Como emitir nota fiscal avulsa sendo MEI?

4 minutos de leitura
Mão segurando nota fiscal sobre fundo amarelo
Navegue pelo conteúdo

Emitir nota fiscal avulsa no MEI é uma alternativa para quem utiliza pouco esse tipo de documento fiscal.

Com a NF-A, você pode emitir notas individuais toda vez que precisar vender para uma empresa — transação na qual a nota fiscal é obrigatória.

A seguir, vamos explicar como funciona a nota fiscal avulsa para MEI e como você deve emiti-la.

Continue lendo e regularize as vendas do seu negócio.

O que é a nota fiscal avulsa para o MEI?

A nota fiscal avulsa para o MEI é um tipo de documento fiscal emitido por empreendedores sem CNPJ e pequenos negócios com baixo volume de emissão de notas fiscais.

Conhecida pela sigla NFA ou NFA-e, ela também é chamada de “nota do MEI”, porque é emitida por microempreendedores individuais que atendem outras empresas.

Se o MEI tem baixo volume de emissões, não compensa fazer o credenciamento para emitir a NF-e (nota fiscal eletrônica), que é a nota fiscal do comércio.

Isso porque a NF-e exige um cadastro na Secretaria da Fazenda, em um procedimento mais burocrático do que o da nota fiscal de serviços, credenciada diretamente na prefeitura.

Neste caso, a solução prática para vender para outras empresas — situação em que a NF é obrigatória — é emitir uma nota fiscal avulsa no MEI.

Por essa razão, essa nota supre a demanda de pessoas físicas, micro e pequenas empresas, já que tem a mesma validade de outros tipos de notas.

Leia também: Tudo sobre nota fiscal MEI: tire suas dúvidas

Quais as vantagens da nota fiscal avulsa para o MEI?

Emitir a nota fiscal avulsa agrega uma série de vantagens ao MEI, como:

  • Transações mais seguras, evitando problemas com a Receita Federal;
  • Maior profissionalização para as vendas;
  • Maior confiabilidade para o negócio;
  • Melhora na imagem institucional, dando suporte à prospecção e conquista de clientes;
  • Opção viável para quem ainda não tem CNPJ ou cadastro na Secretaria da Fazenda;
  • Se for nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e), é possível diminuir erros de preenchimento e o tempo destinado à emissão, simplificada pelos sistemas das secretarias da Fazenda (SEFAZ).

Quando emitir a nota fiscal avulsa?

A nota fiscal avulsa deve ser emitida toda vez que for realizada uma transação comercial que exija um documento fiscal para seu registro.

No caso do MEI, não existe a obrigatoriedade, por lei, de emitir nota fiscal de venda direta ao consumidor, ou seja, à pessoa física.

Porém, quando a venda é realizada para uma empresa, o documento fiscal se torna obrigatório.

Então, a nota fiscal avulsa para MEI se torna uma alternativa para regularizar a venda sem a necessidade do cadastramento para emitir NF-e.

Lembrando que a venda sem nota fiscal para empresas é uma prática ilegal que pode trazer sérios prejuízos para o MEI, como multas e perda de mercadorias.

Como emitir nota fiscal avulsa?

Para emitir uma nota fiscal avulsa como MEI, você deve solicitar autorização à Secretaria da Fazenda do seu estado. Cada SEFAZ tem um procedimento específico para liberar a emissão da NF-A pela internet.

Logo, você deverá entrar em contato para solicitar a autorização e se cadastrar no site do órgão para usar a plataforma de emissão de nota fiscal avulsa.

Uma vez que você tenha conseguido o acesso, poderá emitir a NFA sempre que for necessário.

Também é possível emitir uma nota fiscal avulsa como MEI em papel, utilizando os modelos 5 e 1-A.

Como cancelar nota fiscal avulsa?

Erros na descrição, código do serviço e valores podem acontecer durante o preenchimento de qualquer nota fiscal. Incluindo a NFA, que precisa ser preenchida individualmente a cada documento gerado.

A situação pode gerar dúvidas e temores para empreendedores e autônomos que estejam vendendo para empresas. O que fazer quando a NFA está incorreta?

Mas não se preocupe, pois essas falhas são relativamente comuns e podem ser consertadas. Tanto que a Secretaria da Fazenda de muitos estados disponibiliza o cancelamento gratuito para a nota fiscal avulsa.

Mais uma vez, as condições variam de acordo com o estado. Contudo, geralmente é possível cancelar a NFA até 24 horas após a sua emissão.

Outro requisito é o não recebimento da mercadoria pelo destinatário, que deverá apresentar uma declaração oficial esclarecendo que não está com o produto. Esse é um dos documentos comumente exigidos para o cancelamento da nota.

Também será preciso entrar no sistema da SEFAZ para preencher o requerimento online de cancelamento da NFA. Dependendo das regras no seu estado, pode ser necessário imprimir e assinar o arquivo. Outras vezes, basta inserir seu certificado digital.

Cada SEFAZ estabelece o prazo de resposta para esse serviço, que não costuma ultrapassar alguns dias.

Como consultar nota fiscal avulsa?

A consulta da nota fiscal avulsa permite que pessoas e empresas que não emitiram a nota fiscal verifiquem os dados e o status da NFA.

Essa é uma facilidade fornecida em sistemas de estados como Bahia e Paraná, e pode ser acessada com a apresentação de informações como:

  • Número da nota fiscal;
  • Código de barras;
  • Data de emissão;
  • Valor total;
  • Hashcode.

O prazo para a consulta é rápido, podendo ser até imediato.

Já o emissor pode consultar suas NFA dentro do sistema online no qual os documentos foram criados.

Basta utilizar seu login, senha e/ou certificado digital para entrar na plataforma da SEFAZ. Em seguida, vá até o menu principal e selecione “Consultar NFA”, “Consultar NFs emitidas” ou alternativa similar.

Depois, é só preencher os dados solicitados para localizar a nota fiscal e conferir suas informações.

Entendeu o que é a nota fiscal avulsa para MEI e para que ela serve? Aproveite e veja também como fazer o controle de notas fiscais do MEI.

E, se você ainda não se formalizou, abra seu MEI e comece a lucrar à frente da sua própria empresa.

Banner com CTA para abrir a conta MEI Fácil por Neon

Inscreva-se também na TV MEI Fácil e acompanhe as redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram e Facebook.

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Vale a pena ler