de como se preparar para o dia do consumidor
Navegue pelo conteúdo

Ano novo, novas metas para ser entregue, inclusive para o Dia do Consumidor!

E com isso precisamos ter a nossa organização para atingirmos nossas vendas do ano, afinal aproveitar as datas comemorativas, é primordial até mesmo o Dia do Consumidor.

Segundo pesquisa em 2021, o Dia do Consumidor ou melhor a Semana do Consumidor teve entre os dias 2 e 15 de março o faturamento de R$ 6,3 bilhões 😊

Os principais produtos vendidos na Semana do Consumidor em 2021 foram:

  • 15% em Beleza e Perfumaria.
  • 21% em Moda;
  • 25% em Bens de Consumo;
  • 32% em Eletrodomésticos;
  • 33% em Casa;
  • 35% em Eletrônicos;

Eai, vai se organizar para ter boas vendas?

Para isso precisamos nos planejar a estratégia da sua empresa antecipadamente, assim você terá sucesso nas vendas.

Leia também: Calendário promocional 2023: quais datas você deve vender

Neste conteúdo iremos trazer algumas dicas de como se organizar para o Dia do Consumidor e ter uma estratégia para o seu empreendimento.

Gostou? Continue lendo.

Quando é comemorado o Dia do Consumidor?

Se você não sabe, o Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, e é uma oportunidade do seu negócio potencializar as vendas e ter maior benefício com este dia.

Esta data se tornou importante para o varejo, porque com o dia do consumidor o estabelecimento tem a oportunidade se programa para atingir suas metas.

8 Dicas para aumentar as vendas no Dia do Consumidor

Trouxemos algumas dicas do dia do consumidor que podem te ajudar a se organizar e entregar melhores vendas e produtos ao seu cliente alvo.

Torne o Dia do Consumidor em a Semana do Consumidor

Normalmente o cliente se programa para fazer as suas compras em dias e datas especiais ou que tenha promoções vantajosas.

Neste momento, ele procura por estabelecimento que tenha variedade de produtos, e uma boa promoção ou valores em conta para as compras.

Normalmente eles buscam por um produto em específico, mas isso não significa que eles não levem outros tipos de mercadoria se o valor estiver compensando.

Tipos de promoções e descontos

Este é o momento ideal para promoções e desconto, deste modo você conseguirá alavancar as vendas.

Se tornando um momento propicio para fazer promoções dos produtos parados no estoque, é uma ótima forma de movimentá-lo.

É muito importante que tenhamos tudo anotado para o nosso controle de caixa e para sabermos com foi o gasto e o lucro desejado.

Tenha uma planilha de controle financeiro, assim você conseguirá manter todos os seus gastos anotados em um único local. 😉

banners planilhas gastos ctas planilha gastos 1

Tenha um bom atendimento

Um ponto importante é que você coloque seu atendimento de acordo da demanda que terão no dia e que será um dia de correria.

Lembre-se da cordialidade e gentileza são pontos principais na hora de atender, mesmo que seja um momento mais cansativo.

Pense na estratégia

Pensar na estratégia é pensar no que você quer entregar aos seus clientes, o produto que eles desejam, e assim você estará programado com antecedência para este dia.

Então é importante que você tenha um cronograma de eventos e como fazer para se programar para as vendas.

O ideal é que você pense nas seguintes condições:

  • quais produtos;
  • opção de pagamento;
  • opções de parcelamento;
  • divulgações.

Pensando nos itens acima para desenvolver a sua estratégia, você vai conseguir se destaca da concorrência.

Defina suas metas e quanto pretende ganhar

Ao fazer seu planejamento, você precisa definir quanto será seus ganhos diários e até mesmo quanto você vai ter em despesas, mesmo sendo para a semana do consumidor ou para as vendas do ano.

Você precisa realmente entender que você precisa ter em mente tudo que vai gastar ao longo do ano e o lucro que irá ganhar para chegar no seu objetivo.

Para isso você precisa definir a meta do dia para alcançar o seu objetivo diário assim você terá uma percepção de quando poderá ganhar. 😉

Entenda o comportamento do consumidor

Entender como o seu público-alvo (seu consumidor) se comportar, é primordial para as suas vendas, desta maneira se tornará fácil de identificar oportunidades de ganhos.

Pensando no comportamento do seu público, você deve pensar em vários fatores para se programar com as vendas, sendo eles:

Vale lembra que se você vende seus produtos pelas redes sociais ou internet, você precisa saber como tirar fotos de produtos e vender muito mais.

Se atente as redes sociais

Sabemos que o cliente é a alma de qualquer negócio, ou seja, se você faz um bom atendimento e oferece uma boa qualidade em seu serviço, ele retornará e indicará para outras pessoas.

Leia também: 10 dicas de como responder clientes nas redes sociais

As redes sociais alavancam as suas vendas, mas, lembre-se de espelhar as promoções da loja com os da rede sociais assim para não ter equívoco de preço ou de não ter produto.

Invista em tecnologia

Você ter conhecimento sobre tecnologia em seu negócio, você consegue ter mais tempo para se organizar para outras demandas do dia a dia.

Lembrando que a semana do consumidor é uma semana que pode se tornar corrida, por isso é primordial que a tecnologia esteja ao seu favor.

Assim você conseguirá se organizar para outras demandas, assim você terá mais tempo mantendo a produtividade em dia.

Com o  uso dos aplicativos você consegue:

  • administrar melhor a gestão de tempo;
  • monitorar as contas da sua empresa e o fluxo de caixa;
  • passar as compras dos clientes com maior facilidade;
  • controlar o fluxo do seu estoque;

Gostou das dicas sobre dia do consumidor?

Estamos aqui para ajudar você em sua jornada como MEI, seja para falar sobre finanças ou resolver questões relacionadas ao CNPJ, você pode contar com o atendimento e suporte de qualidade da nossa equipe.

Acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade Instagram e Facebook, e também inscreva-se na TV MEI Fácil.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler
Aprenda mais
O que vender para ganhar dinheiro?